Paraná
Foz do Iguaçu recebe o Encontro Nacional das Juntas Comerciais
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) promoveu, na noite desta terça-feira (2), a abertura do 42º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ), realizado em Foz do Iguaçu. Considerado o principal fórum de integração e modernização das juntas do País, a edição deste ano traz como tema a “Transformação digital das Juntas Comerciais: A Era da Inteligência Artificial”. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana.
Ele destacou a relevância do encontro e o papel estratégico das juntas para o desenvolvimento econômico. “Nós somos um dos estados que mais cresce no turismo e em termos econômicos. Nós todos temos o compromisso de aproximar o empresário do governo e fazer com que o governo entenda o que o empresário precisa, e isso tem dado certo”, ressaltou
A edição de 2025 tem como tema “Transformação digital das Juntas Comerciais: A Era da Inteligência Artificial”, e reúne presidentes, secretários-gerais, procuradores, gestores da Redesim e servidores de todas as regiões.
Marcos Rigoni, presidente de Jucepar, destacou a mudança tecnológica dos últimos anos e o impacto direto no ambiente de negócios do Estado. “Todos que utilizam os serviços da Junta sabem o quanto evoluímos nesses sete anos. Saímos da era do papel para nos transformarmos na Junta 100% digital. Hoje é possível abrir, alterar e encerrar uma empresa em qualquer lugar do mundo, em questão de minutos e até mesmo segundos”, afirmou.
Rigoni também reforçou que o avanço não é isolado. “Isso não é apenas uma conquista da Jucepar, mas de todas as juntas desse país. Esse sucesso só foi possível porque temos a Fenaju (Federação Nacional das Juntas Comerciais), que faz um trabalho maravilhoso e prioriza a união entre as nossas entidades”, completou.
O presidente da Fenaju, Gregória Benário, destacou a importância do encontro como espaço de balanço, aprendizado e construção de conhecimento entre as Juntas Comerciais. “Reunimos delegações de todos os estados, tratando do desenvolvimento econômico, das perspectivas e da troca de ideias. Registrar uma empresa hoje em menos de 24 horas é fruto desses encontros entre servidores de todo o país”, reforçou.
Sobre o tema central desta edição, Benário ressaltou também o papel da transformação digital. “A Fenaju dialoga para padronizar procedimentos em todo o país, e a tecnologia é parte fundamental disso. A inteligência artificial nos dá mais tempo para atuar em outras frentes e desburocratizar ainda mais o ambiente para o empreendedor”, explicou.
Também presente na mesa de abertura, Alzenir Porto, presidente da Junta Comercial do Piauí e presidente de honra do ENAJ, destacou como os encontros nacionais contribuem para elevar o padrão de modernização em todo o Brasil. Em relação ao tema do evento, ela ressaltou a importância da Inteligência Artificial nos trabalhos das juntas nacionais.
“Hoje as juntas comerciais praticamente de todo o país já utilizam a inteligência artificial na melhoria do nosso trabalho. Então é algo que a cada dia que passa você só implementa mais essa ferramenta, utilizada, por exemplo, para que chegássemos à celebridade que hoje estamos”, destacou.
DEBATES SEGUEM NESTA QUARTA – A programação do ENAJ segue nesta quarta-feira (3) com as mesas de debate técnicas, que abordarão temas como Termo de adesão ao Cadastro Nacional de Empresas, Arquitetura nacional do sistema de registro empresarial e Avanços da inteligência artificial na abertura e licenciamento de empresas. Os grupos de trabalho reúnem presidentes, gestores da Redesim, equipes técnicas e representantes de órgãos estaduais, reforçando o papel do encontro como espaço de cooperação e inovação.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado entrega 39 veículos para unidades socioeducativas e reforço administrativo
O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (1º), por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), 39 novos veículos para reforçar as operações nas unidades socioeducativas e nos serviços administrativos da pasta em todo o Paraná.
Do total de veículos, 29 são destinados diretamente às 28 unidades socioeducativas do Estado — 19 de internação e nove de semiliberdade —, garantindo mais segurança e agilidade no atendimento ao público interno. Outros 10 modelos Onix foram reservados para rotinas administrativas.
A renovação da frota inclui ainda uma Van Transit destinada ao programa Paraná em Ação, iniciativa itinerante que leva serviços gratuitos à população.
“Entregamos 39 novos veículos para os Censes e para os diretores, marcando mais uma etapa importante do aprimoramento do atendimento integral prestado aos adolescentes em cumprimento de medida socioedicativa. Queremos que os servidores, que já realizam um trabalho com excelência, tenham ainda mais segurança e condições para isso”, afirmou o diretor-deral da Seju, Nivaldo Ramos.
A entrega dos veículos integra um conjunto mais amplo de investimentos da secretaria no sistema socioeducativo. O Estado homologou recentemente uma licitação de R$ 6,7 milhões para reformas nas 28 unidades. O pregão resultou em economia de 15,38% em relação ao valor referencial de R$ 8 milhões, e as obras serão custeadas com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
GESTÃO – Na data da entrega dos veículos houve também um encontrou com foco em gestão que reuniu os diretores e colaboradores das unidades socioeducacionais do Estado. Entre os temas abordados, a formação sobre atos regulatórios relacionados ao fundo rotativo e a apresentação do cronograma de execução dos reparos emergenciais nas unidades.
A programação também contemplou o planejamento de aquisições e contratações junto ao Núcleo Administrativo Setorial (NAS), com foco no alinhamento das equipes às diretrizes da secretaria.
PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor de Justiça da Seju, Gerson Justino Rosa; a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Francieli Jacomel; e o chefe do Núcleo Administrativo Setorial, Jadson Lopes Bonfim.
Fonte: Governo PR
-
Paraná5 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Agro6 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Política Nacional6 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Paraná6 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Brasil6 dias agoBrasil fortalece cooperação internacional para transformar compromissos climáticos em projetos financiáveis
-
Educação6 dias agoEnem 2026: saiba como se inscrever
-
Política Nacional5 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Polícial6 dias agoPCPR prende homem por lesão corporal em Curitiba
