Paraná
MON exibe documentário sobre o cineasta russo Serguei Eisenstein
O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai exibir o documentário biográfico sobre a vida e obra de Serguei Eisenstein, “A Casa do Mestre”. As exibições gratuitas acontecerão em 27 de setembro e dias 11 e 18 de outubro, sempre às 16h, no Miniauditório do MON (subsolo). Realizado em 1998, o filme comemorou o centenário de nascimento do cineasta russo. O filme é dirigido por Aleksandr Iskin, Mariana Kireeva e Naum Kleiman, que também assina o roteiro e é cocurador da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, em cartaz na sala 11 do Museu.
Considerado o documentário mais completo sobre o artista, o longa é composto de nove episódios, que relatam, por meio de arquivos raros e um rico material audiovisual, os principais eventos da vida de Serguei Eisenstein, traçando paralelos com a história da Rússia no século XX e com a própria história do cinema mundial. O documentário teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de San Francisco (EUA). Em 1999, foi vencedor do prêmio TEFI (Rússia) na categoria “Melhor Documentário”.
- Concerto da Orquestra Sinfônica terá regência de maestro da Filarmônica de Montevidéu
-
Balé Guaíra faz apresentações gratuitas do espetáculo “Lendas Brasileiras” em Cascavel
SALA 11 – A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, é uma realização do Museu Oscar Niemeyer e comemora os 125 anos de nascimento do cineasta. A mostra poderá ser vista na Sala 11 do MON até o dia 22/10.
Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
SERVIÇO
Documentário “A Casa do Mestre”
Direção: Aleksandr Iskin, Mariana Kireeva e Naum Kleiman
Rússia, 1998, duração 105 min
Classificação livre, legendado
Exibições:
27 setembro, às 16h
11 outubro, às 16h
18 outubro, às 16h.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.
A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.
“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.
Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.
Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.
INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.
Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Esportes6 dias agoBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
Polícial7 dias agoFutebol e Solidariedade: PMPR e Amigos do Macaris entram em campo contra o frio
-
Educação6 dias agoMEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com Cruzeiro e segue no G-4 do Brasileirão
-
Esportes6 dias agoSão Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Agro7 dias agoCrise do crédito dominou debates no Summit Pensar Agro
-
Esportes6 dias agoVasco perde do Atlético-MG e entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
