Connect with us


Brasil

MME publica quarta emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica 2025

Publicado em

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, nesta sexta-feira (17/4), a quarta edição do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE). O documento é o principal guia para a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN), consolidando tanto as obras que serão licitadas quanto aquelas que serão autorizadas . O plano detalha a implantação de novas linhas de transmissão, subestações e a modernização de equipamentos em diversas regiões do país.

O estado de Goiás é um dos destaques desta edição, com iniciativas voltadas especialmente para a região Nordeste e para o aumento da capacidade de transformação. Entre os projetos de destaque está a nova Subestação Iaciara 2 (230/138 kV), que operará em conjunto com a nova Linha de Transmissão 230 kV Rio das Éguas – Iaciara 2. Além das novas instalações, o plano prevê um cronograma de substituição de transformadores nas subestações Itapaci (230/69 kV), Águas Lindas (230/69 kV) , Xavantes (230/138 kV) e Goiânia Leste (230/13,8 kV). O reforço da infraestrutura estadual é completado por novas melhorias na SE Serra da Mesa (230/138 kV).

Leia mais:  Inscreva-se no curso gratuito de Gestão da Acessibilidade no Turismo

Na região Sul destacam-se os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, que ganham novas Linhas de Transmissão e novas subestações para atender ao aumento da demanda das distribuidoras locais.

Para o estado do Rio Grande do Sul, contempla obras estratégicas para as regiões de Panambi e Cruz Alta, fundamentadas em estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para mitigar sobrecargas e garantir a segurança elétrica em médio e longo prazo, serão implantadas a Subestação 230/138 kV Passo Real e a LT 69 kV Cruz Alta 1 – Panambi C1. O planejamento inclui ainda reforços em Demais Instalações de Transmissão (DIT) nas subestações Panambi 1 e Cruz Alta 1.

Já no estado do Paraná, o foco está na ampliação da Subestação Iguaçu (230/138 kV). A obra é um desdobramento do Estudo de Confiabilidade para a Região de Foz do Iguaçu e visa adequar a capacidade de transformação ao carregamento projetado para os próximos anos.

As outorgas da região Sudeste irão viabilizar a conexão de data centers ao SIN. A medida busca garantir a infraestrutura energética necessária para suportar o crescimento do setor de processamento de dados na região.

Leia mais:  Salão do Turismo debate como atrair turista muçulmano, de olho em um mercado que deve movimentar R$ 1,88 trilhão até 2028

Acesse aqui a quarta emissão. 

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook

Brasil

Ciência e proteção dos oceanos como destaque na abertura do CBO 2026

Published

on

Nesta terça-feira (25), dando continuidade na agenda do Espírito Santo, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, participou da Solenidade na abertura oficial do 9º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2026), no Parque Botânico Vale.

Realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Governo do Espírito Santo, o CBO 2026 traz uma programação robusta e estratégica para o fortalecimento da Economia Azul, a promoção da cultura oceânica e o avanço técnico-científico frente aos desafios das mudanças climáticas e um desenvolvimento cada vez mais sustentável. O ministro Edipo Araujo destaca que os oceanos são responsáveis por regular a temperatura do nosso planeta, “esta área é muito estratégica para o nosso país, são os oceanógrafos que estão ali na linha de frente em salvaguardar, em proteger os nossos oceanos, estar aqui neste congresso com os profissionais de oceanografia que ajudam a desenvolver de forma sustentável o nosso país é muito importante”.

O CBO, que acontece de 24 a 28 de agosto de 2026, é o principal evento das Ciências do Mar no Brasil, realizado de forma bienal, o Congresso consolidou-se como espaço de integração entre academia, setor público, setor privado e terceiro setor, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências, o fortalecimento da profissão de oceanógrafo e a formulação de propostas para o uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros. Para Edipo Araujo, “devemos celebrar e falar das políticas públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura, principalmente do investimento em pesquisa, que já foram mais de 243 milhões de reais para que a gente possa olhar e conservar os recursos pesqueiros, mas com muita ciência, pesquisa, estudo e agradecer todos os oceanógrafos pelo seu papel estratégico de transformar o nosso país”.

Leia mais:  Avanço na conservação internacional do pau-brasil - Nota Conjunta MRE/MMA/MinC

Durante o dia o ministro participou da roda de conversa com profissionais da Associação dos Pescadores e Armadores de Pesca do distrito de Itaipava, além de um momento de diálogo e escuta com as mulheres marisqueiras na sede da Colônia de Pesca Z10, no município de Itapemirim.

Já na cidade de Vila Velha, Edipo teve uma reunião com o prefeito Arnaldinho Borgo, quando apresentou as políticas públicas do MPA, entre elas o programa Mais Saúde para Mulheres e Famílias das Águas. Durante a tarde ele também teve um diálogo com os participantes da Associação de Pescadores de Vila Velha (APEVIL).

Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262