Brasil
MME publica quarta emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica 2025
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, nesta sexta-feira (17/4), a quarta edição do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE). O documento é o principal guia para a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN), consolidando tanto as obras que serão licitadas quanto aquelas que serão autorizadas . O plano detalha a implantação de novas linhas de transmissão, subestações e a modernização de equipamentos em diversas regiões do país.
O estado de Goiás é um dos destaques desta edição, com iniciativas voltadas especialmente para a região Nordeste e para o aumento da capacidade de transformação. Entre os projetos de destaque está a nova Subestação Iaciara 2 (230/138 kV), que operará em conjunto com a nova Linha de Transmissão 230 kV Rio das Éguas – Iaciara 2. Além das novas instalações, o plano prevê um cronograma de substituição de transformadores nas subestações Itapaci (230/69 kV), Águas Lindas (230/69 kV) , Xavantes (230/138 kV) e Goiânia Leste (230/13,8 kV). O reforço da infraestrutura estadual é completado por novas melhorias na SE Serra da Mesa (230/138 kV).
Na região Sul destacam-se os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, que ganham novas Linhas de Transmissão e novas subestações para atender ao aumento da demanda das distribuidoras locais.
Para o estado do Rio Grande do Sul, contempla obras estratégicas para as regiões de Panambi e Cruz Alta, fundamentadas em estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para mitigar sobrecargas e garantir a segurança elétrica em médio e longo prazo, serão implantadas a Subestação 230/138 kV Passo Real e a LT 69 kV Cruz Alta 1 – Panambi C1. O planejamento inclui ainda reforços em Demais Instalações de Transmissão (DIT) nas subestações Panambi 1 e Cruz Alta 1.
Já no estado do Paraná, o foco está na ampliação da Subestação Iguaçu (230/138 kV). A obra é um desdobramento do Estudo de Confiabilidade para a Região de Foz do Iguaçu e visa adequar a capacidade de transformação ao carregamento projetado para os próximos anos.
As outorgas da região Sudeste irão viabilizar a conexão de data centers ao SIN. A medida busca garantir a infraestrutura energética necessária para suportar o crescimento do setor de processamento de dados na região.
Acesse aqui a quarta emissão.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
Brasil
Ciência e proteção dos oceanos como destaque na abertura do CBO 2026
Nesta terça-feira (25), dando continuidade na agenda do Espírito Santo, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, participou da Solenidade na abertura oficial do 9º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2026), no Parque Botânico Vale.
Realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Governo do Espírito Santo, o CBO 2026 traz uma programação robusta e estratégica para o fortalecimento da Economia Azul, a promoção da cultura oceânica e o avanço técnico-científico frente aos desafios das mudanças climáticas e um desenvolvimento cada vez mais sustentável. O ministro Edipo Araujo destaca que os oceanos são responsáveis por regular a temperatura do nosso planeta, “esta área é muito estratégica para o nosso país, são os oceanógrafos que estão ali na linha de frente em salvaguardar, em proteger os nossos oceanos, estar aqui neste congresso com os profissionais de oceanografia que ajudam a desenvolver de forma sustentável o nosso país é muito importante”.
O CBO, que acontece de 24 a 28 de agosto de 2026, é o principal evento das Ciências do Mar no Brasil, realizado de forma bienal, o Congresso consolidou-se como espaço de integração entre academia, setor público, setor privado e terceiro setor, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências, o fortalecimento da profissão de oceanógrafo e a formulação de propostas para o uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros. Para Edipo Araujo, “devemos celebrar e falar das políticas públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura, principalmente do investimento em pesquisa, que já foram mais de 243 milhões de reais para que a gente possa olhar e conservar os recursos pesqueiros, mas com muita ciência, pesquisa, estudo e agradecer todos os oceanógrafos pelo seu papel estratégico de transformar o nosso país”.
Durante o dia o ministro participou da roda de conversa com profissionais da Associação dos Pescadores e Armadores de Pesca do distrito de Itaipava, além de um momento de diálogo e escuta com as mulheres marisqueiras na sede da Colônia de Pesca Z10, no município de Itapemirim.
Já na cidade de Vila Velha, Edipo teve uma reunião com o prefeito Arnaldinho Borgo, quando apresentou as políticas públicas do MPA, entre elas o programa Mais Saúde para Mulheres e Famílias das Águas. Durante a tarde ele também teve um diálogo com os participantes da Associação de Pescadores de Vila Velha (APEVIL).
Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]
-
Agro7 dias agoEmpresas do agro têm até 31 de agosto para declarar “projetos do bem”
-
Economia5 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
Esportes5 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Política Nacional5 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
-
Brasil5 dias agoDia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco
-
Paraná5 dias ago“MP nas Escolas” inicia edição em combate ao bullying e ao cyberbullying
-
Entretenimento7 dias agoXuxa lamenta mortes de Gloria Menezes e Laura Cardoso: ‘Brasil perde duas joias’
