Connect with us


Brasil

MMA recebe delegação da Indonésia para intercâmbio sobre políticas de biodiversidade

Publicado em

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) recebeu, em 27 de maio, uma delegação da Indonésia para uma agenda de intercâmbio voltada ao compartilhamento de experiências sobre conservação da biodiversidade, governança ambiental e mecanismos de financiamento. A iniciativa integra a cooperação entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). 

Esta foi a segunda visita da delegação da Indonésia ao Brasil no contexto da cooperação entre os países. Saiba mais aqui

A visita teve como um dos principais objetivos apresentar à delegação indonésia o funcionamento, a governança e as atribuições da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), órgão consultivo do MMA responsável por articular e coordenar ações relacionadas à implementação das convenções internacionais voltadas à biodiversidade. 

Como parte da programação, os representantes da Indonésia participaram da 77ª Reunião Ordinária da Conabio, realizada em Brasília, em formato híbrido. Na ocasião, a comitiva apresentou a Estratégia e Plano de Ação para a Biodiversidade da Indonésia 2025–2045, documento que orienta as ações do país para conservação e uso sustentável da biodiversidade nas próximas décadas. 

Na ocasião, o diretor do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do MMA, Braulio Ferreira de Souza Dias, destacou a importância da cooperação entre os três países. 

“Esse intercâmbio de experiências entre Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo vem sendo realizado desde o ano passado e busca promover a troca de experiências entre três países que reúnem algumas das maiores áreas de florestas tropicais no mundo. Esse processo teve uma etapa importante em outubro de 2025, quando uma delegação brasileira esteve na Indonésia em agenda de intercâmbio que também contou com a participação de representantes da República Democrática do Congo”, afirmou. 

Leia mais:  Operação Brasil Contra o Crime Organizado apreende mais de 2 toneladas de drogas

Além da participação na Conabio, a delegação foi recebida por diferentes áreas do MMA e instituições vinculadas, incluindo a Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, a Secretaria Nacional de Bioeconomia, a Secretaria Nacional de Mudança do Clima, a Assessoria Especial de Economia e Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). 

A programação também incluiu reuniões no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Fazenda. Os encontros abordaram temas relacionados à implementação de políticas de biodiversidade, acesso e repartição de benefícios, financiamento para a conservação, bioeconomia, mercado voluntário de carbono, REDD+, Plano Clima e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). 

Experiência da Indonésia 

A apresentação da delegação indonésia foi conduzida pelo vice-ministro para Assuntos Alimentares, Recursos Naturais e Meio Ambiente do Ministério do Planejamento do Desenvolvimento Nacional da Indonésia (BAPPENAS), Leonardo Sambodo. 

A comitiva apresentou as prioridades da Estratégia e Plano de Ação para a Biodiversidade da Indonésia 2025–2045, alinhada ao Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal e ao planejamento nacional de desenvolvimento. O documento estabelece diretrizes para ampliar a proteção e a gestão de ecossistemas, reduzir o risco de extinção de espécies, promover o uso sustentável dos recursos biológicos, fortalecer a governança e impulsionar ações relacionadas à bioprospecção, à biotecnologia e à repartição de benefícios. 

Leia mais:  Prêmio Mulheres das Águas reconhece contribuição feminina no setor de pesca

Na oportunidade, também foram destacados os principais desafios para a conservação da biodiversidade no país, entre eles as mudanças no uso da terra e do mar, a sobre-exploração dos recursos naturais, as mudanças climáticas, a poluição e a introdução de espécies exóticas invasoras. 

Outro tema abordado foi o financiamento da biodiversidade, incluindo o desenvolvimento de créditos de biodiversidade como mecanismo complementar para mobilização de recursos destinados à conservação. 

Cooperação 

Na avaliação da secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, a troca de experiências entre países que compartilham desafios semelhantes é fundamental para fortalecer a implementação das metas globais de biodiversidade. 

“A troca de experiências entre países megadiversos é fundamental para qualificar nossas políticas públicas e fortalecer a implementação dos compromissos assumidos no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica”, destacou. 

A visita reforça a cooperação internacional em biodiversidade e contribui para o fortalecimento de estratégias nacionais voltadas à conservação dos ecossistemas, ao uso sustentável dos recursos naturais e à mobilização de recursos para o cumprimento dos compromissos globais assumidos pelos países signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br

(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

MJSP inicia implantação do Padrão Segurança Máxima em unidade estratégica de Mato Grosso do Sul

Published

on

Brasília, 8/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), iniciou, nesta semana, em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen-MS), a implementação do eixo de capacitação e padronização operacional do Projeto Padrão Segurança Máxima (PSM) na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), uma das 138 unidades estratégicas selecionadas para receber investimentos e ações do Programa Brasil Contra o Crime Organizado.

A ação conta com a atuação da Força Penal Nacional (FPN), coordenada pela Polícia Penal Federal (PPF), e com a participação de 40 policiais penais de Mato Grosso do Sul. A unidade custodia atualmente 2.764 pessoas privadas de liberdade e foi escolhida em razão de sua relevância estratégica para o fortalecimento do controle prisional e o enfrentamento ao crime organizado.

Nesta etapa, as equipes operacionais acompanham e apoiam a execução de procedimentos relacionados à contenção e movimentação de presos, às revistas, aos protocolos de segurança, ao controle de acessos, à gestão de equipes e às demais atividades que integram a rotina de uma unidade de alta complexidade.

A proposta é permitir o compartilhamento, em ambiente real de trabalho, de conhecimentos, técnicas e procedimentos desenvolvidos pela PPF ao longo de quase duas décadas, respeitando as características estruturais, operacionais e administrativas do sistema prisional sul-mato-grossense.

Além da implementação dos protocolos operacionais, a unidade deverá receber nos próximos meses equipamentos já adquiridos pela Senappen no âmbito do projeto, incluindo aparelhos de raio X, scanners corporais (body scan) e viaturas especializadas, ampliando a capacidade de fiscalização, de controle de acessos e de segurança institucional.

Leia mais:  Prêmio Mulheres das Águas reconhece contribuição feminina no setor de pesca

Para o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, a ação representa mais uma etapa do esforço nacional de fortalecimento dos sistemas prisionais estaduais.

“Estamos levando para os estados não apenas equipamentos e tecnologia, mas também procedimentos, protocolos e conhecimentos construídos ao longo da experiência do Sistema Penitenciário Federal. O objetivo é ampliar a capacidade operacional das unidades estratégicas e fortalecer a integração entre as forças penais brasileiras no enfrentamento ao crime organizado”, enfatizou.

A atuação em Mato Grosso do Sul marca a primeira execução prática do eixo de capacitação e padronização operacional do Padrão Segurança Máxima em uma unidade prisional contemplada pelo projeto, consolidando a integração entre União e estados e reforçando o compromisso do Programa Brasil Contra o Crime Organizado com o fortalecimento da segurança pública e do sistema penal brasileiro.

Segundo o diretor-presidente da Agepen-MS, Rodrigo Rossi Maiorchini, a ação fortalece a cooperação entre os sistemas penitenciários federal e estadual.
“Os policiais penais de Mato Grosso do Sul possuem reconhecida experiência e desempenham um papel fundamental para a segurança pública do estado. A atuação conjunta com a Força Penal Nacional cria uma oportunidade valiosa de intercâmbio de conhecimentos, procedimentos e experiências entre profissionais que atuam diariamente no enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do Brasil.

Maiorchini ressaltou ainda que essa integração fortalece ainda mais as equipes, aprimora protocolos operacionais e contribui para a evolução permanente do sistema penitenciário sul-mato-grossense.

Força Penal Nacional em Mato Grosso do Sul

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, por meio da Portaria MJSP nº 1.214, o emprego da Força Penal Nacional em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul pelo período inicial de 90 dias.

Leia mais:  Terminais pesqueiros de Aracaju (SE) e Cananéia (SP) são leiloados

A atuação é coordenada pela Polícia Penal Federal e reúne policiais penais de diferentes unidades da Federação, promovendo a integração de experiências e boas práticas desenvolvidas pelos sistemas penitenciários estaduais e federal.

Atualmente, a missão conta com 22 policiais penais federais e estaduais mobilizados, oriundos dos estados do Acre, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe, que atuam em conjunto com a Polícia Penal Federal e os policiais penais de Mato Grosso do Sul na implementação dos procedimentos previstos pelo Projeto Padrão Segurança Máxima.

A atuação tem como objetivo apoiar ações de capacitação, aperfeiçoar protocolos de segurança e contribuir para a execução dos procedimentos operacionais previstos pelo Projeto Padrão Segurança Máxima nas unidades contempladas.

Sobre o Padrão Segurança Máxima

O Padrão Segurança Máxima (PSM) é uma estratégia da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), desenvolvida no âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer o controle prisional, ampliar a capacidade de enfrentamento às organizações criminosas e modernizar o sistema penitenciário brasileiro.

Estruturado em três eixos estratégicos — inteligência e operações, modernização tecnológica e capacitação de servidores —, o projeto prevê investimentos em equipamentos, tecnologias, infraestrutura e qualificação profissional para 138 unidades prisionais estratégicas em todo o País.

A iniciativa busca integrar inteligência, tecnologia e atuação operacional para ampliar a segurança das unidades prisionais, fortalecer a atuação das polícias penais e contribuir para a proteção da sociedade.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262