Connect with us


Brasil

MMA realiza oficina do PSA Pirarucu em Manaus e avança no cadastramento de comunidades amazônicas

Publicado em

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), realizou a Oficina do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais da Sociobiodiversidade para o Manejo Comunitário Sustentável do Pirarucu (PSA Pirarucu), nos último dias 7 e 8 de maio, em Manaus (AM). 

O encontro reuniu mais de 180 participantes, sendo cerca de 140 manejadores e manejadoras de pirarucu, presidentes de associações comunitárias e técnicos das áreas de manejo de municípios do interior do Amazonas. A programação teve como foco apresentar a Chamada Pública MMA/CONAB nº 01/2026, além de apoiar as comunidades no processo de habilitação e cadastramento no Programa. 

A diretora do Departamento de Políticas de Estímulo à Bioeconomia do MMA, Bruna De Vita, destacou a importância do PSA Pirarucu como instrumento de valorização das comunidades amazônicas e fortalecimento da sociobioeconomia. 

“O PSA do Pirarucu representa um reconhecimento histórico às comunidades que há décadas protegem os rios amazônicos, monitoram os estoques pesqueiros e mantêm a floresta em pé. Mais do que um pagamento, esse Programa simboliza uma nova lógica de desenvolvimento, baseada na valorização do trabalho comunitário, da conservação da biodiversidade e da geração de renda nos territórios. Estamos construindo, junto com as comunidades, uma política pública que une conservação, justiça social e fortalecimento da sociobioeconomia amazônica”, disse a diretora. 

Leia mais:  No Balanço Ético Global, lideranças da Oceania demandam cumprimento dos acordos para enfrentar mudança do clima

Avanços 

A oficina marcou um momento histórico para a sociobioeconomia amazônica. Pela primeira vez, comunidades que há décadas atuam na conservação dos estoques de pirarucu, por meio de contagens participativas, vigilância territorial e pesca controlada, passam a ser formalmente remuneradas pelo Estado pelo serviço ambiental prestado. 

Durante os dois dias, equipes técnicas do MMA, CONAB, IBAMA e PNUD detalharam o funcionamento do Programa, os critérios de habilitação, o cálculo do pagamento por serviços ambientais, o cronograma de execução e as regras de repartição de benefícios entre as organizações e seus membros manejadores. 

Um dos destaques da programação foi o “balcão de dúvidas e atendimento”, espaço criado para atendimento direto às organizações participantes. A iniciativa permitiu o cadastramento no sistema SICAN de 16 associações comunitárias, além do esclarecimento de dúvidas sobre o manejo do pirarucu em 2025, orientações sobre o pagamento do PSA e debates sobre salvaguardas socioambientais. 

Os momentos de atendimento também funcionaram como espaços participativos de escuta e construção coletiva, nos quais manejadores e representantes comunitários puderam apresentar sugestões e propostas de aprimoramento para o Programa. 

Leia mais:  Fórum internacional vai debater o legado da Copa Feminina de 2027 para o turismo e as mulheres

PSA Pirarucu 

O PSA Pirarucu é a primeira iniciativa do Governo Federal de pagamento monetário direto a comunidades amazônicas pelos serviços ambientais prestados por meio do manejo comunitário sustentável do pirarucu. Lançado em março de 2026, o Programa reconhece o trabalho de cerca de 5.500 manejadores e manejadoras organizados em mais de 60 organizações comunitárias, atuando em 41 áreas protegidas que somam mais de 20 milhões de hectares no estado do Amazonas. 

Os recursos, estimados em R$ 7 milhões para o ciclo de 2026, são provenientes do Fundo Verde para o Clima (GCF), no âmbito do Projeto Floresta+ Amazônia, e serão executados pela CONAB em parceria com o PNUD Brasil. 

A iniciativa integra a Estratégia Nacional de Bioeconomia e dialoga com as diretrizes do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio), que reconhece a sociobioeconomia como eixo estratégico para promover desenvolvimento sustentável, valorização dos territórios e geração de renda associada à conservação da biodiversidade.  

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] e no site do programa. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

“Queremos levar certificações a mais pessoas”, afirma Luiz Marinho durante entrega de certificados a jovens em Heliópolis (SP)

Published

on

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou, nesta segunda-feira (29), em São Paulo (SP), da cerimônia de certificação de 250 jovens que concluíram cursos de qualificação social e profissional do Programa Manuel Querino, no Instituto Baccarelli, em Heliópolis. A iniciativa do MTE tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso ao mundo do trabalho, com foco na inclusão produtiva e no fortalecimento da autonomia profissional dos participantes.

Os cursos de formação profissional foram realizados pelos institutos Benevolência, Muda Brasil e Capacitando, com atividades voltadas ao desenvolvimento de competências e à preparação dos jovens para novas oportunidades profissionais. Os formandos destacaram a importância da iniciativa para o crescimento pessoal e profissional e para a entrada no mercado de trabalho.

Luiz Marinho ressaltou a relevância social das iniciativas comunitárias, como as realizadas em Heliópolis, e destacou a importância da ampliação das políticas públicas de qualificação. “Estamos reconstruindo as políticas públicas. Queremos fazer esses e outros cursos em comunidades, ampliar esse projeto e levar certificações a mais pessoas para que possam conquistar seu espaço no mercado de trabalho. As comunidades representam a solidariedade, o que é possível quando valorizamos a coletividade”, afirmou.

Leia mais:  Fórum internacional vai debater o legado da Copa Feminina de 2027 para o turismo e as mulheres

O evento contou com a participação de familiares e lideranças comunitárias, que acompanharam a entrega dos certificados aos alunos das entidades. As alunas Bruna Vieira e Alexandrina receberam os certificados em nome da turma e agradeceram a oportunidade de qualificação. “Isso muda nossa perspectiva”, afirmaram.

Para Elaine Alonso Sanches, do Instituto Muda Brasil, a certificação representa um momento de novas oportunidades. “Nós celebramos esse momento de novas oportunidades na vida. O curso ampliou nossos conhecimentos e nos preparou para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Além da certificação, os estudantes também tiveram acesso a oportunidades de contratação oferecidas por empresas locais, ampliando as possibilidades de inserção profissional após a conclusão dos cursos.

Programa Manuel Querino

O Programa Manuel Querino integra a estratégia do Ministério do Trabalho e Emprego de ampliar o acesso à qualificação social e profissional, com prioridade para trabalhadores e trabalhadoras em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa atende públicos como jovens, mulheres, pessoas com deficiência, população negra, indígenas, quilombolas, migrantes, refugiados, apátridas, trabalhadores informais e pessoas com baixa escolaridade ou fora do mercado formal de trabalho.

Leia mais:  No Balanço Ético Global, lideranças da Oceania demandam cumprimento dos acordos para enfrentar mudança do clima

A política associa formação profissional, inclusão produtiva, fortalecimento de competências básicas e preparação para oportunidades concretas de inserção, permanência ou reinserção no mundo do trabalho. As ações são financiadas pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), por meio de parcerias firmadas com entidades formativas.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262