Brasil
MJSP e OAB discutem estratégias contra fraudes de falsos advogados
Brasília, 10/3/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), recebeu, nesta terça-feira (10), presidentes estaduais e conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O encontro teve como objetivo discutir estratégias de enfrentamento a crimes em que estelionatários se passam por advogados e utilizam informações de processos judiciais para aplicar fraudes e obter vantagens financeiras.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, destacou que o combate a essas fraudes exige cooperação entre diferentes instituições e respostas articuladas do poder público.
“Esses crimes têm se tornado cada vez mais sofisticados e exigem atuação coordenada entre instituições de segurança pública, o sistema de Justiça e entidades representativas da sociedade, para fortalecer a prevenção e a proteção das vítimas”, disse.
Durante a reunião, os representantes da OAB relataram que casos como esses têm se tornado cada vez mais elaborados e abrangentes, afetando não apenas profissionais da advocacia, mas também cidadãos que aguardam decisões ou pagamentos relacionados a processos judiciais.
O presidente da OAB do Piauí, Raimundo Júnior, falou sobre a gravidade do problema e afirmou que “os golpes estão cada vez mais sofisticados e atingem tanto advogados quanto pessoas que confiam no sistema judicial. É fundamental que todos estejam alertas e que haja colaboração entre instituições para proteger a sociedade”.
Os criminosos costumam entrar em contato com as vítimas por aplicativos de mensagens ou telefone, usando dados de processos e nomes de advogados reais para dar aparência de legitimidade. Em muitos casos, solicitam transferências financeiras sob o pretexto de pagamento de taxas ou liberação de valores judiciais.
O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou a necessidade de ouvir as experiências dos estados e da advocacia para aprimorar as estratégias de enfrentamento e disse que “a ideia é ouvir quem está lidando diretamente com o problema, entender os desafios e avaliar como o MJSP pode contribuir com ações e projetos que fortaleçam o combate a essas fraudes”.
Entre os temas discutidos estão:
- Criação de canais ágeis para registro de denúncias;
- Compartilhamento de informações entre instituições;
- Ampliação de campanhas de conscientização para alertar a população sobre esse tipo de crime.
Os participantes também destacaram a necessidade de envolver instituições financeiras, operadoras de telefonia e plataformas digitais para acelerar a identificação de contas usadas em crimes e viabilizar o bloqueio de valores obtidos de forma ilícita.
Outro ponto abordado foi a necessidade de ampliar medidas de prevenção e proteção de dados, já que os criminosos frequentemente utilizam informações disponíveis em processos judiciais ou sistemas públicos para construir narrativas convincentes e induzir vítimas ao erro.
Como se proteger de fraudes
Alguns cuidados podem ajudar a evitar esse tipo de crime:
- Desconfie de cobranças inesperadas relacionadas a processos judiciais, especialmente por mensagens ou ligações;
- Confirme as informações diretamente com o advogado ou escritório, usando canais oficiais já conhecidos;
- Evite realizar transferências ou pagamentos sem verificar a autenticidade da solicitação;
- Não compartilhe dados pessoais ou bancários com pessoas desconhecidas;
- Em caso de suspeita, registre ocorrência junto às autoridades policiais e comunique a instituição ou profissional envolvido.
O MJSP e a OAB reforçam que informação e atenção da população são fundamentais para reduzir a incidência dessas fraudes e fortalecer a atuação das instituições responsáveis pela investigação e repressão desses crimes.
Brasil
Ciência e proteção dos oceanos como destaque na abertura do CBO 2026
Nesta terça-feira (25), dando continuidade na agenda do Espírito Santo, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, participou da Solenidade na abertura oficial do 9º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2026), no Parque Botânico Vale.
Realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Governo do Espírito Santo, o CBO 2026 traz uma programação robusta e estratégica para o fortalecimento da Economia Azul, a promoção da cultura oceânica e o avanço técnico-científico frente aos desafios das mudanças climáticas e um desenvolvimento cada vez mais sustentável. O ministro Edipo Araujo destaca que os oceanos são responsáveis por regular a temperatura do nosso planeta, “esta área é muito estratégica para o nosso país, são os oceanógrafos que estão ali na linha de frente em salvaguardar, em proteger os nossos oceanos, estar aqui neste congresso com os profissionais de oceanografia que ajudam a desenvolver de forma sustentável o nosso país é muito importante”.
O CBO, que acontece de 24 a 28 de agosto de 2026, é o principal evento das Ciências do Mar no Brasil, realizado de forma bienal, o Congresso consolidou-se como espaço de integração entre academia, setor público, setor privado e terceiro setor, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências, o fortalecimento da profissão de oceanógrafo e a formulação de propostas para o uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros. Para Edipo Araujo, “devemos celebrar e falar das políticas públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura, principalmente do investimento em pesquisa, que já foram mais de 243 milhões de reais para que a gente possa olhar e conservar os recursos pesqueiros, mas com muita ciência, pesquisa, estudo e agradecer todos os oceanógrafos pelo seu papel estratégico de transformar o nosso país”.
Durante o dia o ministro participou da roda de conversa com profissionais da Associação dos Pescadores e Armadores de Pesca do distrito de Itaipava, além de um momento de diálogo e escuta com as mulheres marisqueiras na sede da Colônia de Pesca Z10, no município de Itapemirim.
Já na cidade de Vila Velha, Edipo teve uma reunião com o prefeito Arnaldinho Borgo, quando apresentou as políticas públicas do MPA, entre elas o programa Mais Saúde para Mulheres e Famílias das Águas. Durante a tarde ele também teve um diálogo com os participantes da Associação de Pescadores de Vila Velha (APEVIL).
Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]
-
Agro7 dias agoEmpresas do agro têm até 31 de agosto para declarar “projetos do bem”
-
Economia5 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
Esportes5 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Política Nacional4 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
-
Brasil5 dias agoDia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco
-
Paraná5 dias ago“MP nas Escolas” inicia edição em combate ao bullying e ao cyberbullying
-
Entretenimento7 dias agoXuxa lamenta mortes de Gloria Menezes e Laura Cardoso: ‘Brasil perde duas joias’
