Connect with us


Brasil

Ministro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira

Publicado em

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participa na próxima segunda-feira (8) de cerimônias de entregas, anúncios e ações do Governo do Brasil no Amapá. As agendas acontecem na capital, Macapá, e em Oiapoque.

Também participam das agendas os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Às 9h, no Oiapoque, o ministro anuncia a realização de um Diagnóstico e um Plano de Ação voltados ao desenvolvimento do turismo fronteiriço brasileiro. O projeto tem objetivo de analisar as condições atuais da atividade turística nas regiões de fronteira e identificar desafios e oportunidades e da elaboração de estratégias e ações que promovam o intercâmbio cultural, econômico e turístico entre o Brasil e os países vizinhos, contemplando o Pará, o Amapá, a Guiana Francesa e o Suriname.

Em Macapá, haverá ainda assinatura do Protocolo de Intenções entre MTur e MIDR, com objetivo de desenvolver a cooperação em projetos de desenvolvimento regional sustentável aplicados ao setor do turismo, visando o fortalecimento da atividade turística e a melhoria do acesso ao crédito para empreendedores do setor, com especial atenção às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Leia mais:  Ministro Luiz Marinho visita Centro de Coordenação de Interiorização da Operação Acolhida em Roraima

Em ambos os municípios, acontece também a 4ª edição do ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’: uma ação nacional, integrada com Estados e municípios, com foco no atendimento aos prestadores de serviços turísticos para viabilizar o acesso ao crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Serviço

Oiapoque

O que: Anúncio de realização de Diagnóstico e Plano de Ação voltados ao desenvolvimento do turismo fronteiriço brasileiro.
Data: 8 de janeiro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva (av. Coaracy Nunes, n. 40, Centro, Oiapoque)

Macapá


O que: Assinatura do Protocolo de Intenções entre MTur e MIDR
Data: 8 de janeiro (segunda-feira)
Horário: Às 15h
Local: Salão Macapá – Sebrae. (av. Avenida Ernestino Borges, 740, Laguinho, Macapá)

4ª edição do ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’

Oiapoque: das 9h às 17h, na Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva.

Macapá: das 13h às 17h, no Sebrae.

Haverá ainda, nos dois municípios, orientações sobre o Cadastur (sistema oficial do Ministério do Turismo que cadastra e regulariza pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico)

Leia mais:  Sob coordenação do MME, Procel aprova 42 projetos de eficiência energética em todo o Brasil

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook

Brasil

Ministério da Saúde debate o futuro do envelhecimento no Brasil

Published

on

O Brasil conquistou o direito de viver mais, mas como estamos cuidando desses anos extras? Diante de uma transformação demográfica sem precedentes, o Ministério da Saúde promove nesta quinta-feira (24/09), em Brasília, mais uma edição do projeto Café com Ideias. O evento é aberto ao público, com transmissão canal oficial do DataSUS no YouTube.

Os números mostram que o futuro já chegou. O Brasil alcança a marca de 36,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2026. Em apenas duas décadas, esse contingente deve saltar para 61,5 milhões. O impacto dessa mudança no sistema público é imediato, já que 81,4% dos idosos brasileiros utilizam exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais do que tratar doenças, o desafio atual é estrutural. Trata-se de adaptar hospitais, postos de saúde e o atendimento preventivo para garantir um envelhecimento ativo.

“O desafio que se coloca agora é garantir que esses anos a mais sejam vividos com saúde, autonomia, participação social e dignidade. Nosso compromisso é fortalecer, cada dia mais, um SUS capaz de responder a essas diferentes necessidades ao longo do processo de envelhecimento”, pontua Olivia Lucena de Medeiros, diretora de Gestão do Cuidado Integral do Ministério da Saúde.

Leia mais:  Fundo Nacional de Segurança Pública inicia ciclo de auditorias presenciais, em 2026, após executar R$ 1,4 bilhão em 2025

Diálogo

Coordenado pelo Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) do Ministério da Saúde, o Café com Ideias quebra a rigidez institucional ao reunir a comunidade acadêmica, gestores e profissionais de saúde em um ambiente de construção coletiva.

A mesa deste encontro contará com:

  • Kenio Costa de Lima (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC)
  • Olivia Lucena de Medeiros (Ministério da Saúde – MS)
  • Carlos Eduardo Gabas (Consórcio Nordeste)
  • Marília Cristina Prado Louvison (Médica sanitarista e professora da USP)

Como acompanhar

O evento acontece de forma híbrida. Quem não estiver na capital federal poderá interagir e acompanhar as discussões em tempo real. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial do DataSUS no YouTube.

Serviço

Data: Quinta-feira, 24 de setembro de 2026
Horário: 17h
Local: Biblioteca do Ministério da Saúde (Bloco G – Esplanada dos Ministérios), Brasília (DF)
Transmissão: Canal do DataSUS no YouTube 

Tatiany Volker Boldrini
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Leia mais:  Sob coordenação do MME, Procel aprova 42 projetos de eficiência energética em todo o Brasil

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262