Brasil
Ministério do Turismo lança publicações focadas em inovação e transformação no setor
Um dos santuários de beleza natural do país, a cidade de Bonito (MS) alcançou, em 2022, um marco histórico ao ser certificada internacionalmente como o primeiro destino de ecoturismo Carbono Neutro do mundo. Um feito resultado de décadas de esforço conjunto entre poder público, trade e comunidade, e que garantiu o desenvolvimento sustentável na região.
Essa história de sucesso, bem como outros exemplos de iniciativa bem sucedidas voltadas à inovação e transformação do turismo no Brasil estão registradas em três revistas lançadas nesta quinta-feira (7), durante o 10° Salão do Turismo. Considerado o maior evento do setor no país, o encontro acontece até o próximo sábado, 9 de maio, em Fortaleza (CE).
“Esta seleção reflete o compromisso do Ministério do Turismo com a transformação estrutural do setor, fundamentada no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e na integração das indústrias criativas às políticas de promoção”, comenta a coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Turismo do MTur, Bárbara Blaudt. “As publicações detalham o panorama das Cidades Criativas e dos destinos em processo de transformação, fornecendo informações técnicas de cada localidade, tendências de inovação cultural e sustentável, além de recomendações exclusivas sobre experiências imperdíveis nos municípios que trabalham essas ações”, acrescenta a gestora.
O material, disponibilizado digitalmente no site do MTur, faz parte da coleção Turismo Brasil e é dividido em três edições: Cidades Criativas do Brasil, Destinos Turísticos Inteligentes e Destinos Inteligentes e Criativos. A proposta é estimular a inovação e contribuir para o desenvolvimento, preservação e evolução dos destinos turísticos brasileiros.
As publicações apresentam dados estratégicos voltados à projeção e gestão do turismo nacional sob as premissas da sustentabilidade, modernização e criatividade.
Criatividade que é destaque, por exemplo, em João Pessoa. A capital paraibana tem na economia criativa um importante gerador de renda para a população local. Somente no artesanato, cerca de cinco mil famílias tiram seu sustento por meio da produção de bordado no estilo labirinto, peças de arte popular, cerâmicas e rendas.
PROGRAME-SE:
Data: 7 a 9 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Entrada: Gratuita e aberta ao público.
Como se inscrever
Para participar do evento é necessário se inscrever. O cadastro pode ser feito aqui. A entrada é gratuita.
Passo a passo:
- Acesse www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo
- Na aba “Inscreva-se”, clique em “Visitantes”.
- Informe seu e-mail ou WhatsApp e siga as instruções
- Insira seu nome, e-mail e CPF
- Em seguida escolha as atividades das quais deseja participar (Se quiser apenas circular pelo Salão, deslize até o fim)
- Informe a data de nascimento e o nome da mãe
Pronto! Inscrição realizada. Um QR Code será gerado e também enviado por e-mail para ser apresentado na entrada do evento.
Programação para o público
- Programação de quinta-feira (7): clique aqui.
- Programação de sexta-feira (8): clique aqui.
- Programação de sábado (9): clique aqui.
Como chegar: Confira as rotas para o Centro de Eventos.
Fortaleza: Dicas do que curtir na cidade durante o evento.
Por Lúcio Flávio
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo no evento:
João Pedrini: (63) 99125-9853
Natália Moraes: (61) 99202-7509
Marco Guimaraes: (61) 99689-4646
Lianne Ceará: (88) 99901-3201
Victor Mayrink: (61) 99161-3220
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
É Fake News! Informações falsas na internet deturpam projetos de maternidades do Novo PAC Saúde
São falsas e enganosas as alegações feitas em vídeo que circula nas redes sociais sobre projetos elaborados pelo Ministerio da Saude que servem de referência para construção de maternidades. Ao contrário das afirmações mentirosas do vídeo, os projetos referenciais funcionam como um cardápio de soluções técnicas qualificadas, elaborado para apoiar gestores públicos na implantação de estabelecimentos assistenciais alinhados às políticas mais recentes do SUS. Sua utilização é facultativa e flexível, podendo ocorrer de forma integral ou parcial.
O Ministério da Saúde está realizando a maior entrega da história no Novo PAC Saúde, com a construção de maternidades, policlínicas, unidades básicas de saúde e outras estruturas em todo o território brasileiro, especialmente para alcançar quem mais precisa e que historicamente teve menos acesso aos serviços sanitários. Por isso, foram criados os projetos referenciais, uma iniciativa inovadora voltada à ampliação da capacidade de planejamento e execução de obras de saúde por estados e municípios, com foco em garantir para a população acesso aos serviços em menor tempo.
No caso das maternidades, o projeto atende integralmente às normas técnicas e sanitárias vigentes e prevê espaços específicos, internos e externos, destinados ao acolhimento e à locomoção das pacientes no pré-parto, parto e pós-parto (PPP), devidamente compartimentados e separados das demais áreas da unidade por barreiras físicas, o que garante privacidade e segurança às mulheres e seus acompanhantes.
Também em outras obras, os projetos contemplam barreiras físicas em áreas sensíveis e mecanismos de controle de acesso voltados à segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais. Adotam critérios de acessibilidade e desenho universal, com previsão de rotas acessíveis, circulação adequada, sanitários adaptados, sinalização e condições de acesso para usuários com deficiência ou mobilidade reduzida.
Os entes federativos têm autonomia para realizar as adequações necessárias, inclusive previstas no próprio processo, podendo, por exemplo, utilizar apenas parte do projeto arquitetônico ou alguns projetos complementares de engenharia, desde que sejam mantidas as diretrizes assistenciais e técnicas previstas. Somente após essas adequações o projeto referencial pode ser caracterizado como projeto básico ou executivo.
O Novo PAC Saúde está investindo R$ 34,7 bilhões em todo o país. Estão previstos 2.605 UBS, 336 CAPS, 100 policlínicas, 4.643 ambulâncias do SAMU, 922 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), além de diversos outros tipos de obras e equipamentos voltados ao fortalecimento do SUS.
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná3 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Esportes6 dias agoGrêmio vira sobre o Santos, empurra o Peixe para o Z4 e amplia pressão no Brasileirão
-
Agro4 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Política Nacional4 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Paraná4 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Esportes6 dias agoMirassol vence o Fluminense e interrompe reação tricolor no Brasileirão
-
Brasil4 dias agoBrasil fortalece cooperação internacional para transformar compromissos climáticos em projetos financiáveis
-
Esportes6 dias agoSão Paulo sai na frente, cede empate ao Botafogo no fim e amplia jejum no Brasileirão
