Connect with us


Brasil

Ministério do Turismo e Embratur alinham integração para fortalecer promoção internacional do Brasil

Publicado em

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano participou, nesta quinta-feira (15.01) de encontro institucional com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo. No encontro, a equipe técnica da agência internacional apresentou ações, programas e soluções que estruturam a promoção internacional do Brasil.

Gustavo Feliciano reforçou que a importância da sinergia entre as duas instituições abre caminho para expandir o potencial do setor, tanto na compreensão da demanda doméstica quanto na assertividade da promoção internacional.

No encontro, o ministro foi apresentado às diversas estratégia da Agência, como estratégica com foco em inteligência de dados, inovação e conectividade. Os pilares orientam a captação de turistas estrangeiros e posicionam o Brasil de forma mais competitiva no mercado global.

“Iniciamos o ano colhendo os frutos do trabalho realizado em 2023, 2024 e 2025. O Brasil está no caminho certo e o presidente Lula nos desafiou a cumprir essa missão. Esperamos avançar ainda mais com o apoio imprescindível da Embratur, consolidando um legado de crescimento sustentável para o turismo”, destacou o ministro.

Leia mais:  Na França, MMA apresenta em evento da Unesco resultados do plano de ações estratégicas do Aquífero Guarani

Inteligência e Modernização – Responsável por produzir perfis detalhados dos turistas por país estratégico, o setor de inteligência da Embratur analisa hábitos de consumo, comportamento de compra, períodos de viagem e interesses pelo Brasil. As informações subsidiam campanhas internacionais, ações comerciais e o planejamento em diferentes níveis.

Plano Brasis – Todas as ações apresentadas ao ministro estão alinhadas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico, que orienta a atuação da Embratur a partir de dados, define mercados prioritários e segmentos estratégicos e estabelece ações personalizadas por estado brasileiro.

O Plano oferece diagnósticos específicos para cada unidade da federação, apoiando decisões mais assertivas de gestores públicos e privados.

“É uma honra trabalharmos juntos, pois a Embratur e o Ministério do Turismo compartilham o mesmo desafio. Em 2025, batemos todos os recordes, tanto em fluxo internacional quanto na geração de emprego e renda. Queremos garantir que isso não seja apenas uma tendência passageira, mas um crescimento contínuo, com a meta de ultrapassar a barreira dos 10 milhões de turistas”, afirmou Freixo.

Leia mais:  MPA divulga lista final de embarcações credenciadas para a pesca da tainha em 2026

A aproximação entre as pastas reafirma o compromisso com uma gestão integrada, pautada pela inovação e eficiência. A atuação conjunta fortalece a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades do setor produtivo e ao desenvolvimento regional, consolidando a imagem do Brasil no exterior.

Por Elder Barros
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook

Brasil

Curso de educação popular em saúde para o cuidado da população em situação de rua recebe inscrições até 9 de agosto

Published

on

Estão abertas até domingo (9/8) as inscrições para o 3º Processo Seletivo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado à População em Situação de Rua (EdPopRUA). Nesta etapa, são oferecidas 2.700 vagas destinadas a educandos e educandas dos estados da Bahia, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

O curso é voltado, prioritariamente, para trabalhadores de nível médio, técnico ou superior que atuam no cuidado à população em situação de rua na Atenção Primária à Saúde (APS). Podem se candidatar profissionais vinculados às equipes de Consultório na Rua (eCR), de Saúde da Família (eSF), de Atenção Primária (eAP), de Saúde Bucal (eSB) e das equipes Multiprofissionais (eMulti), além de gestores da APS e lideranças dos movimentos da população em situação de rua.

Para participar da seleção, é necessário preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no edital para comprovação dos requisitos. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco) e movimentos sociais da população em situação de rua.

Leia mais:  Ministério da Saúde incorpora transplante da membrana amniótica para tratamento da diabetes e alterações oculares

Formação para fortalecer o cuidado nos territórios

O EdPopRUA tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção primária e das pessoas que atuam nos movimentos da população em situação de rua, fortalecendo práticas de cuidado territorial, comunicação, educação popular em saúde e promoção do direito à saúde.

A iniciativa integra uma estratégia da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS) e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS-Rua). 

Plano Ruas Visíveis

O EdPopRUA faz parte das ações do Plano Ruas Visíveis. No eixo Saúde, a iniciativa prevê a formação de 5 mil profissionais em diferentes municípios brasileiros, promovendo o trabalho interprofissional, a atuação em rede, a abordagem territorial, a comunicação e a educação popular em saúde, contribuindo para a ampliação do acesso e da qualidade do cuidado ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Inscreva-se e veja todas as informações no edital

Camila Rocha
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Leia mais:  Força-tarefa resgata 108 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Goiás

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262