Brasil
Ministério do Turismo e Embratur alinham integração para fortalecer promoção internacional do Brasil
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano participou, nesta quinta-feira (15.01) de encontro institucional com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo. No encontro, a equipe técnica da agência internacional apresentou ações, programas e soluções que estruturam a promoção internacional do Brasil.
Gustavo Feliciano reforçou que a importância da sinergia entre as duas instituições abre caminho para expandir o potencial do setor, tanto na compreensão da demanda doméstica quanto na assertividade da promoção internacional.
No encontro, o ministro foi apresentado às diversas estratégia da Agência, como estratégica com foco em inteligência de dados, inovação e conectividade. Os pilares orientam a captação de turistas estrangeiros e posicionam o Brasil de forma mais competitiva no mercado global.
“Iniciamos o ano colhendo os frutos do trabalho realizado em 2023, 2024 e 2025. O Brasil está no caminho certo e o presidente Lula nos desafiou a cumprir essa missão. Esperamos avançar ainda mais com o apoio imprescindível da Embratur, consolidando um legado de crescimento sustentável para o turismo”, destacou o ministro.
Inteligência e Modernização – Responsável por produzir perfis detalhados dos turistas por país estratégico, o setor de inteligência da Embratur analisa hábitos de consumo, comportamento de compra, períodos de viagem e interesses pelo Brasil. As informações subsidiam campanhas internacionais, ações comerciais e o planejamento em diferentes níveis.
Plano Brasis – Todas as ações apresentadas ao ministro estão alinhadas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico, que orienta a atuação da Embratur a partir de dados, define mercados prioritários e segmentos estratégicos e estabelece ações personalizadas por estado brasileiro.
O Plano oferece diagnósticos específicos para cada unidade da federação, apoiando decisões mais assertivas de gestores públicos e privados.
“É uma honra trabalharmos juntos, pois a Embratur e o Ministério do Turismo compartilham o mesmo desafio. Em 2025, batemos todos os recordes, tanto em fluxo internacional quanto na geração de emprego e renda. Queremos garantir que isso não seja apenas uma tendência passageira, mas um crescimento contínuo, com a meta de ultrapassar a barreira dos 10 milhões de turistas”, afirmou Freixo.
A aproximação entre as pastas reafirma o compromisso com uma gestão integrada, pautada pela inovação e eficiência. A atuação conjunta fortalece a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades do setor produtivo e ao desenvolvimento regional, consolidando a imagem do Brasil no exterior.
Por Elder Barros
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Curso de educação popular em saúde para o cuidado da população em situação de rua recebe inscrições até 9 de agosto
Estão abertas até domingo (9/8) as inscrições para o 3º Processo Seletivo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado à População em Situação de Rua (EdPopRUA). Nesta etapa, são oferecidas 2.700 vagas destinadas a educandos e educandas dos estados da Bahia, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
O curso é voltado, prioritariamente, para trabalhadores de nível médio, técnico ou superior que atuam no cuidado à população em situação de rua na Atenção Primária à Saúde (APS). Podem se candidatar profissionais vinculados às equipes de Consultório na Rua (eCR), de Saúde da Família (eSF), de Atenção Primária (eAP), de Saúde Bucal (eSB) e das equipes Multiprofissionais (eMulti), além de gestores da APS e lideranças dos movimentos da população em situação de rua.
Para participar da seleção, é necessário preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no edital para comprovação dos requisitos. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco) e movimentos sociais da população em situação de rua.
Formação para fortalecer o cuidado nos territórios
O EdPopRUA tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção primária e das pessoas que atuam nos movimentos da população em situação de rua, fortalecendo práticas de cuidado territorial, comunicação, educação popular em saúde e promoção do direito à saúde.
A iniciativa integra uma estratégia da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS) e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PNAIS-Rua).
Plano Ruas Visíveis
O EdPopRUA faz parte das ações do Plano Ruas Visíveis. No eixo Saúde, a iniciativa prevê a formação de 5 mil profissionais em diferentes municípios brasileiros, promovendo o trabalho interprofissional, a atuação em rede, a abordagem territorial, a comunicação e a educação popular em saúde, contribuindo para a ampliação do acesso e da qualidade do cuidado ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Inscreva-se e veja todas as informações no edital
Camila Rocha
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Educação6 dias agoCarteira Nacional Docente do Brasil: saiba como emitir o documento
-
Paraná7 dias agoGaeco deflagra Operação Paralelo Infame para apurar crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo policial civil e particulares
-
Brasil6 dias agoEólica offshore: publicada metodologia de seleção de áreas ofertadas no país
-
Brasil6 dias agoViaje por São Miguel das Missões (RS), um encontro com a história do Brasil
-
Economia6 dias agoDecreto presidencial promulga Acordo Mercosul-Singapura. Confira os manuais do MDIC
-
Entretenimento6 dias agoNosso Lar 3 divulga pôster inédito com Carol Castro e Fabio Assunção: ‘2027’
-
Entretenimento7 dias agoAna Castela diverte seguidores ao mostrar treino em humorado na academia: ‘Sofri’
-
Esportes5 dias agoFluminense empata com o Bahia e chega ao quinto jogo sem vencer no Brasileirão
