Brasil
Ministério do Turismo apoia promoção de destinos turísticos brasileiros na China
O Ministério do Turismo (MTur) participou nesta quarta-feira (27), em Xangai, de uma ação voltada à promoção do Brasil junto a operadores e influencers digitais chineses, que comercializam roteiros para o Brasil.
A iniciativa foi conduzida pelo Visit Iguassu, em parceria com o Convention & Visitors Bureau de Foz do Iguaçu, e contou com a participação do secretário Augusto Lira da Rocha, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur), do Ministério do Turismo.
Desde domingo (24), uma comitiva do MTur cumpre agenda em Xangai para uma série de compromissos voltados à promoção dos destinos turísticos brasileiros.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, negociou novas rotas aéreas com a companhia China Eastern e discutiu parcerias com a CTrip para divulgação dos destinos brasileiros na plataforma, com foco na atração de mais turistas chineses ao país.
A agenda ainda englobou encontro com a Associação das Agências de Viagem da China, entidade que conta com mais de 3 mil agências de turismo, iniciativa que também faz parte da articulação do Ministério para consolidar o país como destino prioritário para viajantes daquele país.
Para Augusto Lira da Rocha, o cenário atual cria uma oportunidade estratégica para ampliar a presença de turistas chineses no Brasil. “Com o avanço das relações entre Brasil e China e a facilitação da entrada de turistas após a isenção de vistos entre os dois países, temos uma grande oportunidade de ampliar o fluxo de turistas chineses para os destinos brasileiros. O nosso objetivo é fortalecer essa conexão e posicionar o Brasil cada vez mais como uma opção atrativa para o mercado asiático”, afirmou o secretário.
A ação integrou a programação paralela da ITB China, umas das principais feiras de negócios de turismo do mundo. Durante o encontro, foram apresentadas experiências turísticas com destaque para atrativos de natureza, como as Cataratas do Iguaçu e os parques da região, além da estrutura de hotelaria, gastronomia e serviços preparados para receber esse público.
Foz do Iguaçu já possui histórico consolidado na recepção de turistas chineses e conta com presença da comunidade chinesa local, fator que contribui para a adaptação turística às demandas do país asiático.
A iniciativa reforça a atuação do Ministério do Turismo na promoção dos destinos brasileiros e na atração de visitantes da China, especialmente em um cenário de fortalecimento das relações entre os dois países.
Os roteiros comercializados para o público chinês costumam ter duração média de 15 dias. Segundo o secretário, a expectativa é ampliar esse movimento, especialmente diante do crescimento do interesse do turista pelo Brasil. “Os turistas chineses têm demonstrado crescente interesse pelos nossos destinos. A aproximação com operadores e influenciadores é estratégica para ampliar a visita desses viajantes e gerar mais oportunidades para o turismo nacional”, concluiu.
Por Isadora Lionço
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Paraíba tem 70 médicos especialistas em atividade e recebe mais 28 profissionais
O Ministério da Saúde prorrogou até fevereiro de 2027 a permanência dos profissionais do primeiro ciclo do Projeto Mais Médicos Especialistas (PMM-E) em todo o país. Na Paraíba, 73 médicos especialistas estão em atividade, contribuindo para ampliar o acesso da população à atenção especializada. Outros 13 profissionais chegam ao estado nessa semana para reforçar o atendimento nos municípios de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Piancó, Pirpirituba e Remigio.
A medida garante a atuação ininterrupta de médicos especialistas nos municípios de todo o país até a publicação de um novo edital, previsto para dezembro de 2026. A continuidade fortalece o objetivo central do programa: ampliar o acesso à atenção especializada e reduzir o tempo de espera da população por consultas, exames e cirurgias.
Na Paraíba, os profissionais em atividade atuam nas especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia do aparelho digestivo, colonoscopia, endoscopia, entre outras. A chegada de novos especialistas reforça a assistência nos municípios e contribui para reduzir vazios assistenciais, especialmente no interior.
Em todo o país, o projeto já alcança 2 mil médicos especialistas, quatro vezes a meta inicial. Cerca de 500 são anestesiologistas, profissionais fundamentais para a realização de cirurgias, e 52% dos especialistas atuam no interior do país. Atualmente, 1.480 médicos estão em atividade, além de 451 profissionais que chegam nesta semana pelo 3º Ciclo do Projeto Mais Médicos Especialistas.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço, o PMM-E é inovador e já está consolidado como uma política de formação e provimento de especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Proenço afirma ainda que o projeto tem melhorado a prestação de serviços, o que reforça a necessidade de prorrogação das atividades.
“A redução do tempo de espera está relacionada ao aumento do número de procedimentos realizados pelos especialistas. A produção é acompanhada por meio dos registros do Sistema de Informação Ambulatorial e do Sistema de Informação Hospitalar, além dos dados inseridos pelos profissionais em formação na Universidade Aberta do SUS,’’ explicou.
A permanência desses profissionais nos territórios também assegura a continuidade do cuidado prestado à população e preserva os investimentos já realizados em formação, deslocamento e fixação dos médicos. O Mais Médicos Especialistas oferta 24 cursos de aprimoramento, com a participação de 55 instituições mentoras. O programa integra o Agora Tem Especialistas, instituído pela Lei nº 15.233, de 7 de outubro de 2025.
A prorrogação, porém, não é automática. Os médicos admitidos pelo edital nº 03/2025, cujos contratos venceriam em setembro, precisam, individualmente, cumprir os requisitos de aprimoramento, de serviço e de situação administrativa, além de manifestar interesse em continuar e obter aprovação dos gestores locais.
Formação médica
No âmbito da formação, o SUS é o maior formador de especialistas do país. Atualmente, são 51,5 mil residentes financiados pelo Ministério da Saúde, com aumento do investimento de R$ 1,4 bilhão, em 2023, para R$ 3,3 bilhões, em 2026. Entre 2023 e 2025, foram criadas mais 5.890 bolsas de residência médica e 3.577 bolsas de residência em área profissional por meio do Pró-Residência. Até o final de 2026, especialidades consideradas críticas lideram a expansão de vagas, com 4.926 em anestesiologia e 2.623 em psiquiatria.
Atualmente, o estado da Paraíba conta com 1.369 residentes em saúde com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde. Desse total, 852 estão em programas de residência médica e 517 em residências de área profissional.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Economia7 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes7 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Brasil7 dias agoDia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco
-
Política Nacional6 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
-
Agro6 dias agoExpocacau começa terça com meta de ampliar negócios e produtividade
-
Educação6 dias agoEncceja 2026: provas serão aplicadas neste domingo (23/8)
-
Política Nacional7 dias agoAmbiente digital seguro depende de toda a sociedade, indica debate com ‘jovens senadores’
-
Educação6 dias agoIdeb: Sergipe inicia análise de resultados nas redes
