Agro
Mercado mantém previsões estáveis para inflação e PIB em 2026, aponta Boletim Focus
PIB: crescimento projetado em 1,82% para 2026
Segundo a pesquisa semanal com instituições financeiras, o crescimento da economia brasileira em 2026 deve ser de 1,82%, mantendo o mesmo patamar da semana anterior. Para 2027, a expectativa para o PIB é de 1,8%, enquanto as projeções para 2028 e 2029 indicam expansão de 2% ao ano.
Em 2025, o Brasil registrou crescimento de 2,3%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), impulsionado por todos os setores, com destaque para a agropecuária. Este resultado representou o quinto ano consecutivo de crescimento da economia.
Dólar: projeção para 2026 e 2027
O Boletim Focus também trouxe as estimativas para a cotação do dólar. Para o final de 2026, a moeda norte-americana deve chegar a R$ 5,41, e para o fim de 2027, a previsão é de R$ 5,50.
Inflação permanece dentro da meta do Banco Central
A previsão do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — a inflação oficial do país — se manteve em 3,91% para 2026. Para 2027, a estimativa passou de 3,79% para 3,8%, enquanto para 2028 e 2029 a previsão é de 3,5% ao ano.
O valor está dentro do intervalo de tolerância da meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN): 3%, com variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, entre 1,5% e 4,5%.
Em janeiro, o IPCA registrou alta de 0,33%, influenciado pelo aumento nos preços da conta de luz e da gasolina, acumulando 4,44% em 2025. A inflação de fevereiro será divulgada pelo IBGE na próxima quinta-feira (12).
Juros básicos: Selic permanece em 15%, mas cortes estão previstos
A taxa básica de juros (Selic) segue em 15% ao ano, o maior nível desde julho de 2006 (15,25%), conforme decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Apesar da leve queda da inflação e do dólar, os juros foram mantidos pela quinta reunião consecutiva.
Segundo a ata do Copom, a expectativa é iniciar a redução da Selic em março, caso a inflação continue sob controle. Analistas de mercado ajustaram a previsão da taxa para o final de 2026 para 12,13% ao ano (ante 12% estimado anteriormente). Para 2027 e 2028, a Selic deve recuar para 10,5% e 10%, respectivamente, chegando a 9,5% em 2029.
A alta da Selic visa conter a demanda aquecida, encarecendo o crédito e estimulando a poupança, mas também pode frear a expansão econômica. Já a redução dos juros tende a baratear o crédito, incentivar o consumo e a produção, e estimular a economia, embora possa pressionar a inflação.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Mapa apresenta Rgen+Sustentável na Feira Brasil na Mesa
Neste sábado (25), na Feira Brasil na Mesa, realizada pela Embrapa em comemoração aos seus 53 anos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma palestra detalhando a Política Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Genéticos para a Alimentação, a Agricultura e a Pecuária (Rgen+Sustentável).
Com o objetivo de conservar, valorizar e promover o uso sustentável dos recursos genéticos para a alimentação e a agricultura (RGAA), a política foi lançada em abril de 2025 e busca ampliar a base genética dos programas de melhoramento das instituições de pesquisa, além de fortalecer o conhecimento sobre esses recursos e contribuir para a segurança alimentar e nutricional. A iniciativa também atua como catalisadora do desenvolvimento científico e tecnológico no setor agrícola.
A política é estruturada para garantir a segurança alimentar nacional por meio da conservação e do uso sustentável da diversidade genética. São considerados recursos genéticos os materiais com valor atual ou potencial para uso direto ou indireto na alimentação e na agropecuária, incluindo espécies de plantas, animais, microrganismos e organismos intermediários.
Durante a apresentação, o representante da coordenação de Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura do Departamento de Inovação do Mapa, Paulo Mocelin, destacou a importância estratégica do tema.
Segundo Mocelin, embora o tema ainda não seja amplamente conhecido pelo público, ele é fundamental para o futuro da agropecuária. “O tema de recursos genéticos não é tão popular, mas traz elementos novos e essenciais para o desenvolvimento do setor. A Política Nacional é uma política de Estado, instituída pelo Decreto nº 12.097, de 2024, e tem como objetivo definir prioridades e estratégias para consolidar uma agenda de longo prazo voltada à conservação, valorização e uso sustentável da biodiversidade agrícola”, explicou.
Também ressaltou que a política está alinhada a compromissos internacionais, como a Convenção sobre Diversidade Biológica e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura.
“O Brasil é um país megadiverso, com grande variedade de espécies, biomas e ecossistemas. Temos um clima favorável à agropecuária, um sistema nacional de pesquisa robusto, com destaque para a Embrapa e instituições estaduais, além de uma legislação estruturada e parcerias internacionais consolidadas”, pontuou.
No âmbito das diretrizes de pesquisa e inovação, a política busca promover a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos, incentivar a adoção de novas tecnologias, sistematizar e disponibilizar informações científicas e fortalecer a articulação entre atores públicos e privados.
Já em relação aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), a iniciativa incentiva o intercâmbio de variedades tradicionais e raças localmente adaptadas, além de valorizar os saberes tradicionais e promover a participação social.
No eixo de informação e capacitação, estão previstas ações de divulgação da importância estratégica dos RGAA, articulação de redes nacionais e internacionais, formação de recursos humanos e ampliação do acesso a dados qualificados.
A política também se articula com iniciativas como a Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Genética Agrícola para Adaptação às Mudanças Climáticas (Readapta), que desenvolve projetos de melhoramento genético voltados a culturas como arroz, feijão, milho, soja, trigo e mandioca.
O Mapa é responsável pela definição e implementação dos planos de ação, pela estruturação da rede, pelo fomento à conservação e capacitação, além de incentivar pesquisas e inovações baseadas no uso sustentável dos recursos genéticos.
Informações à imprensa
-
Paraná5 dias agoEm expansão na rede estadual, cursos técnicos já superam 137 mil alunos inscritos
-
Economia4 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Entretenimento7 dias agoJoão Gomes e Ary Mirelle curtem dia em piscina de nova mansão: ‘Nosso cantinho’
-
Entretenimento6 dias agoAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
Agro5 dias agoProjeto que moderniza regras da aquicultura avança na Câmara e recebe apoio do setor
-
Entretenimento6 dias agoSheila Mello dribla chuva com granizo e mantém festa animada com amigos
-
Esportes6 dias agoCoritiba vence Atlético-MG e acaba com seca no Brasileirão
-
Brasil5 dias agoSilveira projeta liderança brasileira em segurança energética e transição sustentável na Alemanha
