Agro
Mapa realiza operação “Forum Vinarium” contra comércio eletrônico irregular de bebidas e azeite em centros logísticos
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou, no dia 19 de março, a Operação “Forum Vinarium”, com o objetivo de coibir a comercialização irregular de bebidas alcoólicas e azeite de oliva no comércio eletrônico. A iniciativa integra a Ronda Agro CXXXI, no âmbito do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteiras).
A ação foi realizada nos estados de São Paulo e Santa Catarina, com fiscalização nos municípios de Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP) e Governador Celso Ramos (SC). As localidades são consideradas estratégicas para a logística de distribuição de mercadorias vendidas por plataformas digitais, especialmente em centros do tipo fulfillment, onde os produtos são armazenados, processados e enviados diretamente ao consumidor.
Durante a operação, as equipes do Mapa concentraram esforços na identificação de produtos com indícios de irregularidades, como bebidas contrabandeadas ou falsificadas, azeites de oliva com suspeita de fraude ou rotulagem inadequada, além de itens sem comprovação de origem ou em desacordo com a legislação vigente.
Esses produtos podem representar riscos à saúde do consumidor, comprometer a segurança alimentar e prejudicar a concorrência no mercado regular. As equipes realizaram verificações documentais, rastreamento das mercadorias ao longo da cadeia de comercialização, além da coleta de amostras para análise laboratorial e adoção das medidas administrativas cabíveis.
A operação contou com a atuação integrada da Receita Federal do Brasil (RFB), com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), ambos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A parceria ampliou o alcance da fiscalização nos aspectos sanitários, regulatórios e tributários.
SEMANA DO CONSUMIDOR
A realização da operação coincidiu com o período da Semana do Consumidor, quando há aumento significativo das vendas no comércio eletrônico. Esse cenário eleva o risco de oferta de produtos irregulares, tornando ainda mais relevante a intensificação das ações de fiscalização.
As operações da Ronda Agro reforçam o compromisso do Mapa com a retirada de circulação de produtos que não atendem aos requisitos legais, promovendo a proteção da saúde pública, a transparência nas relações de consumo e a integridade do mercado de produtos agropecuários, especialmente no ambiente digital.
Informação à imprensa
[email protected]
Agro
Outlook Agro Brasil será realizado em Brasília na quinta-feira (30)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza, na próxima quinta-feira (30), em Brasília (DF), a primeira edição do Outlook Agro Brasil.
O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para apresentações técnicas e debates sobre perspectivas para a safra 2026/27, abordando temas como cenário econômico, comércio internacional, previsões meteorológicas, gestão de riscos climáticos, mercado de fertilizantes e tendências do consumo de alimentos. A programação também prevê painéis com representantes de entidades do setor agropecuário.
A abertura contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marcio Elias Rosa; do presidente da ApexBrasil, Laudemir Müller; e da presidente executiva da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Regina Zanella.
>> Confira a programação aqui.
SERVIÇO:
Outlook Agro Brasil 2026
Data: 30 de julho de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Sede da ApexBrasil – SGAS 903, Lote 80, Asa Sul, Brasília (DF)
Credenciamento de Imprensa: Até 20h do dia 29 de julho de 2026, quarta-feira – https://forms.gle/3cRRbuBNQoqxPM7W9
Informações à imprensa
[email protected]
-
Paraná7 dias agoMPPR oferece denúncia criminal contra três pessoas investigadas por crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro apurados na Operação Enxágue
-
Esportes4 dias agoGrêmio perde para o Bolívar na altitude de La Paz e terá de reverter desvantagem na Arena
-
Brasil7 dias agoPortaria regulamenta o trabalho no comércio durante os feriados
-
Agro6 dias agoTecnologia avança no campo, mas qualificação profissional vira desafio
-
Educação5 dias agoProrrogado prazo para submissão em edital de projetos de extensão
-
Política Nacional6 dias agoJustiças do Trabalho e Federal poderão receber R$ 21,5 milhões em crédito
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Bahia ficam no empate pela 19ª rodada do Brasileirão
-
Paraná7 dias agoEm Jaguapitã, homem denunciado pelo MPPR por matar ex-companheira na frente dos filhos menores e da mãe dela é condenado a 52 anos e 6 meses de prisão
