Agro
Mais seis municípios gaúchos recebem retroescavadeiras por meio do Promaq
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Sul (SFA-RS), realizou nesta quarta-feira (11), em Porto Alegre, a entrega de máquinas agrícolas adquiridas com recursos do orçamento de 2025 destinados ao estado. A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos para o setor agropecuário (Promaq).
Nesta etapa, foram contemplados os municípios de Alegria, Muçum, Panambi, Parobé, Paulo Bento e Putinga, com a entrega de seis retroescavadeiras. O investimento total é de R$ 2,22 milhões e tem como objetivo fortalecer a infraestrutura municipal voltada ao desenvolvimento rural.
A solenidade reuniu deputado federal, prefeitos, secretários municipais e representantes das administrações locais.
O superintendente da SFA-RS, José Cleber Dias de Souza, ressaltou o papel do Promaq no fortalecimento da agricultura e a atuação integrada entre União e municípios. “O Mapa tem intensificado sua atuação de forma articulada. Essas máquinas chegam para qualificar a infraestrutura rural e garantir maior eficiência às atividades essenciais das comunidades do campo. Com esta nova entrega, já são 177 máquinas disponibilizadas e 140 municípios gaúchos contemplados desde 2024. O PROMAQ é um programa estratégico do Governo Federal, desenvolvido sob a liderança do ministro Carlos Fávaro”, destacou.
Informação à imprensa
[email protected]
Agro
Inflação na zona do euro pode permanecer acima da meta mesmo com acordo de paz, alerta BCE
A inflação na zona do euro pode permanecer acima da meta de 2% do Banco Central Europeu (BCE) por um período prolongado, mesmo diante de uma possível estabilização no cenário geopolítico no Oriente Médio. A avaliação foi feita nesta terça-feira (data não informada) pelo economista-chefe da instituição, Philip Lane.
Durante discurso a parlamentares europeus em Bruxelas, Lane destacou que o índice inflacionário pode seguir acima do objetivo do BCE até o primeiro semestre de 2027, após ter superado a marca de 3% no mês passado.
BCE mantém postura cautelosa diante da inflação persistente
Segundo o economista-chefe, embora avanços rumo à paz no Oriente Médio sejam positivos, o cenário ainda é marcado por incertezas que podem manter a inflação elevada por mais tempo do que o esperado.
“Embora os recentes avanços rumo a uma resolução do conflito no Oriente Médio sejam bem-vindos, a incerteza continua elevada e há riscos contínuos de que a inflação permaneça acima de nossa meta de médio prazo de 2% por um bom tempo”, afirmou Lane.
O BCE já elevou as taxas de juros neste mês como estratégia para conter a pressão inflacionária, especialmente diante do impacto dos preços da energia sobre as expectativas de longo prazo. Mesmo com a recente queda no petróleo, o mercado ainda projeta possibilidade de novas altas até o fim do ano.
Mercado reduz apostas em novos aumentos de juros
De acordo com as expectativas dos mercados financeiros, há menor probabilidade de novos aumentos de juros no curto prazo. As projeções indicam apenas cerca de 20% de chance de alta em julho, enquanto um novo ajuste estaria totalmente precificado apenas para dezembro.
Gráficos apresentados por Lane mostram que a recente desaceleração dos preços da energia posiciona o petróleo entre cenários mais moderados dentro das projeções do BCE, reduzindo parte da pressão imediata sobre a política monetária.
Apesar disso, o economista reforçou que a estratégia atual segue baseada em uma abordagem gradual.
“Estamos adotando uma abordagem cautelosa. Não se trata de uma resposta enorme ou gigantesca. É uma resposta calibrada ao que observamos”, disse.
BCE avalia riscos de inflação prolongada
Mesmo com sinais de arrefecimento em alguns indicadores, autoridades do BCE seguem alertando para riscos de inflação persistente. Entre elas, o presidente do banco central da Eslováquia, Peter Kazimir, afirmou que o trabalho de combate à inflação ainda não foi concluído.
Segundo ele, choques de preços anteriores ainda podem impactar a economia por mais tempo, mesmo em um cenário de estabilidade geopolítica.
“Acho que a direção está clara e acho que ainda temos trabalho a fazer”, declarou Kazimir.
Economia segue resiliente apesar da pressão inflacionária
Philip Lane também destacou que, apesar do impacto da inflação elevada e dos custos de energia, a atividade econômica da zona do euro tem mostrado resiliência.
Segundo ele, fatores como um mercado de trabalho sólido, investimentos em inteligência artificial e aumento dos gastos públicos em defesa e infraestrutura ajudam a sustentar o crescimento.
“É um crescimento menor do que esperávamos, mas está muito acima de uma economia estagnada. Há um bom impulso na economia”, concluiu.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Educação7 dias agoPublicação debate intersetorialidade na educação integral
-
Esportes5 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Esportes7 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
