Connect with us


Educação

Levantamento sobre planos da primeira infância vai até 15/5

Publicado em

O prazo para prefeituras e governos estaduais responderem ao levantamento sobre a elaboração de seus respectivos planos da primeira infância e sua adequação à Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI) foi ampliado até 15 de maio. O questionário está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) para preenchimento pelos gestores municipais. No caso dos estados, o MEC disponibiliza um formulário para preenchimento dos governos estaduais.  

O questionário foi elaborado em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e deve ser respondido pelos governos dos 5.569 municípios, dos 26 estados e do Distrito Federal. O objetivo é compreender quais entes já contam com planos de primeira infância e se eles estão atualizados de acordo com a PNIPI. Lançada pelo Decreto nº 12.574/2025, a política busca garantir a proteção, o desenvolvimento integral e o pleno exercício dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade. 

A ação estratégica acontece em meio à celebração dos dez anos do Marco Legal da Primeira Infância, instituído pela Lei nº 13.257/2016, que estabelece diretrizes fundamentais para garantir o desenvolvimento integral de crianças pequenas. Com base em evidências científicas, a legislação reforça que a primeira infância é crucial para o desenvolvimento humano e, consequentemente, para o presente e o futuro da sociedade. 

Leia mais:  Semana Nacional da EPT terá participação de todos os estados

Assessoria de Comunicação Social do MEC  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Clique Escola oferece dados e serviços educacionais

Published

on

Trocar experiências, conhecer projetos desenvolvidos em outras escolas e compartilhar boas práticas são algumas das possibilidades oferecidas pelo Clique Escola, aplicativo gratuito do Ministério da Educação (MEC). A ferramenta reúne, em um mesmo espaço, funcionalidades voltadas à comunidade escolar e informações que podem ser consultadas por qualquer cidadão interessado. 

Um dos recursos disponíveis é o Feed de Projetos, um espaço para compartilhar propostas educacionais. As iniciativas publicadas podem ser visualizadas e curtidas pelos integrantes da comunidade do Clique Escola, permitindo conhecer experiências realizadas em diferentes escolas. 

Na plataforma, é possível acessar os cursos de formação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (AVAMEC) e conferir uma página com notícias da educação. Outra possibilidade é o grupo de aprendizagem colaborativa, que conecta diretores de todo o Brasil para a troca de experiências e boas práticas. O espaço busca aproximar profissionais que atuam na gestão escolar e facilitar o compartilhamento de conhecimentos entre eles.  

O Clique Escola também funciona como um canal de comunicação com as instituições de ensino. Por meio dele, podem ser encaminhadas mensagens às comunidades escolares de todo o país com informações sobre as ações do MEC, o cumprimento e o encerramento de prazos e os cursos de formação disponíveis para profissionais da educação, por exemplo. 

Leia mais:  MEC investiu mais de R$ 44,4 milhões em EPT na Paraíba

Como acessar Gestores educacionais, conselheiros escolares, diretores, professores, estudantes, pais e responsáveis podem utilizar o aplicativo. A ferramenta também está disponível para qualquer cidadão interessado em consultar informações sobre escolas e projetos. 

Para começar, basta abrir a loja de aplicativos do celular, pesquisar por Clique Escola e fazer o download. Diretores podem fazer login com a conta Gov.br para acessar funcionalidades exclusivas e alimentar a plataforma. 

O aplicativo possui integração de dados com o PDDE Interativo, o que permite identificar os gestores das unidades escolares e liberar o acesso às funcionalidades específicas destinadas a eles. 

Informações educacionaisAlém dos espaços de troca, o Clique Escola permite consultar informações educacionais, financeiras e de infraestrutura das escolas. Estão disponíveis dados como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a taxa de distorção idade-série e as taxas de rendimento. 

Na área de dados financeiros, a atualização mais recente do aplicativo passou a notificar diretores sobre pendências relacionadas à gestão dos recursos. Entre os alertas estão situações como mandato vencido do dirigente da unidade executora e pendências na prestação de contas. 

Leia mais:  Semana Nacional da EPT terá participação de todos os estados

Outra funcionalidade é Escolas Próximas, que permite ao usuário consultar informações sobre instituições de ensino localizadas nas proximidades. Entre os dados disponíveis estão indicadores educacionais, taxas de aprovação e reprovação, taxas de distorção idade-série e informações sobre a infraestrutura das escolas. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262