Connect with us


Paraná

Jonatan Silva e Fernando Koproski lançam livros na Biblioteca Pública nesta quinta-feira

Publicado em

Os escritores Jonatan Silva e Fernando Koproski lançam nesta quinta-feira (30), na Biblioteca Pública do Paraná, os livros O Estado das Coisas (contos) e Finais Felizes (poemas). Os autores recebem o público para uma sessão de autógrafos a partir das 17h, no hall térreo. A entrada é gratuita.

Lançado originalmente em 2015, de forma independente, O Estado das Coisas acaba de ganhar uma edição impressa, publicada pela editora carioca 7Letras com capa dura e apresentação do crítico José Castello. “Os contos desse livro surgiram do absurdo cotidiano, do desejo que tenho de interpretar o mundo ao meu redor. Em alguma medida, é um retrato daquilo que consigo enxergar com minhas próprias lentes”, afirma Jonatan Silva, também autor de Histórias Mínimas (2019).

Em Finais Felizes, igualmente publicado pela 7Letras, o escritor, tradutor e letrista Fernando Koproski retorna à produção poética depois de escrever cinco romances. “Me voltei à poesia pura, simples e verdadeira. Ao contrário da série ficcional, neste novo livro me permiti e, recorrentemente, me convidei a ser confessional ao extremo”, diz o autor de mais de dez livros, além de composições gravadas por artistas como Beijo AA Força, Alexandre França e Carlos Machado.

Leia mais:  Com 690.164 vacinas aplicadas, Paraná lidera ranking nacional da imunização contra gripe

Serviço:

Lançamentos dos livros O Estado das Coisas e Finais Felizes

Data: 30 (quinta-feira) a partir das 17h, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – Paraná.Entrada gratuita.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado abre inscrições para cursos de cuidador de idosos e vigilância em saúde

Published

on

A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), órgão da Secretaria da Saúde (Sesa), reforça o investimento na qualificação técnica e social com o lançamento de novas frentes de ensino. O objetivo é fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e oferecer ferramentas práticas para que tanto profissionais quanto a comunidade possam atuar de forma mais humanizada e eficiente em áreas estratégicas do SUS.

Com foco direto na comunidade, a Sesa está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial de Cuidador de Idosos. São mais de 300 vagas disponíveis para turmas distribuídas em nove municípios, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano. O curso é gratuito, tem duração de quatro meses e conta com aulas teóricas e práticas realizadas três vezes por semana.

O objetivo é capacitar o cuidado à pessoa idosa tanto em âmbito domiciliar quanto institucional. Para participar, os interessados devem ter o ensino fundamental completo e residir no município ou região próxima onde as aulas serão ministradas. 

As inscrições para cuidador de idoso podem ser feitas nos links abaixo, de acordo com a localidade:

Leia mais:  PMPR apreende caminhão com cigarros contrabandeados em Pato Branco

Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Matelândia

Toledo

Carlópolis

Cidade Gaúcha

Antonina

Curitiba

Outro curso, focado em profissionais de saúde, gestores e equipes de vigilância, é “Capacitação em Vigilância e Atenção à Saúde das Pessoas em Situação de Violência”. Ele terá seu lançamento oficial nesta quarta-feira (29). A iniciativa é 100% gratuita e na modalidade de Educação a Distância (EAD), com carga horária de 40h. O lançamento oficial será transmitido no canal da Escola de Saúde Pública por meio deste link.

“A Escola de Saúde Pública é o coração da nossa estratégia de educação permanente. Ao ofertarmos cursos que vão desde o cuidado direto com idosos até o enfrentamento complexo das violências, estamos garantindo que o conhecimento chegue onde ele é mais necessário: na ponta do atendimento ao cidadão”, destacou o secretário da Saúde, César Neves.

Desenvolvido pela Divisão de Prevenção e Atenção às Violências (DVPAZ) da Sesa, o conteúdo é autoinstrucional, permitindo que o aluno tenha acesso flexível aos módulos. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de saúde, gestores e equipes de vigilância, contribuindo para o fortalecimento da RAS, o aprimoramento dos processos de notificação e a qualificação do cuidado às pessoas em situação de violência.

Leia mais:  Décadas de espera: governador inaugura Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon

O curso aborda desde a identificação e notificação de violências até a organização de fluxos assistenciais e a promoção da cultura de paz, com foco no cuidado integral e na atuação intersetorial. A formação é aberta a também a estudantes e demais interessados, oferecendo certificação para aqueles que cumprirem os requisitos finais.

A diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Solange Rothbara, ressalta que a oferta dessas capacitações é fundamental para levar conhecimento técnico para além das paredes das unidades de saúde.

“Estes novos cursos refletem o compromisso da ESPP em oferecer respostas rápidas e qualificadas para as demandas da sociedade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e preparando a comunidade e os profissionais da área para o cuidado aos paranaenses”, enfatizou. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262