Paraná
Inscrições para 1,3 mil vagas no Vestibular 2024 da Unicentro acabam nesta terça
As inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) terminam nesta terça-feira (5). Estudantes de todo o País têm a oportunidade de ingressarem em uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil, com tradição de excelência acadêmica e compromisso com o desenvolvimento regional.
Os interessados podem se inscrever por meio do site da universidade, preenchendo o formulário de inscrição e pagando a taxa correspondente, no valor de R$ 160. As provas serão realizadas no dia 15 de outubro, com locais de aplicação nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis.
O processo seletivo será composto de uma prova que avaliará o conhecimento dos candidatos nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna e Redação. Além disso, os candidatos respondem questões de mais cinco disciplinas, conforme o grupo a que pertence o curso escolhido: Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Arte.
- Universidades estaduais abrem concursos e testes para contratar novos professores
- Universidades estaduais abrem inscrições para especializações, mestrados e doutorados
Durante a inscrição, o candidato deve escolher sua opção de curso e também a cidade onde quer fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso. Além disso, é preciso que o candidato escolha também uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol.
A Unicentro está ofertando 1.326 vagas em 42 cursos. Eles estão distribuídos em três câmpus universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e, ainda, nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis.
Para 2024, a Unicentro está oferecendo, pela primeira vez, o curso de Tecnologia em Big Data no Agronegócio. Com duração de três anos, ele responde a uma demanda por profissionais qualificados para trabalhar com o desenvolvimento de inteligência artificial voltada ao agronegócio. São 20 vagas e os aprovados estudarão no período da noite, no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.