Connect with us


Paraná

Inscrições até 16 de outubro para concurso público de promotor substituto

Publicado em

Estão abertas até 16 de outubro as inscrições para o concurso público para ingresso na carreira do Ministério Público do Paraná. Serão ofertadas inicialmente dez vagas para o cargo de promotor substituto, além de eventuais novas vagas que surgirem durante a validade do certame. 

Podem concorrer bacharéis em Direito com pelo menos três anos de atividade jurídica, prevendo o edital de seleção a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, nos termos da legislação vigente.

Etapas e datas

A primeira etapa de seleção compreenderá a aplicação de prova preambular com questões objetivas, no dia 14 de dezembro. Em seguida, serão realizadas as provas escritas (no total de cinco, divididas por grupos), de 2 a 6 de março de 2026; os exames de sanidade física e mental; a sindicância; a prova oral; e a prova de títulos. 

O regulamento com a descrição de todos os critérios em cada etapa de seleção, o edital de abertura e o cronograma completo do concurso público, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis no link abaixo.
 

Leia mais:  Pesquisa inédita vai mostrar como paranaenses veem a ciência e tecnologia

Concurso público para promotor substituto

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado promove formação para coordenadores da educação profissional em Foz do Iguaçu

Published

on

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove, esta semana, o 3º Seminário de Coordenadores de Curso da Educação Profissional, voltado à formação dos coordenadores que atuam nas instituições estaduais que oferecem Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O evento, que começou na terça-feira (16) e vai até quinta (18), acontece em Foz do Iguaçu, Oeste do Estado.

O Seminário reúne 450 profissionais de todas as regiões do Paraná e tem como objetivo aprimorar suas atribuições técnicas e pedagógicas e subsidiá-los para que se tornem replicadores de iniciativas junto às escolas, contribuindo com o fortalecimento da qualidade da EPT ofertada na rede estadual.

“Investir na formação dos coordenadores é investir diretamente na qualidade dos cursos técnicos e no futuro dos nossos estudantes”, explica o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. De acordo com ele, o fortalecimento da EPT é estratégico para o desenvolvimento do Paraná. “Mais do que um encontro de formação, este é um momento de construção coletiva, de compartilhamento de boas práticas e de fortalecimento de uma rede que transforma vidas por meio da educação, da qualificação profissional e da geração de oportunidades para os nossos estudantes”, completa o secretário.

Leia mais:  Governo oferta vagas para servidores em especialização na área de inovação

O seminário reafirma o compromisso da Seed-PR com a valorização e expansão da Educação Profissional no Paraná, que conta hoje com mais de 800 escolas que ofertam cursos técnicos, consolidando no Estado uma das maiores redes públicas de Educação Profissional do país.

PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias, o evento oferece oficinas práticas, momentos formativos e espaços para troca de experiências, com foco no aprimoramento da gestão pedagógica, na atualização dos cursos técnicos e no fortalecimento da articulação entre escola, mundo do trabalho e desenvolvimento regional, totalizando cerca de 20 horas de programação. Entre os temas abordados estão empregabilidade, observação de sala de aula e mediação e avaliação da aprendizagem.

“Os coordenadores de curso exercem um papel estratégico na Educação Profissional. Eles são responsáveis por acompanhar a execução curricular, apoiar professores, orientar estudantes e garantir que a formação oferecida esteja alinhada às demandas atuais da sociedade e do setor produtivo”, explica o chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP) da Seed-PR, Anderson Canizella.

Entre os profissionais presentes no evento e aqueles que receberão formação posterior serão cerca de 1,3 mil coordenadores que vão impactar mais de 5 mil professores e 120 mil alunos por meio da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na EPT.

Leia mais:  TV Paraná Turismo vai transmitir o Campeonato Paranaense em 2024

“O Seminário nos proporciona aprendizado e nos permite a troca de experiências no encontro com outros coordenadores”, avalia Alda Cristina das Chagas, coordenadora de EPT no Colégio Euclides da Cunha, de Matelândia, região Oeste. Ela acredita que o encontro e a proximidade com outros coordenadores é muito importante por permitir a atualização de conhecimentos e a discussão de novas formas de atuação nas instituições de ensino.

“Eu acho essas oportunidades sensacionais, a troca que acontece é maravilhosa. E isso engrandece a nossa posição como coordenadores, nos empodera, porque nos ajuda a perceber a importância do nosso trabalho dentro da escola”, conclui ela.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262