Brasil
Inscrições abertas para curso de epidemiologia aplicada à vigilância em saúde
Estão abertas as inscrições para o curso “Epidemiologia Descritiva e Estudos Epidemiológicos Aplicados à Vigilância em Saúde”, oferecido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde (PROFEPI). Gratuita e na modalidade de educação a distância, a formação tem carga horária de 40 horas e oferta contínua.
O curso é voltado a trabalhadoras e trabalhadores da saúde e aborda temas como fundamentos da epidemiologia, análise de dados, indicadores de saúde e estudos epidemiológicos. O objetivo é fortalecer a capacidade dos profissionais para utilizar informações estratégicas na vigilância em saúde e na tomada de decisões baseadas em evidências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, destaca que a qualificação permanente dos profissionais é estratégica para fortalecer a capacidade de resposta do SUS aos desafios de saúde pública e aprimorar as ações de vigilância em todo o país.
“Profissionais capacitados são essenciais para que a vigilância em saúde seja cada vez mais eficiente, integrada e orientada por evidências. Ao investir em formação, ampliamos a capacidade de identificar riscos, prevenir doenças e desenvolver ações que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida da população brasileira”, afirma.
Para receber o certificado, os participantes deverão obter aproveitamento mínimo de 70% nas avaliações de cada módulo.
Serviço
- Curso: Epidemiologia Descritiva e Estudos Epidemiológicos Aplicados à Vigilância em Saúde
- Inscrições: A partir de 17 de junho de 2026
- Modalidade: Educação a distância (EAD)
- Carga horária: 40 horas
- Oferta: Contínua
- Público-alvo: Trabalhadoras e trabalhadores da saúde
Mais informações sobre o curso e outras ofertas de formação podem ser consultadas no PROFEPI.
João Moraes
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Brasil
Brasil e Espanha realizam oficina sobre Economia Popular e Solidária entre os dias 19 e 21 de agosto
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério do Trabalho e Economia Social (MITES) da Espanha realizam, entre os dias 19 e 21 de agosto, uma oficina de intercâmbio e troca de experiências sobre Economia Popular e Solidária.
A abertura da 1ª Etapa presencial do Programa de Intercâmbio e Formação ocorre nesta quarta-feira (19), às 10h, no edifício-sede do MTE, em Brasília. A programação aborda temas relacionados a políticas públicas, marcos jurídicos, financiamento e empreendedorismo na área de Economia Popular e Solidária.
Na quinta-feira (20), das 14h às 17h30, está prevista uma visita a empreendimentos de Economia Popular e Solidária no Assentamento Chapadinha, localizado no Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho (DF). A programação inclui ainda visita a uma área de produção de morangos orgânicos.
Participam das atividades representantes do MTE e da delegação espanhola.
Serviço:
1ª Etapa presencial do Programa de Intercâmbio e Formação sobre Economia Popular e Solidária
Data: 19 de agosto (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Edifício-sede do MTE – 4º andar – sala 433
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Bloco F, Brasília/DF
Visita a empreendimentos de Economia Popular e Solidária
Data: 20 de agosto (quinta-feira)
Horário: das 14h às 17h30
Local: Assentamento Chapadinha
Endereço: Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho (DF) – endereço a confirmar
-
Paraná5 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Educação7 dias agoUniversidades federais abrem 11 mil vagas em novos cursos para 2027
-
Entretenimento7 dias agoAna Paula Siebert e Tati Barbieri trocam looks e arrancam risadas de fas: ‘Hahaha ‘
-
Esportes7 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Educação7 dias agoConfira como acessar os resultados do Ideb por escola
-
Educação5 dias agoMEC abre inscrições para instrutores de práticas restaurativas
-
Esportes7 dias agoFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
Esportes4 dias agoSantos vence Macará de virada e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
