Agro
IFPA lança campanha de melão e melancia para o verão com foco na qualidade da safra
A International Fresh Produce Association (IFPA) Brasil concluiu sua Campanha de Sazonalidade 2025, desta vez voltada ao melão e à melancia. O objetivo é fornecer ao varejo nacional informações estratégicas e materiais de marketing gratuitos, fortalecendo a comunicação entre produtores, supermercadistas e consumidores durante a alta temporada de verão.
Safra de alta qualidade impulsiona oportunidades para o varejo
Segundo Leonardo Herzog, diretor da Soet Melancia, a safra atual apresenta frutas de excelente qualidade, o que pode gerar vantagem competitiva para os varejistas:
Melão: safra com alta qualidade e crescimento nas exportações;
- Melancia: finalização da safra em Goiás e início em São Paulo com frutas de altíssimo nível;
- Teixeira de Freitas (BA): apesar de chuvas pontuais que podem reduzir a durabilidade, a qualidade geral se mantém elevada.
“A expectativa é que o verão traga melão e melancia de qualidade superior, representando uma oportunidade de mercado robusta para o varejo”, destaca Herzog.
Demanda sólida e foco na excelência como diferencial
Valeska Ciré, gestora da IFPA Brasil, reforça que a qualidade da safra é um diferencial estratégico:
“A demanda interna deve se manter sólida nesta temporada de verão. A alta qualidade da safra reforça a importância de investir na excelência como diferencial competitivo, tanto para o mercado nacional quanto internacional. Os materiais fornecidos pela IFPA são ferramentas essenciais para campanhas promocionais, e os workshops ajudam a capacitar os colaboradores do setor de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) dos associados.”
Ferramentas de marketing e capacitação
A campanha disponibiliza materiais digitais gratuitos, elaborados para auxiliar supermercados e varejistas na promoção das frutas durante o verão. Além disso, os workshops da IFPA oferecem treinamentos práticos para os departamentos de marketing e equipes de vendas, garantindo que o consumidor final perceba a qualidade e o valor agregado das frutas brasileiras.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Expocitros encerra debates sobre greening, clima e sustentabilidade
Responsável por liderar a produção e as exportações globais de suco de laranja, a citricultura brasileira encerrou na última semana um de seus principais fóruns de discussão em meio a desafios que vão do avanço do greening às mudanças climáticas e à necessidade de ampliar a sustentabilidade da produção.
Realizadas entre os dias 26 e 29 de maio, em Cordeirópolis (376 km da capital, São Paulo), a 51ª Expocitros e a 47ª Semana da Citricultura reuniram cerca de 12 mil participantes entre produtores, pesquisadores, consultores, empresas, cooperativas, estudantes e lideranças do agronegócio.
O encontro ocorreu em um momento estratégico para o setor. Apesar de manter a posição de maior produtor e exportador mundial de suco de laranja, a citricultura brasileira convive com pressões sanitárias e climáticas que têm impactado diretamente a produtividade dos pomares.
A safra 2025/26 do cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo/Sudoeste Mineiro foi encerrada em 292,9 milhões de caixas, volume 26,9% superior ao ciclo anterior, mas ainda afetado pelos efeitos do déficit hídrico e da elevada incidência de greening.
Considerada atualmente a principal ameaça à citricultura mundial, a doença já atinge 47,6% das laranjeiras do cinturão citrícola brasileiro, segundo levantamento do Fundecitrus. Embora o ritmo de crescimento tenha desacelerado nos últimos dois anos, pesquisadores alertam que o avanço do greening continua pressionando a produção e elevando os custos de manejo das propriedades.
Foi justamente diante desse cenário que a programação técnica da Semana da Citricultura concentrou debates sobre sanidade vegetal, irrigação, fertilidade do solo, bioinsumos, manejo fitossanitário, sustentabilidade, mercado internacional e novas tecnologias voltadas ao aumento da eficiência produtiva. O objetivo foi discutir estratégias capazes de aumentar a resiliência dos pomares diante dos desafios sanitários e climáticos que afetam a atividade.
Segundo avaliação do Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC, a edição de 2026 reforçou a importância da integração entre pesquisa, empresas e produtores para garantir a competitividade do setor nos próximos anos. “Encerramos esta edição com a certeza de que a citricultura brasileira segue forte, conectada à pesquisa, à inovação e às demandas globais”, afirmou.
Outro destaque da edição foi a manutenção do selo de Evento Carbono Neutro, refletindo uma tendência cada vez mais presente na cadeia citrícola. A agenda ambiental ganhou espaço entre produtores e empresas diante das exigências dos mercados internacionais e da crescente demanda por sistemas produtivos alinhados a critérios de sustentabilidade.
Com mais de cinco décadas de história, a Expocitros e a Semana da Citricultura seguem como os principais espaços de discussão técnica e estratégica da cadeia citrícola brasileira. Em um cenário de transformações sanitárias, climáticas e econômicas, os eventos reforçaram a necessidade de inovação, pesquisa e planejamento como pilares para sustentar a liderança do Brasil no mercado global de citros.
Fonte: Pensar Agro
-
Agro5 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Paraná4 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Paraná5 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Política Nacional5 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Brasil5 dias agoBrasil fortalece cooperação internacional para transformar compromissos climáticos em projetos financiáveis
-
Política Nacional4 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Educação5 dias agoEnem 2026: saiba como se inscrever
-
Polícial5 dias agoPCPR prende homem por lesão corporal em Curitiba
