Connect with us


Paraná

IDR-Paraná capacita 45 extensionistas para atuação em manejo de solos

Publicado em

Com participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, terminou nesta quinta-feira (15), em Londrina, no Norte do Estado, um treinamento para atualização em manejo do solo ministrado por pesquisadores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) para 45 extensionistas da própria instituição que atuam em todas as regiões no Programa Grãos Sustentáveis.

Durante três dias, pesquisadores e extensionistas debateram os avanços do conhecimento em física, química e biologia dos solos. Eles também trataram de aspectos práticos, como técnicas para coleta de amostras no campo para análises, procedimentos para aplicação de dejetos de animais com o objetivo de aproveitamento como fertilizantes e métodos de monitoramento de infiltração de água, dentre outros.

O secretário Norberto Ortigara elogiou a estratégia de definir protocolos como instrumento para ampliar a disseminação das boas práticas agronômicas. “Temos muito trabalho, muita orientação a fazer para propiciar mais resultados aos agricultores, aos municípios, ao Paraná e ao Brasil”, disse.

“O curso de atualização é parte de um esforço para o desenvolvimento de um protocolo técnico que oriente a atuação dos extensionistas nas regiões produtoras”, explicou o engenheiro-agrônomo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná oferece denúncia criminal e ajuíza ação civil pública contra vereador de Ibiporã por fala racista em discurso na Câmara Municipal

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a união de esforços entre a pesquisa e a extensão. “É um meio de dar qualidade para as entregas que fazemos aos agricultores e à sociedade paranaense”, afirmou.

PROGRAMA – O IDR-Paraná atua no Programa Grãos Sustentáveis com ações de extensão rural visando a sustentabilidade do sistema produtivo de grãos, através da geração de renda, adoção das boas práticas agrícolas e a oferta de alimentos seguros, preservando os recursos naturais e a qualidade produtiva dos solos. O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil com participação de quase 20% da produção nacional, e apenas 2,3% do território brasileiro.

Entre as principais estratégias de trabalho estão o manejo integrado de pragas (MIP) e manejo integrado de doenças (MID).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná lança campanha #MundoSemBullying para escolas da rede pública estadual

Published

on

mundosembullying

O Ministério Público do Paraná lança a segunda edição da campanha #MundoSemBullying, que visa promover, entre os dias 3 e 13 de novembro, ações de conscientização contra o bullying e o cyberbullying em escolas da rede pública estadual. 

O objetivo da ação, voltada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é incentivar o respeito e a empatia, orientar sobre canais de proteção e abordar a responsabilização pelas práticas. Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça irão realizar palestras nas unidades de ensino.

Alcance – Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) do MPPR, a campanha alcançou em sua primeira edição, em 2025, 37.178 alunos de 277 escolas, em 184 municípios. A iniciativa contou com a participação de 136 Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça.

A Campanha #MundoSemBullying  é alusiva ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro, e, como novidade desta nova edição, contará com a parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.

Leia mais:  193: novo sistema da central dos bombeiros traz mais agilidade aos atendimentos

Considerando que a campanha será desenvolvida durante o Mês da Consciência Negra, a edição de 2026 também abordará, de forma transversal, o respeito à diversidade e o enfrentamento ao racismo, ao preconceito e à discriminação no ambiente escolar.

De acordo com a Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, que atua no CAOPCAE, a iniciativa busca fortalecer a prevenção e a proteção dos estudantes: “Queremos que eles reconheçam o bullying, compreendam os danos que a prática provoca e saibam como buscar ajuda. A campanha também convida quem presencia essas situações a apoiar a vítima e procurar um adulto de confiança, fortalecendo o respeito às diferenças e o compromisso coletivo com uma escola acolhedora e segura”. 

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262