Paraná
IAT apresenta Programa Parques Paraná em maior evento de turismo da América Latina
O Instituto Água e Terra (IAT) apresentou o Programa Parques Paraná durante o World Travel Market (WTM), considerado o maior evento de viagens e turismo da América Latina. A feira aconteceu entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo (SP).
A participação do Estado nesta e em outras feiras previstas para 2023 é estratégica. A intenção é promover as 70 Ucs (Unidades de Conservação), das quais 29 fazem parte do Programa Parques Paraná e estão abertas para visitação do público.
“O projeto Parques Paraná fomenta o desenvolvimento e atividade turística à visitação nas Unidades de Conservação (UC), mas também opera melhorias e promove a qualificação da visitação com educação ambiental, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação”, explicou Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Essa é uma das práticas de sustentabilidade que levaram o Paraná a ser considerado referência no País. Em 2022, o Estado conquistou pela segunda vez consecutiva o título de mais sustentável do país, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados.
Além disso, recebeu dois outros importantes prêmios, por projetos desenvolvidos em prol do cuidado com a biodiversidade: o Prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022 e o Prêmio A3P.
As premiações e título de mais sustentável do País reconhecem o trabalho do Paraná em prol da conservação do meio ambiente a adesão a boas práticas relacionadas à mitigação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas.
Ele destacou que o principal enfoque desta edição da WTM foi o turismo responsável e sustentável. A busca do encontro foi por fortalecer a tendência de práticas de viagens mais conscientes, considerando a redução de impactos negativos na cultura e no meio ambiente. “O resultado dessa experiência é o aumento de efeitos positivos na população local e também nos destinos visitados”, disse.
Como forma de divulgar as belezas naturais do Paraná, o IAT lançou durante a WTM um mapa das 29 Unidades de Conservação abertas à visitação, agora com roteiros para praticantes de campismo e motorhome (veículo com instalações para cozinhar e dormir, reproduzindo uma moradia sobre rodas) – no caso da visita por meio do motorhome é necessário cadastro prévio no site do IAT.
NOVO EVENTO – A participação do Paraná no WTM desencadeou também na organização do 1° Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente. O evento é uma iniciativa do IAT e vai ocorrer paralelamente ao Festival de Turismo das Cataratas, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.
Além disso, as seguintes entidades confirmaram a participação no encontro paranaense: Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Beta), Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
VISITAS – Visitaram o estande do IAT durante a feira, entre outros, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes; e secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.
PARQUES PARANÁ – O Parques Paraná foi criado em 2019 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Tem como objetivo o estímulo ao uso público e turístico nas UCs, com foco no desenvolvimento socioeconômico, sob bases sustentáveis, e na prática do ecoturismo consciente.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná lança campanha #MundoSemBullying para escolas da rede pública estadual
O Ministério Público do Paraná lança a segunda edição da campanha #MundoSemBullying, que visa promover, entre os dias 3 e 13 de novembro, ações de conscientização contra o bullying e o cyberbullying em escolas da rede pública estadual.
O objetivo da ação, voltada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é incentivar o respeito e a empatia, orientar sobre canais de proteção e abordar a responsabilização pelas práticas. Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça irão realizar palestras nas unidades de ensino.
Alcance – Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) do MPPR, a campanha alcançou em sua primeira edição, em 2025, 37.178 alunos de 277 escolas, em 184 municípios. A iniciativa contou com a participação de 136 Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça.
A Campanha #MundoSemBullying é alusiva ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro, e, como novidade desta nova edição, contará com a parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.
Considerando que a campanha será desenvolvida durante o Mês da Consciência Negra, a edição de 2026 também abordará, de forma transversal, o respeito à diversidade e o enfrentamento ao racismo, ao preconceito e à discriminação no ambiente escolar.
De acordo com a Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, que atua no CAOPCAE, a iniciativa busca fortalecer a prevenção e a proteção dos estudantes: “Queremos que eles reconheçam o bullying, compreendam os danos que a prática provoca e saibam como buscar ajuda. A campanha também convida quem presencia essas situações a apoiar a vítima e procurar um adulto de confiança, fortalecendo o respeito às diferenças e o compromisso coletivo com uma escola acolhedora e segura”.
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes6 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Paraná6 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Política Nacional4 dias agoPiauí elege Marcelo Castro e Júlio César para o Senado
-
Agro4 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Educação3 dias agoPodMEC debate neurociência e educação
-
Esportes5 dias agoBrasil vence a Índia por 4 a 0, mas atuação segue abaixo do esperado
-
Política Nacional4 dias agoFlávio Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições para presidente
-
Política Nacional4 dias agoTSE destaca normalidade no 1º turno e redução das denúncias de desinformação
