Curitiba
Guarda Municipal manda 133 novos oficiais para aumentar segurança em Curitiba
Apartir desta quarta-feira (10), 133 novos guardas municipais vão reforçar a segurança dos curitibanosem praças e terminais de ônibus da cidade. Os novos oficiais começam o estágio supervisionado em locais públicos, com acompanhamento de guardas mais experientes. Os novos contratados pela Prefeitura de Curitiba terão os primeiros contatos com o trabalho prático nas ruas.
Eles também vão fazer patrulhamento preventivo e orientar a população nos arredores do Mercado Municipal, da Rodoferroviária e do Terminal Guadalupe, assim como da Rua XV, praças e Jardim Botânico.
O início do estágio supervisionado desta que é a 27ª turma de guardas municipais foi autorizado pelo prefeito Rafael Greca, na tarde desta terça-feira (9/7). “Recomendei aos novos guardas que vejam este uniforme como sagrado, porque sagrada para nós é a cidade”, afirmou o prefeito.
Além do reforço na região central, cerca de 60 guardas que já trabalham na corporação serão deslocados para os núcleos regionais, para reforçar o efetivo nos bairros.
Etapas da formação
Com 132 horas, o estágio nas ruas é a última fase do curso de formação, que totaliza 636 horas-aula. Antes dessa fase, os alunos passaram por instruções específicas sobre a função de guarda municipal, armamento e técnicas de tiro, legislação e identificação de drogas, condicionamento físico e defesa pessoal. A parte técnica incluiu métodos de abordagem, patrulhamento, postura e disciplina, assim como o correto isolamento de local de crime. Toda a organização do curso é feita pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da GM.
Os 133 guardas se somam a outros 60 formados em 2018. Mais 200 aprovados em concurso público devem ser chamados para fazer o curso de formação no segundo semestre.
Curitiba
Bruno Rossi sai da toca pela 1ª vez
O 1º secretário da Câmara Municipal de Curitiba participou pela primeira vez de um evento oficial como representante do legislativo, Bruno Rossi, no primeiro mandato pelo Agir, foi o único vereador da capital do Paraná a participar da posse do conselheiro Ivens Linhares como presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).
Bruno Rossi colocou o nanico Agir no mapa político de Curitiba, é o primeiro vereador da sigla no principal colégio eleitoral do Paraná, em parte pelo apoio do deputado federal Felipe Francischini e da deputada estadual Flavia Francischini, ambos do União Brasil.
Para 2026, os dirigentes estaduais já estão falando pelos quatro cantos que ele será um dos puxadores de voto da legenda à Assembleia Legislativa do Paraná.
-
Norte do Estado6 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba4 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Curitiba4 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Curitiba3 dias ago
Michelle Bolsonaro vai receber o título de cidadã honorária de Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Em parceria com banco alemão, Curitiba vai comprar ônibus elétricos e construir eletroterminais
-
Noroeste3 dias ago
Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste
-
Curitiba3 dias ago
Caminhão tomba e interdita BR-376, na Grande Curitiba; maquinário quebra e atrasa liberação da pista
-
Política Paraná5 dias ago
Campo Magro declara estado de calamidade financeira