Norte do Estado
Grupo de 37 venezuelanos chega à Maringá para trabalhar em transportadora

Um grupo de 37 venezuelanos desembarcou em Maringá, no norte do Paraná, nesta terça-feira (9). Os refugiados foram selecionados para trabalhar em uma transportadora da cidade.
O processo de seleção para as vagas na empresa foi realizado em Boa Vista, em Roraima. Na prova prática, os venezuelanos comprovaram habilidades ao dirigir um caminhão do Exército Brasileiro.
“É uma imensa alegria. Eu dou graças a Deus pela oportunidade que nos deu de estar aqui, juntamente com esta empresa que nos deu essa oportunidade para que nós cresçamos aqui no Brasil”, disse o venezuelano Eduardo Mendoza.
Dos 37 refugiados, 36 vão trabalhar como motoristas na empresa contratante. Eles devem realizar viagens por outras cidades, com o trabalho.
Com a chegada deles em Maringá, a empresa contratante será responsável por providenciar toda a documentação e dar alojamento e suporte para que os novos funcionários se adaptem ao país.
Segundo o departamento de Recursos Humanos da empresa, os refugiados devem passar por um processo de integração, treinamento, avaliação e, ao final de um período, em torno de 60 dias, começam a viajar sozinhos.
O venezuelano Jesus Antônio deixou a esposa e três filhos no país natal. Ele conta que decidiu tentar uma nova vida no brasil porque já não conseguia comprar comida na Venezuela e afirma que o novo desafio é também uma oportunidade.
“Tem que trabalhar, ser honesto, responsável e sério”, ressaltou.
Do aeroporto, nesta terça-feira, os venezuelanos fizeram um passeio para conhecer a nova cidade. Na chegada à sede da empresa em que vão trabalhar, ganharam roupas e foram encaminhados aos alojamentos.

Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu

Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/N/chY9pfQAWriMvgSIHAxA/acidente-445-8.jpeg)
Estrutura de um dos carros ficou retorcida. — Foto: Kathulin Tanan/RPC
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.