Paraná
Greve atinge a 80% das escolas estaduais, diz APP; governo fala em 27% no Paraná
A paralisação dos professores atinge a 80% das escolas estaduais do Estado, total ou parcialmente, segundo o balanço da APP-Sindicato, que representa cerca de 120 mil professores e funcionários das escola públicas estaduais. Já os números da Secretaria de Estado da Educação (SEED) são menores. De acordo com boletim desta manhã, a Secretaria registrou adesão total à paralisação em apenas 2,4% das 2.143 escolas estaduais e adesão parcial à paralisação em 27% das 2.143 escolas estaduais do Paraná.
A adesão, no entanto, na escolas estaduais de Curitiba e região é maior. Segundo a SEED, foi registrada adesão parcial e 56% das 163 escolas estaduais e adesão total em duas escolas. Na Região Metropolitana foi registrada adesão parcial em 26% das 250 escolas estaduais e adesão total em 22 escolas.
“A greve teve início pois o governo não apresentou proposta, foi ele que nos empurrou para uma paralisação. Estamos pedindo que atenda o que está previsto em lei é o que é possível para o estado”, afirmou Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato que destaca que o impacto de se pagar a data-base é equivalente a menos de 10% do que o governo concede de isenção fiscal a empresários.
Em Curitiba, servidores fazem manifestações em uma tenta montada em frente ao Palácio Iguaçu. Em varias cidades do interior há atos acontecendo durante todo dia, segundo a APP-Sindicato.
Paraná
Eduardo Pimentel e os 18 dias na prefeitura
A posse do novo prefeito de Curitiba deu sangue novo no Palácio 29 de Março, o clima entre o funcionalismo mudou da água para o vinho, todas as manhãs quando encontra servidores a primeira coisa que Eduardo Pimentel (PSD) faz é dar o tradicional bom dia, acompanhado de um sorriso.
Até o ano passado o clima na prefeitura era pesado e a chegada de Eduardo Pimentel afastou a aura escura presente no local depois de oito anos.
Nos primeiros 18 dias de Eduardo Pimentel o governo dele sinalizou que será voltado para consolidar a cidade como o quarto maior polo econômico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, trabalho difícil com as concorrências de Salvador e Porto Alegre.
-
Curitiba6 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Curitiba4 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Paraná6 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí
-
Norte do Estado2 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Paraná6 dias ago
Trabalhador é socorrido em estado grave após cair de telhado de shopping, em Curitiba
-
Paraná7 dias ago
Homem em suspeita de surto sobe em casa, é estrangulado e jogado do telhado no litoral do Paraná; polícia investiga
-
Polícial6 dias ago
EXCLUSIVO: Com braço quebrado e outras lesões, homem denuncia PMs por suposto excesso
-
Política Paraná4 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos