Esportes
Futebol brasileiro encerra semestre e parada pode servir pro bem ou pro mal
Nesta semana, o futebol brasileiro encerra o seu primeiro semestre. Até a próxima quinta-feira (13), serão realizadas as últimas rodadas das séries A e B do Brasileirão, que na sequência param até julho, por conta da realização da Copa América no país, o que obriga as principais competições ficarem paralisadas. Apenas as séries C e D e os torneios de base seguem sua rotina.
Ou seja, os 40 melhores clubes terão um mês praticamente para descansar seus jogadores e, principalmente, corrigir alguns erros apresentados até aqui ou melhorar o que já foi feito. Na semana que vem, os times darão folga para seus elencos, mas, a partir do dia 24, a rotina de treinos será mais intensa, ainda mais pelo que vem pela frente, com a sequência do próprio Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. Tudo isso em cinco meses.
Por isso, a parada, mesmo que obrigatória, será fundamental. Aliás, interromper o futebol tem sido uma rotina nos últimos anos. Antes, o Brasileirão parava apenas durante a Copa do Mundo, como foi em 2006 e 2010. Porém, de 2013 pra cá, com vários torneios de seleções disputados por aqui, esse intervalo virou uma constante. E normalmente mexe bem com a tabela.
Raramente uma equipe volta apresentando o mesmo desempenho após 30 dias sem jogar. Seja pro bem ou pro mal. A falta de ritmo pode fazer com que algumas peças já não rendam o mesmo, como também esse tempo pode ser fundamental para aliviar uma pressão e dar mais confiança nos treinamentos, que refletem nas partidas.
E o Trio de Ferro?
Puxando para os nossos times, Athletico, Coritiba e Paraná vão viver expectativas diferentes. Enquanto o Furacão usará estes dias para diminuir o ritmo dos jogadores, que terão que enfrentar uma segunda maratona logo em seguida, Coxa e Tricolor tentarão se encontrar no ano.
O time paranista ainda vai embalado por conta da vitória no clássico, mas ainda não engrenou na Série B e o técnico Matheus Costa terá, pela primeira vez, um período para colocar seu estilo nos treinamentos, uma vez que, desde que chegou, teve uma sequência de partidas.
Já o Alviverde precisa deste período longe dos gramados. O duelo com o Guarani, nesta terça-feira (11), pode ser decisivo pra sequência de 2019. Uma derrota pode fazer com que a comissão técnica seja toda alterada e quem chegar terá tempo para conhecer o grupo e já impor sua forma de trabalhar. Se vencer o Bugre, o técnico Umberto Louzer ganhará um fôlego para seguir no cargo e corrigir as falhas para apresentar um melhor futebol daqui em diante.
Dos três, o Rubro-Negro terá que cuidar para não perder o ritmo. No ano passado, o intervalo na Copa do Mundo serviu para que Tiago Nunes pudesse trabalhar e mudar a forma de jogar do time, que vinha cambaleando com Fernando Diniz. A equipe melhorou e terminou o ano com a conquista da Copa Sul-Americana. Agora, o treinador tem a missão de fortalecer o bom desempenho, para seguir adiante nos mata-matas da Libertadores e Copa do Brasil.
Esportes
Grêmio desperdiça três pênaltis e empata com o Palestino pela Sul-Americana
O Grêmio voltou a campo na noite desta quarta-feira e, apesar de criar boas chances e até balançar as redes em lance depois anulado, ficou apenas no empate por 0 a 0 com o Palestino-CHI, em La Cisterna, em Santiago. O resultado mantém o Tricolor na vice-liderança do Grupo F da Copa Sul-Americana, agora com quatro pontos conquistados em três rodadas.
O duelo também marcou o retorno do meia Willian, que voltou a atuar após um mês afastado por lesão. Mesmo com algumas mudanças no time e com volume ofensivo, o Grêmio esbarrou em seu próprio desperdício: foram três cobranças de pênalti consecutivas defendidas por Sebastián Pérez, todas anuladas pelo VAR por irregularidade — até que, na terceira cobrança válida, Carlos Vinícius escorregou e o goleiro chileno salvou mais uma vez.
Primeiro tempo: pênaltis perdidos e defesa salvadora de Weverton
O jogo começou intenso, com as duas equipes disputando a posse. Logo aos três minutos, Léo Perez recebeu cartão amarelo e a partida ganhou em tensão. Aos oito, Caio Paulista arrancou pela esquerda e encontrou Tetê na área, que teve a camisa puxada. O árbitro marcou pênalti, mas a história viraria novela.
Carlos Vinícius cobrou três vezes — duas invalidadas por adiantamento do goleiro — e em todas Pérez apareceu para defender. Na terceira, aos 16, o centroavante escorregou e desperdiçou mais uma oportunidade clara.
Aos 24, o Grêmio voltou a assustar. Willian recebeu a sobra após finalização abafada e bateu colocado, mandando sobre o gol. Depois disso, Dodi também levou cartão amarelo, e Palestino passou a equilibrar o jogo.
O time chileno cresceu nos minutos finais da etapa inicial e obrigou Weverton a fazer grande defesa aos 39, espalmando chute forte que ia no ângulo. Aos 43, nova chance do Palestino em cabeceio para fora.
Segundo tempo: gol anulado e vermelho no fim
No retorno do intervalo, Luís Castro mexeu na equipe com as entradas de Enamorado, Noriega e Arthur. As duas equipes passaram a trocar ataques, mas com pouca objetividade.
Weverton voltou a trabalhar aos 11 minutos, defendendo chute de fora da área. No minuto seguinte, Tetê recebeu dentro da área, bateu cruzado, mas o goleiro chileno encaixou sem dificuldades.
O Grêmio insistiu. Aos 19, Gabriel Mec arriscou para fora e, logo depois, Weverton interceptou cruzamento perigoso. As entradas de Braithwaite e Riquelme deram novo gás ao ataque gremista.
Aos 31, o jogo pareceu premiar o esforço tricolor: Enamorado fez grande jogada, a bola sobrou para Riquelme, que ajeitou e tocou para Carlos Vinícius mandar para o gol. Porém, após longa checagem do VAR, o lance foi anulado por toque no braço de Riquelme.
Aos 42 minutos, Gabriel Mec foi derrubado com força na entrada da área. O árbitro mostrou cartão vermelho direto para Fernando Meza e marcou pênalti inicialmente. Após revisão, o lance foi corrigido para falta fora da área. Viery bateu forte, mas a bola explodiu na barreira chilena.
O Grêmio ainda tentou no último lance, aos 52, com chute de Carlos Vinícius por cima, mas o placar permaneceu zerado.
Classificação e próximos compromissos
Com o empate, o Grêmio mantém a segunda posição do Grupo F. O time volta a campo na terça-feira, 5 de maio, para enfrentar o Deportivo Riestra, na Argentina, pela quarta rodada da competição.
Antes, o foco retorna ao Campeonato Brasileiro. No sábado, o Tricolor viaja a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, na Ligga Arena.
Fonte: Esportes
-
Esportes5 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro6 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Agro6 dias agoPreço do suíno cai no Brasil mesmo com exportações recordes e pressiona margens do produtor
-
Esportes7 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Brasil7 dias agoMinistério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país
-
Agro6 dias agoConsumo de diesel no Brasil deve bater recorde em 2026 com 70,8 milhões de m³, impulsionado pelo agronegócio
-
Esportes4 dias agoFlamengo atropela Atlético-MG por 4 a 0 no Brasileirão
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova obrigatoriedade de caixa eletrônico acessível para pessoa com deficiência visual
