Connect with us


Paraná

Fundepar distribui recursos à rede estadual para reforçar combate à pobreza menstrual

Publicado em

O Governo do Paraná começou a enviar em setembro aos 2.100 colégios da rede estadual uma cota extra do chamado fundo rotativo para combater a pobreza menstrual. A expectativa é atender 460 mil alunas. Os valores repassados aos gestores somam cerca de R$ 895 mil, divididos de acordo com a necessidade de cada região. A compra de produtos de higiene menstrual começou a ser feita pelos próprios diretores neste mês e alguns itens já foram entregues.

A cota especial do programa é destinada exclusivamente para a rede estadual e foi transferida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Ela foi criada com base na Lei Estadual nº 20.717/2021, que dispõe sobre a promoção da dignidade menstrual e prevenção de riscos e doenças, e é uma das ações do Estado no contexto do Paraná Rosa, que contempla uma série de ações em prol das mulheres.

Para a diretora Claudiane Erram, do Colégio Estadual Antonio Iglesias, de Ibiporã, no Norte do Estado, a cota ajuda a enfrentar os casos de estudantes que não vão para a aula porque não têm o produto de higiene em casa. “Essas meninas se sentiam inseguras por não terem absorvente e tinham medo de enfrentarem alguma emergência. Elas acabavam não se concentrando tanto quanto precisavam nas aulas. Agora, com a cota, teremos um outro cuidado sobre a segurança menstrual das nossas estudantes. A receptividade foi ótima”, disse.

Leia mais:  Unespar abre processo para turma de 2024 do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo

Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, esse recurso traz mais tranquilidade a todas as estudantes que passam por dificuldade para adquirir produtos específicos durante o período menstrual. “Com essa ação, além de devolver a dignidade às estudantes, auxiliamos no combate à evasão escolar durante o período menstrual”, complementou.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  Unespar abre processo para turma de 2024 do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Arte para Maiores promove visita mediada e oficina inspiradas em coleção asiática

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262