Connect with us


Paraná

Biblioteca Pública participa de festa literária da OAB-PR com distribuição gratuita de livros

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) vai participar nos dias 25 e 26 (sábado e domingo) da primeira edição da FLAP – Festa Literária da Advocacia Paranaense. O evento, promovido pela OAB Paraná, acontecerá no Museu Oscar Niemeyer, com acesso gratuito para todos os públicos.

A BPP terá um espaço montado nos dois dias de programação, onde os visitantes poderão, gratuitamente, retirar livros do acervo e ter acesso às obras editadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) por meio do Edital Outras Palavras. Ao todo, foram publicados 157 títulos de escritoras e escritores paranaenses.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo no Paraná, o Edital Outras Palavras investiu quase R$ 2 milhões para fomentar a produção editorial independente no Estado. Desenvolvido para fortalecer a cadeia produtiva do livro, o edital teve como foco autores e editoras independentes, que atuam fora dos grandes circuitos comerciais.

A presença na FLAP representa não só uma oportunidade de visibilidade nacional para esses autores, mas também um reconhecimento da diversidade e vitalidade da literatura produzida no Paraná. 

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a parceria com o evento reforça o compromisso do Governo do Paraná com a valorização e a difusão cultural. “É uma honra para o Governo do Paraná e para a Secretaria da Cultura participarem desta grande celebração. Dois dos nossos importantes equipamentos culturais estão diretamente envolvidos: o Museu Oscar Niemeyer, que será a casa desta primeira edição, e a Biblioteca Pública do Paraná, que levará ao público diversas de suas iniciativas”, afirmou.

Leia mais:  Projeto Bancas Itinerantes do Detran-PR chega a Jaguapitã e São João do Ivaí

Luiz Felipe Leprevost, diretor da BPP, ressalta a importância do evento. “A FLAP é uma iniciativa brilhante da OAB para fortalecer a cena literária e a troca de experiências. É um ganho enorme para o Paraná haver por aqui esta festa”.

Outro destaque da participação da BPP será a apresentação de publicações fac-símiles do emblemático jornal “Nicolau”. Editado entre os anos de 1987 e 1996, o suplemento literário, tipicamente paranaense, foi e segue sendo referência no campo dos suplementos culturais no país inteiro.

O “Nicolau” era um caldeirão de textos de gêneros diversos, assinados por grandes nomes emergentes, na época, e autores consagrados. Em pouco mais de nove anos, teve 60 edições com assuntos que incluíam a própria literatura, música, poesia, histórias em quadrinhos e charges. 

SOBRE A FESTA – Idealizada pela OAB Paraná, a FLAP nasce com a proposta de ir além do universo jurídico e se consolidar como um espaço plural de encontro entre leitores, autores e diferentes manifestações culturais.

Estão confirmadas as presenças de oito editoras e mais de 20 autores, dentre eles Sérgio Rodrigues, Mary Del Priori, Tati Bernardi, Alice Ruiz, Marcos Bruzzi, Caetano Galindo, Cristóvão Tezza, Marilene Felinto, Luci Collin, Luis Henrique Pellanda, Carlos Machado, Estrela Leminski, Ana Suy e, no encerramento da festa, uma peça apresentada por Gregório Duvivier.

Leia mais:  Saúde alerta sobre os riscos de queda de idosos; foram 13 mil casos no Paraná em 2025

Eles estarão nas conversas com leitores, nas sessões de autógrafos e demais atividades culturais da programação – rodas de leitura, números musicais, atividades artísticas para crianças e muito mais.

“A OAB Paraná apresenta essa festa no MON e não haveria lugar melhor. Aperfeiçoar a cultura é missão da OAB, prevista no nosso Estatuto”, destaca o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira, frisando que serão dois dias para viver a literatura em sua forma mais pura, com espaço para diferentes gêneros, estilos e vozes.

A proposta da FLAP é deliberadamente ampla. “Embora promovida pela OAB Paraná, não é uma festa somente para a advocacia. Também não é jurídica. Vamos homenagear a cultura, a literatura, a música. É uma festa para todos, é uma festa para a cidade de Curitiba”, explica a procuradora-geral da OAB Paraná, Marion Bach, que integra o comitê organizador do evento e realiza a curadoria da festa, juntamente com Guilherme Shibata. 

Serviço:

FLAP – Festa Literária da Advocacia Paranaense (primeira edição)

Sábado (25/04), das 10h às 20h

Domingo (26/04), 10h às 18h 

Local: Salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR recomenda que Município de Icaraíma adote medidas urgentes para a realização de melhorias na Unidade Básica de Saúde do distrito de Porto Camargo

Published

on

O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa ao prefeito de Icaraíma, no Noroeste do estado, para que sejam adotadas providências para a regularização da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Porto Camargo, distrito do município. A recomendação decorre de apuração conduzida pela Promotoria de Justiça de Icaraíma, que constatou graves irregularidades e a precariedade da infraestrutura, das instalações elétricas e das condições sanitárias da unidade.

Áudio do Promotor de Justiça Rafael Vittorazze Azola

Vistoria técnica conduzida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e pela equipe técnica da 12ª Regional de Saúde de Umuarama concluiu que a atual estrutura da unidade representa grave ameaça à segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, em razão da existência de rachaduras profundas e infiltrações. Além disso, o estabelecimento não possui cadastro junto ao CRM-PR nem conta com médico responsável técnico.

A Promotoria de Justiça recomenda que seja apresentado em até 15 dias um plano de ação formal para a reestruturação da UBS, assinado por profissionais habilitados de engenharia civil e de gestão em saúde, além de projetos executivos de engenharia e um cronograma físico-financeiro detalhado para a reforma e adequação ou reconstrução do prédio.

Leia mais:  Saúde alerta sobre os riscos de queda de idosos; foram 13 mil casos no Paraná em 2025

Serviços sem interrupção – Para que seja assegurada a manutenção dos serviços prestados à população, deverá ainda ser estruturado e formalizado um fluxo temporário para atendimento aos moradores de Porto Camargo durante todo o período de interdição da UBS. O local físico escolhido para o atendimento provisório deverá preencher os requisitos mínimos de salubridade, higiene, conforto e segurança exigidos pela Vigilância Sanitária e pelo CRM. Outra medida que deverá ser observada é a oferta de transporte sanitário gratuito e seguro para o deslocamento de pacientes que necessitem de atendimento na sede do município ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O prazo concedido para as adequações necessárias foi de 15 dias. Em caso de não atendimento às medidas indicadas, poderão ser adotadas pela Promotoria de Justiça as medidas judiciais cabíveis, entre elas, a proposição de ação civil pública.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262