Connect with us


Paraná

Frio intenso chega ao Paraná e cidades registram sensação térmica negativa

Publicado em

Redação Bem Paraná

O frio intenso chegou ao Paraná. Na noite de quinta-feira (dia 4) para sexta-feira (dia 5) foi registrada sensação térmica negativa em pelo menos duas cidades do Estado, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Inácio Martins, na região centro-sul, os termômetros marcaram 4,1ºC, mas a sensação térmica foi de – 1,1ºC.

No sudoeste do estado, em Clevelândia, a sensação térmica foi de – 1,8ºC, enquanto os termômetros registraram 4,2ºC.

Considerada a cidade mais fria do Paraná, Palmas teve 2ºC nos termômetros e sensação térmica de 0ºC. Palmas fica no sudoeste do estado.

Até o momento, não há registro de geadas no Paraná.

CAPITAL
A temperatura em Curitiba chegou a 6º C, segundo o Climatempo, nessa sexta-feira pela manhã. A previsão é de máxima de 14º C na capital paranaense nessa sexta-feira, entre o meio-dia e as 14 horas.

O frio mais intenso deve chegar até a noite desta sexta-feira (5) a Curitiba, quando a previsão é de 4ºC. Sábado a mínima deve bater em -1ºC e geada em todo o Paraná.

Leia mais:  467 mulheres fazem parte da nova turma de policiais militares no Paraná

Em Curitiba, a temperatura negativa (-1ºC) está prevista para o período entre as 4 e as 6 horas da manhã de sábado.

Comentários Facebook

Paraná

Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( 22.766/2025 ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.

Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.

“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.

Leia mais:  Museu Oscar Niemeyer promove exposição do artista Delson Uchôa

O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções. 

Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos. 

O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.

Leia mais:  Veja como é a atuação do deputado Douglas Fabrício no Paraná

CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262