Agro
Finalmente liberados os R$ 12 bilhões para renegociar dívidas rurais
Após muitas expectativas e revisões técnicas, o impasse foi encerrado e o governo federal confirmou nesta terça-feira (28.10) a liberação dos R$ 12 bilhões em crédito para renegociação de dívidas rurais. A medida, oficializada no Diário Oficial da União, amplia para 1.436 o número de municípios habilitados, contemplando produtores de diversas regiões afetados por perdas climáticas nos últimos anos.
A linha, gerenciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sob autorização da Medida Provisória 1.314/2025, oferece taxas subsidiadas entre 6% e 10% ao ano, prazo de pagamento de até nove anos e condições especiais para municípios em situação de calamidade ou emergência.
Segundo o BNDES, desde 16 de outubro os protocolos de solicitação operam normalmente em 47 instituições financeiras, e os dados utilizados seguem metodologia da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE.
O banco promete divulgar em breve um balanço detalhado das operações já contratadas e prevê a redistribuição dos recursos remanescentes em até 60 dias, conforme regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A ampliação da lista de municípios foi um dos pontos centrais do programa. A relação atualizada, publicada nesta terça-feira, integra cidades que tiveram perdas mínimas de 20% nas principais atividades agrícolas, especialmente no Rio Grande do Sul, onde sucessivas emergências flexibilizaram o acesso ao crédito.
Lideranças do setor avaliam que a medida traz alívio para a recomposição financeira e estabilidade das cadeias produtivas, mitigando o impacto das adversidades climáticas recorrentes no campo.
Fonte: Pensar Agro
Agro
Demanda por soja pode crescer 72% com avanço do biodiesel no Brasil
Biodiesel deve impulsionar demanda por soja no país
O aumento do uso de biodiesel no Brasil deve provocar uma forte expansão na demanda por soja nos próximos anos. Levantamento da Aprosoja-MS aponta que o consumo da oleaginosa destinada à produção do biocombustível pode crescer significativamente até 2035.
De acordo com o estudo, a demanda nacional por soja para biodiesel deve saltar de 43,2 milhões para 74 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 72% no período.
Mato Grosso do Sul pode ganhar uma “nova safra” para energia
No recorte regional, o crescimento também é expressivo. Em Mato Grosso do Sul, a demanda por soja destinada ao biodiesel deve subir de 3,45 milhões de toneladas em 2025 para 5,92 milhões de toneladas em 2035.
O aumento de 2,47 milhões de toneladas equivale, na prática, a uma nova safra média estadual voltada exclusivamente para o setor energético.
Soja domina produção de biodiesel no Brasil
Atualmente, cerca de 70% do biodiesel produzido no país utiliza óleo de soja como matéria-prima, segundo dados da Abiove. Esse cenário reforça a forte conexão entre o agronegócio e o setor energético, tendência que deve se intensificar na próxima década.
Cadeia agroindustrial tende a se fortalecer
Para o analista de economia da Aprosoja-MS, Mateus Fernandes, o avanço do biodiesel representa uma oportunidade estratégica para o setor.
Segundo ele, o aumento da demanda por matéria-prima pode estimular investimentos em capacidade de processamento, infraestrutura logística e armazenagem, além de ampliar as opções de comercialização para os produtores rurais.
Processamento de soja deve crescer no estado
Com o avanço do consumo interno, a tendência é de maior industrialização da soja dentro de Mato Grosso do Sul. A capacidade de processamento no estado deve passar de 15,5 mil para 18 mil toneladas por dia, crescimento de aproximadamente 16%, conforme dados compilados pela Aprosoja-MS com base na Abiove.
Área plantada pode avançar até 2035
Para atender à demanda exclusiva do biodiesel, a área cultivada com soja no estado pode crescer de 1,08 milhão para 1,84 milhão de hectares até 2035.
Atualmente, a produtividade média em Mato Grosso do Sul é de 53,4 sacas por hectare, equivalente a cerca de 3,2 toneladas, considerando a média dos últimos dez anos.
Aumento da mistura de biodiesel reforça tendência
A possível elevação da mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 17% já em 2026 deve acelerar esse movimento. Nesse cenário, o Brasil passaria a demandar cerca de 14,6 bilhões de litros de biodiesel por ano, frente aos aproximadamente 12 bilhões atuais.
Para atender esse volume, seriam necessárias cerca de 52,4 milhões de toneladas de soja, um incremento de 9,2 milhões de toneladas.
No caso de Mato Grosso do Sul, a demanda poderia atingir 4,19 milhões de toneladas, ante os atuais 3,45 milhões.
Perspectiva é de expansão integrada entre campo e energia
O avanço do biodiesel no Brasil consolida a soja como uma das principais matérias-primas do setor energético renovável. A expectativa é de crescimento integrado entre produção agrícola e indústria, ampliando oportunidades ao longo de toda a cadeia e reforçando o papel estratégico do país na transição energética global.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
Educação7 dias agoDesempenho de cotistas na graduação é superior à média
-
Agro6 dias agoInadimplência no crédito rural atinge recorde e reforça necessidade de gestão financeira no campo
-
Agro7 dias agoAgrotins volta em maio e consolida vitrine de tecnologia no Norte
-
Paraná7 dias agoFrancisco Zanicotti é reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná
-
Entretenimento5 dias agoCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Esportes4 dias agoCruzeiro vira para cima do Bragantino e sai da lanterna no Brasileirão
-
Esportes5 dias agoGrenal sem graça termina zerado no Beira-Rio e frustra torcidas gaúchas
-
Educação7 dias agoMEC debate implementação da BNCC Computação
