Paraná
Fim de semana segue com calorão e pancadas de chuva no Paraná, prevê Simepar
O calor segue no Paraná no último fim de semana de 2025. Na região Leste do estado as temperaturas estão acima da média há pelo menos quatro dias, e a sensação térmica no Litoral, devido ao excesso de umidade, está ainda maior. O calor e a umidade serão combustível para pancadas de chuva localizadas, de curta duração, em várias regiões do estado.
Cidades como Curitiba, Fazenda Rio Grande, Cerro Azul, Pinhais, Lapa e Irati já registram desde o dia 22 temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da temperatura máxima média para o mês de dezembro. Em Curitiba, por exemplo, a máxima média para dezembro é de 26,5°C, e as máximas desde o dia 22 estão acima dos 31°C. A capital registrou nesta quarta-feira a temperatura mais alta de 2025 até o momento: 32,3°C.
Outras cidades também registraram nesta semana a temperatura mais alta de 2025: Na quinta-feira (25) Irati chegou a 33,8°C; Lapa e Jaguariaíva a 33,1°C, e Ventania (INMET) a 31°C. Na quarta-feira Antonina chegou a 38,6°C, Cerro Azul a 39,4°C, Fazenda Rio Grande a 32,2°C, Pinhais a 34,3°C, Guaraqueçaba a 38,8°C, Colombo (INMET) a 32,9°C e Morretes (INMET) a 39,5°C.
O cálculo de índice de calor, que aponta a sensação térmica levando em consideração a temperatura registrada no termômetro e a umidade presente na atmosfera, chegou a 47°C em algumas cidades do litoral na véspera de Natal, e a previsão é de que siga na casa dos 40°C neste fim de semana no período da tarde.
Nesta sexta-feira (26), os valores no termômetro ficam em torno de 33°C em Guaratuba e Matinhos, 37°C em Antonina e Morretes, 32°C na capital, 37°C entre Loanda e Querência do Norte, 36°C em Capanema, 31°C em Guarapuava e 32°C em Ponta Grossa.
“A partir da tarde temos previsão de chuvas de curta duração, chuva bem típica de verão, que já tem acontecido ao longo da semana e continua nesta sexta-feira. Por vezes essas chuvas vêm para refrescar, amenizam momentaneamente o calor, mas logo depois que a chuva passa já temos aberturas de sol novamente e fica muito abafado. Isso é corriqueiro durante o verão e está bem clássico”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Foi o que ocorreu em Curitiba na quinta-feira. A chuva foi bem localizada, atingindo cerca de 10 mm em menos de uma hora na estação meteorológica do Simepar, no Jardim das Américas, e também na estação meteorológica do Cajuru, da Prefeitura Municipal, enquanto nenhuma gota de chuva foi registrada em outras estações da prefeitura, como nos bairros Boa Vista e Boqueirão.
FIM DE SEMANA – A situação segue muito parecida no fim de semana. O calor continua sábado e domingo, com temperaturas ultrapassando os 30°C em quase todo o estado e chuva localizada, de curta duração, entre a tarde e a noite.
“As temperaturas só ficarão mais amenas nos últimos dias do ano. Entre os dias 30 e 31 teremos uma passagem de frente fria pelo Sul do Brasil, e com o tempo mais instável e chuvoso as temperaturas voltam à normalidade. Continuaremos com tempo muito abafado, mas não com esse calor excessivo dos últimos dias. Teremos temperaturas mais próximas da média climatológica”, explica Lizandro.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem
Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.
Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.
Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”.
CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida.
A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.
NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.
Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.
VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.
Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro6 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Agro6 dias agoExportação recorde em maio injeta R$ 1,77 bilhão no campo e estanca queda
-
Agro6 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Esportes5 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Educação6 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova critérios para colação de grau antecipada em universidades
-
Agro6 dias agoExportações do agro atingem R$ 29,6 bilhões o primeiro quadrimestre
