Connect with us


Paraná

Evento na Secretaria da Cultura com povos ciganos promove discussão sobre igualdade

Publicado em

Em comemoração ao Dia Estadual dos Povos Ciganos (23 de setembro), a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) recebeu, na tarde desta sexta-feira (22), uma performance de dança acompanhada por um bate-papo educativo. A apresentação contou com a participação de Cláudio Iovanovitchi, do grupo étnico Rom, e a esposa do artista, a atriz e dançarina Neiva Camargo. O objetivo do evento foi valorizar a cultura cigana e conscientizar o público sobre a questão de igualdade e combate à discriminação.

O evento foi realizado na Sala Adalice Araújo, em Curitiba, espaço de arte público da SEEC, para dezenas de colaboradores da secretaria.

No Paraná, o Dia dos Povos Ciganos foi instituído pela Lei 12.873/2000, antecedendo a lei federal que estabeleceu a data em nível nacional, em 2006. A comemoração relembra e chama atenção para as violências, os rótulos e os preconceitos contra os povos ciganos e manifesta a luta das sociedades e etnias que a compõem.

Iovanovitchi, também conhecido como “Cigano” no meio cultural, falou alguns minutos sobre os grupos étnicos enquanto Neiva Camargo performou uma dança tradicional. Ao final do evento, os artistas convidaram o público para um bate-papo sobre a cultura dos povos ciganos.

Leia mais:  Com 42 medalhas, Paraná ocupa terceira posição nos Jogos da Juventude 2023

“É um momento de inclusão, até porque a inclusão cigana é irreversível”, afirmou Cláudio Iovanovitchi, que se diz otimista pelo futuro dos povos ciganos no Brasil. “Vemos que o Estado do Paraná avança na questão cigana, tanto a SEEC quanto a Semipi [Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa] têm vários projetos de inclusão cigana. É um exemplo para o Brasil”.

A denominação “cigano” se refere a diversas etnias e ao longo dos anos ganhou conotação pejorativa. Existem três grandes grupos: Calon, Rom e Sinti. No Paraná há registro das duas primeiras. Cada um desses grupos étnicos possui costumes próprios, língua nativa e especificidades.

No Brasil, cerca de 800 mil pessoas se identificam como ciganos, de acordo com o IBGE – é a terceira maior população cigana do mundo, atrás da Romênia e Estados Unidos.

Ao longo da história, os povos ciganos enfrentaram uma série de atos de discriminação e violência, incluindo a escravidão na Europa e o Holocausto na Segunda Guerra Mundial. Até hoje, as pessoas identificadas como “ciganas” sofrem com a presença marcante de preconceito racial.

Leia mais:  Centrais da Sanepar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná abrem sexta-feira

Datas nacionais e internacionais de celebração e luta pelos direitos dos povos ciganos:

08/04 – Dia Internacional dos Povos Ciganos

16/05 – Dia da Resistência Romani

24/05 – Dia Nacional dos Povos Ciganos

02/08 – Dia em Memória do Holocausto – Porrajmos

23/09 – Dia Estadual dos Povos Ciganos – Paraná

05/11 – Dia Internacional da Língua Romani

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Programa Sanepar Perto de Você leva serviços, lazer e educação a moradores da Lapa

Published

on

Em sua 8ª edição, o Programa Sanepar Perto de Você chegou nesta sexta-feira (31) ao município da Lapa, reunindo moradores que puderam aproveitar a oferta de serviços da Companhia e diversas atividades culturais e de lazer. Também estavam no evento estudantes de sete escolas da cidade que participaram de brincadeiras, jogos e outras ações de educação ambiental e orientações sobre serviços de água e esgoto. A programação aconteceu no Ginásio de Esportes Raul Siqueira.

“Esse programa demonstrou seu potencial de aproximação com a comunidade, por meio dos serviços da Sanepar, e se renova a cada nova parceria com as prefeituras para realizá-lo. Estou muito feliz em estar hoje na minha cidade, trazer a Sanepar ainda mais perto dos lapeanos e mais uma vez cumprir nosso propósito, que é o de prestar um serviço que é de saúde pública e inclusão social”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ao lado do prefeito da cidade, Diego Ribas.

O objetivo do Sanepar Perto de Você é fortalecer o vínculo da Companhia com as comunidades. O programa já passou por Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Contenda, Porto Amazonas, Morretes, Rolândia e Carambeí.

Leia mais:  Com investimento de R$ 375 mil, DER-PR reforça sinalização viária em trecho da PR-554

HIDRATAÇÃO E SERVIÇOS – No evento, a Sanepar distribuiu copos d’água para a hidratação dos participantes; disponibilizou, dentro do ginásio, um totem de autoatendimento para os clientes e atendimento presencial de sua ouvidoria; entregou kits de higiene dental infantil; apresentou maquetes de saneamento rural e das nascentes e o Laboratório Móvel.

Também mostrou como funciona um hidrômetro e de que forma atua o robô de telediagnóstico. O espaço recebeu, ainda, uma exposição itinerante sobre a história do saneamento. O Rotary Sanepar levou jogos e cesta de arremesso.

Em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná e Governo do Estado, a Sanepar levou o Projeto Tampinhas, de arrecadação de tampas de produtos como garrafas pet.

As crianças receberam cadernos de atividades, livros para colorir, quebra-cabeças e se divertiram com os bonecos Sane, Super Homem Rotariano, Tampinha, Zé Gotinha, Maria Gotinha, Chaves, Chiquinha, Coelho e Dinossauro.

SERVIÇOS MUNICIPAIS – Os participantes também tiveram acesso a serviços da Prefeitura da Lapa, nas áreas de Saúde (médicos, enfermeiras, agentes de saúde, fisioterapeuta, vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, diabetes); serviços de cidadania; os projetos Veterinário Mirim; Caravana da Alegria-Palhaços, com o teatro Arara Azul.

Leia mais:  Com 42 medalhas, Paraná ocupa terceira posição nos Jogos da Juventude 2023

A comunidade também apresentou seus talentos, como o Coral Cantarte infantil, a Fanfarra Municipal, o Coral dos Idosos Vida Saudável; o Projeto Aulas de Violão e equipes de capoeira e boxe.

HOMENAGENS – Com a finalidade de registrar o reconhecimento por suas contribuições cidadãs ao município da Lapa, a Sanepar concedeu certificado de mérito ao prefeito Diego Ribas, à atleta local Amanda Oliva, vencedora do Sul-Americano de Kung Fu; e ao estilista criador do Museu da Lapa, Ney Souza.

O PROGRAMA – O Sanepar Perto de Você é coordenado por Mario Celso Cunha que avaliou a iniciativa como cada vez mais próxima da sociedade. “Aqui, na Lapa, esse objetivo foi alcançado, trazendo alegria e informações sobre saneamento e água, sinônimo de vida”, disse.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Júnior, ressaltou a importância do programa. “Demonstra que a Sanepar sempre está próxima do povo. Cumpre as diretrizes do Governo do Estado em conhecer e atender a realidade dos municípios, buscando saúde para a população”.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262