Connect with us


Paraná

Estado publica classificação final do PSS para o sistema socioeducativo do Paraná

Publicado em

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) divulgou a classificação final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) que visa a contratação de 589 agentes socioeducativos. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (27), representa a conclusão de uma fase decisiva do processo seletivo e o início de uma nova etapa na trajetória dos candidatos aprovados. Agora, eles avançam para o Curso de Formação Especial, etapa obrigatória que será conduzida pela Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), da Seju.

Com carga horária de 120 horas, a formação foi estruturada para preparar os futuros agentes para os desafios da função, aliando conhecimento técnico e atuação humanizada. Entre os conteúdos abordados estão o arcabouço regulatório da socioeducação, normas de segurança e resolução pacífica de conflitos, além de temas fundamentais como a promoção da dignidade humana.

“Essa é uma providência muito aguardada e que foi solucionada para resolver o problema de pessoal. Lembrando que aumentaremos as vagas nos Censes e isso fará muita diferença dentro do sistema socioeducativo”, disse Nivaldo Ramos, diretor-geral da Secretaria da Justiça e Cidadania. 

Leia mais:  Abertas as inscrições do curso de smartphone para idosos promovido pela Celepar e Alep

FORTALECIMENTO – Segundo Gerson Faustino Rosa, diretor de Justiça da Seju, o processo seletivo simplificado fortalece o quadro de recursos humanos nas 28 unidades socioeducativas. “O PSS vem para aprimorar o atendimento de todos os adolescentes durante o cumprimento das respectivas medidas. Além disso, nos permitirá ampliar o atendimento e as vagas de internação e de semiliberdade em todo o Estado do Paraná”, afirmou. 

A Seju orienta que os classificados fiquem atentos aos canais oficiais para acompanhar as próximas etapas, incluindo a convocação e as instruções para participação no curso de formação.

SISTEMA SOCIOEDUCATIVO –  O Paraná tem 19 Centros de Socioeducação e nove Casas de Semiliberdade administradas pela Secretaria da Justiça e Cidadania. Essa rede atende meninos e meninas com medidas privativas de liberdade em todo o Estado. As políticas baseiam-se nos princípios da proteção integral e da prioridade absoluta do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, a partir da articulação de ações de prevenção de fatores de risco, promoção de fatores de proteção e formação intelectual e profissional.

Leia mais:  Parceria internacional do IAT permite pesquisa de campo com árvores nativas da Ilha do Mel

Confira os Editais de classificação: classificação para ampla concorrência; classificação vagas afro, classificação vagas PCD.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná cria núcleo especializado do Gaeco para enfrentamento da criminalidade fiscal organizada

Published

on

O Ministério Público do Paraná instituiu nesta semana o Núcleo Especializado Fiscal (NEF), estrutura vinculada ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) voltada ao enfrentamento qualificado da criminalidade fiscal organizada no estado. A criação do novo núcleo foi formalizada por meio da Resolução nº 5999/2026, assinada na terça-feira, 26 de maio, pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti. O NEF terá atuação estadual e atribuição especializada para investigação e adoção de medidas judiciais relacionadas a infrações penais praticadas por organizações criminosas ou grupos similares na área fiscal e tributária, incluindo crimes de lavagem ou ocultação de bens, falsidades documentais e delitos correlatos. 

“O enfrentamento à criminalidade organizada exige atuação cada vez mais técnica, integrada e especializada, especialmente diante da sofisticação das fraudes fiscais estruturadas. Assim, a criação do NEF fortalece a capacidade investigativa do Ministério Público do Paraná e amplia nossa atuação estratégica na identificação de organizações criminosas, no rastreamento de ativos e na recuperação de recursos desviados da sociedade”, destaca o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.

A importância da iniciativa também é destacada pela diretora da Receita Estadual do Paraná, Suzane Gambetta, para quem a criação do núcleo fortalece a união de esforços entre a Receita Estadual, o Ministério Público e as forças policiais do Paraná no combate a grupos que atuam à margem da lei, causam prejuízos ao Estado e alimentam outras práticas criminosas. “Com esse trabalho conjunto, vamos atingir o crime organizado em um de seus pontos mais sensíveis: o bolso”, afirma.

Leia mais:  Sanepar abre Centrais de Relacionamento em todo o Paraná neste sábado

Atribuições – Conforme a resolução, a criação do núcleo considera a necessidade de fortalecimento da atuação integrada e permanente entre o Ministério Público e os órgãos responsáveis pela persecução penal, especialmente diante da crescente complexidade das fraudes fiscais estruturadas vinculadas ao crime organizado. O documento também destaca a importância da adoção de estratégias investigativas proativas, integradas e baseadas em inteligência, além da identificação e recuperação de ativos obtidos ilicitamente. 

Entre as atribuições do NEF estão a instauração e condução de procedimentos investigatórios próprios, o rastreamento e a análise de fluxos financeiros, a identificação de patrimônio relacionado às infrações investigadas e a adoção de medidas assecuratórias patrimoniais. 

Estrutura – O núcleo atuará de forma integrada com órgãos públicos, como a Secretaria de Estado da Fazenda e as Polícias Civil, Militar e Científica, além de fomentar o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e metodologias voltadas ao combate à criminalidade fiscal organizada. A estrutura operacional será composta por membros, servidores e residentes jurídicos do Ministério Público, além de auditores fiscais da Secretaria da Fazenda, peritos da Polícia Científica e integrantes das Polícias Civil e Militar. 

Leia mais:  Saúde alerta sobre os riscos de queda de idosos; foram 13 mil casos no Paraná em 2025

A resolução prevê ainda a possibilidade de atuação coordenada entre o NEF, o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) e o Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), inclusive em regime de força-tarefa, para o enfrentamento integrado de ilícitos nas esferas criminal e extrapenal.

Esse é o 11º núcleo do Gaeco do MPPR e o primeiro com atuação temática e atribuição estadual. Os outros dez núcleos são regionais e estão estrategicamente distribuídos pelo Paraná para garantir atuação descentralizada no combate ao crime organizado, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Francisco Beltrão, Paranaguá e Umuarama.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262