Connect with us


Paraná

Estado promove encontro com vereadores para fortalecer o turismo nos municípios

Publicado em

A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) realiza na terça-feira (18) o Legislatur – Conexão Vereadores do Turismo, encontro voltado à integração entre o Poder Público estadual e o Legislativo municipal. O evento acontecerá em Curitiba e reunirá vereadores de todas as regiões do Paraná, com o objetivo de apresentar programas da Setu e estimular a elaboração de proposições legislativas voltadas ao fortalecimento do turismo local e regional.

Os participantes terão acesso a painéis e debates sobre temas ligados ao desenvolvimento turístico, como participação social, valorização da cultura, percepção e preservação de atrativos locais. O legislativo municipal, via proposições, pode estimular essas boas práticas. Também será abordada a Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico do Estado do Paraná (Darit), certificação criada pelo Governo do Estado para reconhecer e incentivar iniciativas de relevância turística nos municípios.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, a aproximação com os legislativos municipais é essencial para ampliar a base de apoio às políticas públicas do setor. “O turismo é um vetor de desenvolvimento que depende da ação conjunta entre Estado e municípios. Queremos que os vereadores conheçam os programas da Setu e proponham leis que facilitem o crescimento sustentável da atividade turística em cada cidade. O Legislatur será um espaço de diálogo e aprendizado para que o turismo continue gerando emprego, renda e qualidade de vida no Paraná”.

Leia mais:  Obra com recursos do Estado, Biblioteca Central da UEL chega a 85% de conclusão

O diretor-geral da Setu, Jefferson Abade, reforça que a iniciativa busca fortalecer o vínculo entre os representantes municipais e o planejamento estratégico do Estado. “O Legislatur foi pensado para aproximar os vereadores, prefeitos e gestores municipais, mostrando como o turismo pode se tornar uma pauta permanente nas câmaras. Vamos discutir proposições, trocar experiências e fomentar ideias que transformem o turismo em um instrumento de desenvolvimento local”, afirma.

Entre os temas em destaque está a Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico, instituída pelo Decreto nº 10.256/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A certificação permite que empreendimentos públicos ou privados de relevância turística recebam apoio e investimentos do Governo do Estado, desde que atendam aos critérios técnicos estabelecidos pela Setu.

De acordo com Paranhos, a Darit representa um marco para a consolidação do turismo regional. “Com a declaração, garantimos segurança jurídica e direcionamento de recursos para os atrativos que valorizam as vocações de cada território paranaense. É uma ferramenta que fortalece o comércio e investimentos do Governo do Estado, desde que atendam aos critérios técnicos estabelecidos pela Setu.

Leia mais:  Governo lança sistema digital para a gestão de Bacias Hidrográficas do Paraná

De acordo com Paranhos, a Darit representa um marco para a consolidação do turismo regional. “Com a declaração, garantimos segurança jurídica e direcionamento de recursos para os atrativos que valorizam as vocações de cada território paranaense. É uma ferramenta que fortalece o comércio local, estimula o empreendedorismo e amplia o potencial turístico do Estado”, conclui o secretário.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelas câmaras municipais AQUI. Os participantes receberão certificado de presença.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Equipes do Brasil atuam contra o tempo para localizar sobreviventes na Venezuela

Published

on

Os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) que fazem parte da equipe brasileira de busca e resgate seguem atuando contra o tempo para localizar sobreviventes sob os escombros deixados pelo terremoto que atingiu a Venezuela na última quarta-feira (24). Na região de La Guaira, no litoral venezuelano, os bombeiros trabalham em turnos operacionais de 12 horas, com paradas apenas para hidratação devido ao calor intenso, concentrando esforços na localização de vítimas que ainda possam estar vivas em estruturas colapsadas.

Desde a chegada ao país, na noite de sexta-feira (27), a missão brasileira – coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – atua em uma das áreas mais afetadas pelo desastre. As equipes realizam o reconhecimento das edificações atingidas, avaliam a estabilidade das estruturas e empregam cães de busca e equipamentos especializados para localizar e sinalizar possíveis vítimas sob os escombros, orientando as operações de resgate.

O DESAFIO DAS BUSCAS – Mesmo cinco dias após o terremoto, ainda existe a possibilidade de encontrar sobreviventes. De acordo com o CBMPR, o desabamento de edificações pode formar os chamados “espaços vitais” — pequenos vazios criados entre lajes, vigas e outros elementos estruturais que permitem a sobrevivência de pessoas soterradas. Nesses casos, vítimas com poucos ferimentos podem permanecer vivas por vários dias, desde que consigam respirar, embora o risco aumente com o passar do tempo em razão da desidratação e do esgotamento físico.

Por isso, as equipes concentram os esforços no emprego de cães de busca e de equipamentos especializados capazes de localizar vítimas que permanecem em áreas profundas das estruturas colapsadas. Segundo o líder da equipe paranaense na missão, tenente-coronel Ícaro Gabriel Greinert, as vítimas de mais fácil localização já foram resgatadas pelas equipes venezuelanas nos primeiros dias após o desastre e, agora, o trabalho das equipes internacionais é muito mais técnico e demorado.

“As vítimas superficiais normalmente já foram retiradas pelas equipes locais. Nós entramos em uma fase de busca técnica no interior das edificações colapsadas. São manobras demoradas, prédio por prédio, utilizando cães e equipamentos especializados para localizar pessoas que possam estar em espaços vitais sob os escombros”, explica.

Leia mais:  Judiciário recebe denúncia do MPPR contra dois agentes da polícia judiciária lotados na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da capital

Além da complexidade das buscas, os bombeiros também enfrentam riscos constantes durante a operação. Antes de entrar nas estruturas colapsadas, as equipes precisam estabilizar e escorar os escombros para reduzir o risco de novos desabamentos, permanecendo atentas à ocorrência de tremores secundários.

“Hoje tivemos um tremor secundário de magnitude 5,1 que conseguimos sentir durante a operação. Quando você está no interior dos escombros, qualquer movimentação pode provocar um novo colapso sobre os bombeiros. Por isso trabalhamos sempre com escoramentos e protocolos rigorosos de segurança”, afirma o bombeiro.

CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO – A área mais atingida pelo terremoto se estende por aproximadamente 60 km entre Caracas e o litoral venezuelano. Segundo o tenente-coronel Gabriel Greinert, em alguns pontos da região turística de La Guaira há edifícios de 10 a 15 pavimentos completamente destruídos, tornando a operação ainda mais complexa.

Atualmente, cerca de 30 equipes internacionais participam das operações de busca e resgate, organizadas em diferentes setores de atuação, e a força-tarefa brasileira esteve entre as primeiras a chegar ao país para reforçar os trabalhos.

“O deslocamento aqui é muito difícil por causa dos escombros. Levamos mais de uma hora para percorrer poucos quilômetros. Não há energia elétrica na região, existe dificuldade para conseguir combustível e praticamente todas as famílias foram afetadas. As pessoas estão dormindo nas ruas porque muitas casas desabaram ou ficaram comprometidas. É um sentimento de muita tristeza, mas também de gratidão entre aqueles que conseguiram sobreviver”, relata o oficial.

Segundo ele, apesar da atuação das equipes locais desde os primeiros momentos após o terremoto, o cenário ainda é de grande impacto humanitário. “Todos perderam alguém, seja um familiar, um amigo ou um conhecido. Ainda há um grande trabalho sendo realizado pelas autoridades locais para atendimento às vítimas e apoio à população”, afirma.

Leia mais:  Governo lança sistema digital para a gestão de Bacias Hidrográficas do Paraná

PLANEJAMENTO OPERACIONAL – A missão brasileira foi mobilizada para permanecer na Venezuela por até 15 dias. O planejamento prevê que os dez primeiros sejam dedicados às buscas por sobreviventes em estruturas colapsadas. A partir desse período, conforme a evolução do cenário, as equipes poderão passar a atuar em ações de apoio humanitário à população afetada.

MISSÃO BRASILEIRA – A mobilização teve início poucas horas após o terremoto que atingiu a Venezuela. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná enviou dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de quatro toneladas de equipamentos especializados. Eles se reuniram aos demais integrantes da missão brasileira em São Paulo, de onde decolaram para o país afetado em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, 44 brasileiros embarcaram na missão, incluindo bombeiros, equipes de apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais da área da saúde.

Os bombeiros paranaenses integram a BRA-01, equipe brasileira especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), formada pelos Corpos de Bombeiros Militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais e em processo de certificação internacional junto ao Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

A participação do Paraná na equipe brasileira é resultado de um processo de preparação iniciado com a criação da Força-Tarefa de Resposta a Desastres do CBMPR, em 2017. Nos últimos anos, bombeiros paranaenses participaram de exercícios e intercâmbios técnicos com o Exército Brasileiro e corporações estrangeiras, incluindo atividades de certificação na Austrália e de observação de protocolos internacionais em Singapura.

“Essa atuação na Venezuela demonstra que o investimento contínuo na nossa força-tarefa colocou o Paraná entre as corporações brasileiras preparadas para integrar o BRA-01 e atuar em operações internacionais de alta complexidade. Esse é o resultado de anos de treinamento, aperfeiçoamento técnico e integração com os padrões internacionais de busca e resgate”, afirma o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262