Paraná
Estado investe mais de R$ 20 milhões em vias rurais na RMC, Campos Gerais e Centro-Sul
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a conservação de trechos não-pavimentados da PR-090 e PR-513, na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais. São 124,17 quilômetros de rodovia de revestimento primário, atendendo os municípios de Campo Largo, Castro, Piraí do Sul e Ponta Grossa, com serviços ao longo de 720 dias.
Em sessão de disputa de preços com participante único, a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. foi declarada arrematante, com a proposta negociada de R$ 15.999.999,97. Agora a comissão de contratação da Superintendência Regional dos Campos Gerais do DER/PR está analisando a documentação e proposta de preços atualizada, devendo publicar um resultado no portal Compras Paraná e no Portal de Compras do governo federal.
Serão realizados de forma rotineira, durante o contrato, os seguintes serviços: regularização de leito/patrolamento; retaludamento; escavação de vala lateral rasa com motoniveladora; escarificação, conformação e compactação do subleito; construção de saídas d’água; construção de caixa de retenção; implantação de bueiro de transposição; escavação de valas; e cascalhamento, sendo este último responsável por mais da metade do investimento previsto.
A licitação acontece na modalidade pregão eletrônico, em que a vencedora é definida pelo arremate da disputa de preços e pela habilitação de seus documentos.
Ao todo são quatro trechos, dois de cada rodovia. Na PR-090 o trecho 1 vai da ponte sobre o Rio Açungui até o distrito de Bateias, em Castro, e o trecho 2 do acesso ao Contorno Norte de Castro até Piraí do Sul.
Na PR-513, o trecho 3 tem início no entroncamento com a PR-090, em Campo Largo, e segue até o início do trecho pavimentado em Ponta Grossa, passando pelo distrito de Itaiacoca. O trecho 4 começa no fim do pavimento e segue até a BR-376, terminando ao lado de unidades da Cargill Agrícola S.A. e Makita do Brasil.
Ao final do pavimento da PR-513 há um entroncamento com uma via municipal pavimentada que segue até a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de denominação Estrada Pery Pereira Costa, cuja administração é da prefeitura do município.
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CENTRO-SUL – A Superintendência Regional dos Campos Gerais do DER/PR também está licitando a conservação de rodovias não-pavimentadas na região Centro-Sul, em uma extensão de 57,59 quilômetros. São trechos da PR-364 entre Goioxim e Marquinho, passando também pelo território de Cantagalo, e da PR-565 em Porto Barreiro, até chegar no Rio Iguaçu.
Foi publicado recentemente o resultado final deste edital, tendo como vencedor o Consórcio GH Goioxim Marquinho, com proposta de preços de R$ 4.277.777,77. O próximo passo é a publicação da homologação deste resultado, seguido por trâmite interno para assinatura de contrato.
Estão previstos, de forma rotineira ao longo de dois anos, os serviços de cascalhamento; regularização de leito por patrolamento; retaludamento, escavação de vala lateral rasa; construção de saídas d’água; construção de caixa de retenção; implantação de bueiro de transposição; escavação de valas, escarificação, regularização, conformação e compactação do leito e subleito das rodovias.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.