Connect with us


Paraná

Estado entrega licença ambiental do Parque Temático Sete Quedas, em Guaíra

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), entregou nesta quarta-feira (15) a Licença Ambiental de Instalação (LI), emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), para a obra do muro de arrimo do Complexo Parque Temático Sete Quedas, em Guaíra, no Oeste do Paraná. O projeto é o marco inicial da revitalização da orla do Rio Paraná, um conjunto de ações que unem sustentabilidade, infraestrutura e bem-estar da população.

A primeira etapa do empreendimento inclui a execução do muro de contenção, obras de drenagem, calçamento, implantação de ciclovia, pista de caminhada e plantio de grama. O investimento é de R$ 15 milhões.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, a obra representa um marco histórico para o município e reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável das cidades paranaenses.

“É aqui que o nome do Paraná vale, é aqui que o Grande Rio aparece depois de atravessar todo o território, onde o sol se põe sobre suas águas majestosas. Nessa Guaíra, onde a história se cumpre, faremos a calçada do Rio Paraná — um lugar lindo para celebrar o rio que dá nome ao nosso Estado, celebrar a natureza e o sonho que agora se torna realidade”, afirmou o secretário.

Leia mais:  1º Festival de Cinema Curucaca está com inscrições abertas em Guarapuava

Para o prefeito de Guaíra, Gileade Osti, a entrega da licença ambiental é mais do que a liberação de uma obra — é um divisor de águas para o município. “Há anos sonhamos e aguardamos por esse momento. Agradecemos todo o apoio que recebemos do Governo do Estado para chegar até aqui. É um dia histórico para Guaíra”, comemorou.

Em uma segunda etapa, ainda sem data de execução, o Complexo Parque Temático Sete Quedas receberá novos equipamentos urbanos, como aparelhos de ginástica, iluminação, paisagismo, elementos de acessibilidade e reforço na segurança. A proposta é ampliar os espaços públicos de convivência e promover maior integração entre a cidade e o rio.

O complexo ambiental se estenderá da cabeceira da ponte Ayrton Senna até o farol do Centro Náutico Marinas, formando um novo corredor verde e turístico na região.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa; o vice-prefeito de Guaíra, Luis Ferroquina; os ex-prefeitos Fabian Persi Vendruscolo e Heraldo Trento; a presidente da Câmara Municipal, Tereza Camilo dos Santos; o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto; o secretário municipal de Planejamento, Vinicius Volpato; a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (CORIPA), Nayara Raposo; além de vereadores e secretários municipais.

Leia mais:  Base para a biodiversidade: rede de pesquisadores descobre mais de 230 espécies

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros

Published

on

A 4ª Corrida e 1ª Meia Maratona do Porto reuniu 3.681 participantes na manhã deste domingo (21), estabelecendo um novo recorde de público para o evento. Dos 4.001 atletas inscritos, mais de 92% compareceram às provas disputadas em Paranaguá. A principal novidade desta edição foi a realização da inédita Meia Maratona, de 21 quilômetros. Os atletas também puderam percorrer os percursos de cinco e de dez quilômetros.  

Ao todo, a competição recebeu corredores de 105 cidades, distribuídas em 15 estados brasileiros, consolidando a Corrida do Porto como um dos principais eventos esportivos do litoral paranaense. Reconhecida como a primeira corrida do mundo a percorrer uma faixa portuária operacional em toda a sua extensão, a prova foi realizada sob tempo firme, permitindo aos participantes apreciar alguns dos cenários mais emblemáticos da área portuária e do Centro Histórico de Paranaguá.

“Fechamos mais uma edição da Corrida do Porto, com quase 4 mil atletas presentes na arena e na faixa portuária, em um dia especial, valorizado por uma paisagem única. Fica aqui o registro do comprometimento da Portos do Paraná com a comunidade portuária e com a nossa comunidade local. Foi um dia de sucesso e de celebração”, resumiu o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

ESPORTE E SOLIDARIEDADE – Além de promover a saúde, o bem-estar e a integração entre o porto e a comunidade — iniciativa que já rendeu premiações internacionais à Portos do Paraná — a Corrida do Porto também se destaca pelo caráter filantrópico.

Toda a renda obtida com as inscrições será revertida para projetos e ações sociais. “Com todas as inscrições, arrecadamos mais de R$ 500 mil. Esses recursos serão destinados à assistência social, assim como já fizemos nas edições anteriores”, completou Garcia.

PARTICIPANTES – A Corrida do Porto contou com a participação do casal octogenário Oromar Antonio Neves e Lúcia Arakaki Neves. Ex-jogador de futebol, Oromar completará 82 anos em julho. Já Lúcia, médica pediatra, completou 80 anos em maio. Juntos, concluíram o percurso de cinco quilômetros em 1h13.

“É muito gratificante. Todo ano que tem a prova, eu e minha esposa participamos. Meu pai foi estivador e passar pelo porto me faz lembrar do tempo em que íamos pescar por aqui”, contou Oromar. 

Leia mais:  Vasco, Avaí, Internacional e muito mais: Verão Maior recebe Circuito Brasil de Beach Soccer

“A caminhada e a musculação são sempre importantes para mantermos a saúde”, completou Lúcia.

Nascida em Paranavaí e atualmente moradora de Curitiba, Paola Canuto participou da meia maratona de 21 quilômetros. Ela se inscreveu com um dos nomes de equipe mais inusitados do evento: ‘Venci meu sofá’. Foi sua primeira participação na Corrida do Porto e apenas sua segunda meia maratona, concluída com recorde pessoal.

“Eu brinco que o meu sofá tem um poder de abdução sobre mim que é inacreditável. Não sou competitiva, faço o meu melhor. Meu objetivo é concluir a prova feliz, rindo e conversando. Definitivamente, o meu principal adversário é o meu sofá”, brincou.

Gabriel Vieira foi o único diretor da Portos do Paraná a participar e completar os 21 quilômetros. “Foi muito gratificante. Uma prova linda. Nós nos preparamos durante meses para participar da meia maratona e foi fantástico”, destacou o diretor de Operações Portuárias.

VENCEDORES – A prova dos cinco quilômetros, na categoria masculina, teve vitória do curitibano Vitor Bueno de Oliveira. Mantendo um ritmo de 3min17s por quilômetro, ele completou a etapa em 16min26s. “Foi muito legal correr aqui. Foi minha primeira vez dentro do Porto e fiquei bastante impressionado com o que vi, principalmente os navios. A organização do evento está de parabéns”, afirmou.

Entre as mulheres, a vencedora dos 5 quilômetros foi Kelen Caroline Stocco dos Santos Miguel. Ela concluiu o percurso em 19min15s e segue invicta na Corrida do Porto. “Já é o terceiro ano consecutivo que participo e o terceiro ano em que conquisto o primeiro lugar geral. Gosto muito de correr aqui porque é uma prova muito bem organizada. É indescritível correr dentro do Porto”, ressaltou.

Nos 10 quilômetros, a vitória masculina ficou com Luis Fernando Pereira da Cruz, que completou a prova em 33min24s. “Essa prova significa muito para mim. No ano passado, participei dos 15 quilômetros e terminei em quinto lugar geral. Hoje, consegui fazer uma prova sensacional. Correr aqui é maravilhoso, o percurso é incrível”, destacou.

Leia mais:  Governo entrega primeiro lote do Cartão Social a trabalhadores que buscam emprego na RMC

Na categoria feminina, Daiana Sachett conquistou o título dos 10 quilômetros ao completar a prova em exatos 40min20s. Ela também permanece invicta na competição, acumulando quatro participações e quatro vitórias. “Meu desempenho foi maravilhoso. Quero agradecer à Portos do Paraná por promover uma prova que incentiva as pessoas e nos faz pensar em uma vida melhor, porque o esporte é tudo”, afirmou.

O título masculino da 1ª Meia Maratona do Porto ficou com Henrique de Morais Tavares da Silva, de Curitiba. “Foi uma prova sensacional. O percurso é plano e muito rápido. A temperatura também estava agradável. Consegui concluir em 1h12min02s, minha melhor marca nos 21 quilômetros. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou.

Entre as mulheres, Joice Moreira de Souza conquistou o primeiro lugar ao completar o percurso em 1h32min16s. “Foi uma prova muito desafiadora, mas extremamente prazerosa. Me diverti muito. Foi minha primeira vez aqui e achei tudo fantástico”, concluiu.

Os tempos de cada atleta e as posições podem ser conferidas aqui.

ESTRUTURA E SEGURANÇA – Para garantir a máxima segurança dos participantes, as atividades na faixa portuária foram temporariamente suspensas durante a realização da corrida. A concessionária Rumo interrompeu a circulação de trens nos trechos próximos ao Porto e posicionou uma locomotiva junto à largada para marcar simbolicamente o início da prova.

As empresas instaladas na região portuária também colaboraram com o evento, suspendendo temporariamente a movimentação de caminhões durante a passagem dos atletas.

Os corredores contaram com uma estrutura completa montada em frente ao Palácio Taguaré. A arena ofereceu praça de alimentação, espaços de patrocinadores, área de saúde, espaço kids e diversas atrações para o público.

Antes da largada, os participantes realizaram atividades de aquecimento conduzidas por profissionais especializados. Após a prova, puderam personalizar suas medalhas com a gravação do nome e do tempo obtido.

Outra novidade desta edição foi a instalação de uma arquibancada para acomodar familiares, amigos e visitantes. Do local, o público acompanhou de perto a chegada dos atletas em um dos cenários mais singulares do esporte brasileiro.

Mais fotos do evento aqui.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262