Paraná
Estado capacita equipes multiprofissionais para assistência no pré-natal
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza de forma permanente capacitações para os profissionais que compõem a atenção à saúde da mulher e da criança no SUS do Paraná. Uma delas é o curso “Boas Práticas de Atenção Pré-natal e ao Parto, Nascimento e Puerpério”, com o objetivo de qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Linha de Cuidado Materno-Infantil da Rede de Atenção à Saúde.
Desde o início do curso, em dezembro do ano passado, mil pessoas já foram qualificadas para a melhoria dos indicadores relacionados à saúde materna e infantil no Estado e estima-se que outras 500 ainda farão parte desta iniciativa nos próximos meses, totalizando 1,5 mil profissionais.
Das 22 Regionais de Saúde, 11 foram escolhidas para participarem desta ação, por conta de seus indicadores. Elas são responsáveis pelo pré-natal de 33.760 gestantes ao ano.
A atenção de qualidade ao pré-natal é uma das estratégias da para promover o desenvolvimento saudável do feto, prevenir e detectar precocemente agravos maternos e fetais, além de contribuir na redução dos riscos de complicações durante a gestação, o parto e o puerpério.
Atualmente passam pela capacitação profissionais que atuam na APS das Regionais de Saúde de Campo Mourão (11ª RS), Cianorte (13ª RS), Paranavaí (14ª RS) e Cornélio Procópio (18ª RS). Outras cinco regionais (Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória e Apucarana) já tiveram seus representantes formados.
Segundo a chefe da Divisão de Atenção da Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi, é nas Unidades Básicas de Saúde que se inicia a assistência ao pré-natal e os encaminhamentos necessários.
“O modelo atual de atenção obstétrica vive um período de transição importante, que busca retomar os valores da assistência à gestante que ultrapassam os aspectos científicos e tecnológicos, em particular na assistência pré-natal. Essa educação permanente prepara ainda mais esses profissionais para a assistência humanizada à mulher nesta fase da vida”, ressaltou.
O conteúdo, elaborado pela Sesa, preza pela participação conjunta de equipes multiprofissionais da atenção primária, ambulatorial e hospitalar, para as competências básica e intermediária e de situações clínicas de maior complexidade ou alto risco.
“Disponibilizamos neste curso todo o arcabouço técnico e científico que embase as avaliações clínicas (diagnóstico clínico e laboratorial), discussões técnicas com as equipes de saúde participantes, assim como tomada de decisões e ações previstas dentro de protocolos clínicos assistenciais da Linha de Cuidado”, complementou.
Os participantes contam com aulas online e presenciais. São 28 horas de atividades de ensino-aprendizagem teóricas síncronas em plataformas para videoconferências remotas e oficina prática presencial, além de 22 horas de aulas escolhidas pelos profissionais, totalizando 50 horas de curso.
Fonte: Governo PR
Paraná
Procurador-Geral de Justiça do Paraná participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado
O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participou de reunião com o Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (10/11), em Brasília, para discutir ações conjuntas de enfrentamento do crime organizado e estratégias de cooperação entre instituições.
O encontro teve como pauta a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, e a implementação de estratégias conjuntas para intensificar o combate às facções criminosas e garantir o cumprimento das determinações do STF sobre a realização de operações policiais em comunidades vulneráveis.
Protagonismo do MP
Francisco Zanicotti enfatizou que o Ministério Público precisa ser o protagonista nas discussões envolvendo o combate ao crime organizado, o controle externo da atividade policial e a segurança pública, o que foi acolhido pelo Ministro Alexandre de Moraes. “Essa é uma responsabilidade que nos cabe como titular exclusivo da ação penal pública em nome da sociedade brasileira”, afirmou Zanicotti.
O encontro contou com a presença do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, dos demais Procuradores-Gerais de Justiça dos estados e do Distrito Federal e do Procurador-Geral do Ministério Público Militar.
O Ministro Alexandre de Moraes destacou que o combate ao crime organizado exige planejamento, integração, uso de inteligência e maior eficiência da Justiça Criminal. Segundo ele, é necessário adotar medidas além do aumento de penas, como o fortalecimento do controle do Estado sobre o sistema penitenciário e o combate às fontes financeiras das organizações criminosas.
Marco do Crime Organizado
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi convidado por Alexandre de Moraes e participou de parte da reunião. Houve concordância sobre a necessidade de uma redação do Marco do Crime Organizado (Projeto de Lei 5.582/2025) que estabeleça com clareza as competências, sempre no intuito de ter mais efetividade no enfrentamento da criminalidade organizada.
Hugo Motta, anunciou que um novo relatório sobre o projeto de lei do deputado Guilherme Derrite poderá ser apresentado até o final do dia.
Integração e proteção de membros
Na reunião, foi destacada ainda a importância de ampliar a integração entre os Ministérios Públicos estaduais e federal, com uso de tecnologia e compartilhamento de informações para fortalecer a eficiência das investigações. Outro ponto abordado foi a proteção de membros do Ministério Público que atuam em casos sensíveis e o reforço dos mecanismos de cooperação institucional.
CNPG
Dando continuidade aos compromissos na capital federal, Francisco Zanicotti participou, na manhã desta terça-feira (11/11), da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).
*Com informações do STF e do CNPG
Fonte: Ministério Público PR
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
