Paraná
Estado abre inscrições para 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural
A Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), abriu as inscrições (aqui) para o 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural, que será realizado no dia 17 de agosto, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas a cem pessoas.
Destinado a estudantes, profissionais de arquitetura e engenharia, arqueólogos, geólogos e demais interessados, o evento vai reunir autoridades em patrimônio, preservação e bens tombados. A abertura será feita pela secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.
A CPC é o órgão público encarregado dos assuntos relativos ao patrimônio cultural material e imaterial do Paraná, concentrando pesquisa, cadastramento e ações técnicas no patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico, etnográfico, paisagístico e aos saberes e aos fazeres populares.
- Jornal Cândido explora o universo da teledramaturgia brasileira na edição de julho
- Com 47,5 mil pessoas em julho, MON registra maior visitação em um mês da sua história
“O patrimônio faz parte do dia a dia das pessoas, muitas vezes sem que elas percebam. Preservação e memória são importantíssimos para a identidade de uma cidade, estado e nação”, afirma Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural.
O evento terá palestras e debates correlatos às temáticas atuais do patrimônio estadual. A CPC está envolvida em várias ações em curso, como pesquisas em sítios arqueológicos, sobre os 150 anos da Estrada da Graciosa e a restauração do Colégio Estadual do Paraná, bem tombado considerado um ícone da arquitetura.
A programação do seminário traz a oportunidade da reflexão sobre o patrimônio e preservação por meio de insights e estudos de profissionais que atuam nessas áreas.
Entre os convidados estão a professora Gissele Chapanski, diretora do Instituto Serendipe; o responsável pelo setor de Etnologia do MAE-UFPR, Victor Hugo Oliveira Silva; o geógrafo e arqueólogo da CPC Almir Pontes Filho, coordenador do Projeto Ygá-Mirî; Mariah Fank, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do SESC Paraná e a arquiteta e urbanista Letícia Nardi, organizadora do livro “Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea”, em conjunto com Alicia Norma de González Castells e autora do livro “Centro histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana.”
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura Oficial – Secretária da Cultura e demais autoridades
10h – “Cultura Paraná: missão e desafios” – arquiteta Luciana Casagrande Pereira Ferreira – secretária de Estado da Cultura do Paraná
10h45 – “Ser e ter: relações entre História, Memória e Patrimônio” – linguista Gissele Chapanski, diretora do Instituto Serendipe
14h- Ações Culturais – historiadora Mariah Fank e arquiteta e urbanista Lidiane Galvan – SESC/PR
14h45 – “Nosso Patrimônio: Região Metropolitana de Curitiba – arquiteta Letícia Nardi – Inspire-C Arquitetura
15h30 – Mesa-redonda “Patrimônio Kaingang” – professor Florêncio Rekayg Fernandes e liderança indígena Romancil Gentil Kretã
16h15 – Mesa-redonda “Canoa YgáMîri” – Geógrafo Almir Pontes Filho e Antr. Victor Hugo
Serviço:
1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural
17 de agosto, a partir das 9h
Auditório da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro
Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/VYQQsbuTMoc1mq568
Fonte: Governo PR
Paraná
Promotoria de Justiça de Piraí do Sul acompanha trabalho de auxílio às famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade dia 8 de agosto
Na última semana, na quinta-feira, 13 de agosto, a promotora de Justiça Louise Félix Fernandes, que atua na Promotoria de Piraí do Sul, e a assessora Amanda Zadra Busquete acompanharam as ações de resposta e recuperação que vêm sendo adotadas pelos órgãos públicos municipais para a proteção integral às pessoas e famílias afetadas com o tornado que atingiu a cidade no último dia 8 de agosto.
A visita buscou acompanhar a correta aplicação dos recursos emergenciais e a fiscalização dos pontos de apoio às vítimas, além dos locais de distribuição de bens (como alimentos, água mineral, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza e colchões). Também foram verificadas as ações de recuperação realizadas junto às famílias afetadas, como a instalação de telhados, forros, remoção de escombros, início da reconstrução de algumas residências e a conclusão do serviço para o restabelecimento integral da energia elétrica.
As integrantes da Promotoria de Justiça foram acompanhadas pelo vice-prefeito de Piraí do Sul, Wagner Zadra, e pelo sargento da Defesa Civil Alexandro Visbiski.
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná4 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Esportes6 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Entretenimento6 dias agoAna Paula Siebert e Tati Barbieri trocam looks e arrancam risadas de fas: ‘Hahaha ‘
-
Educação6 dias agoConfira como acessar os resultados do Ideb por escola
-
Política Nacional7 dias agoCAE vota emendas ao projeto que aumenta o piso salarial de médicos
-
Educação6 dias agoUniversidades federais abrem 11 mil vagas em novos cursos para 2027
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
Agro5 dias agoEl Niño forte pode atrasar soja e encurtar janela do milho
