Paraná
Estação de tratamento de Foz do Iguaçu é premiada como melhor planta de saneamento do País
A Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, de Foz do Iguaçu, foi premiada como a melhor planta sustentável de saneamento do País, durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz, entre 18 e 20 de abril. A unidade da Sanepar trata o esgoto coletado dos moradores da região sul da cidade de forma sustentável e inovadora. Os projetos desenvolvidos na ETE têm foco na microgeração de energia distribuída híbrida, que é a aplicação conjunta de biogás, energia solar e hidroenergia.
“A Sanepar tem tradição na utilização do biogás e um potencial muito grande de aumentar esse uso devido ao alto volume de biogás que já produzimos nas estações de todo o Paraná. Isso traz benefícios ao meio ambiente e também contribuirá para a modicidade tarifária, como preconiza o marco do saneamento”, afirma o diretor-presidente da empresa, Claudio Stabile.
A Companhia é pioneira em fazer o aproveitamento energético do gás gerado nas estações de tratamento de esgoto. A ETE Ouro Verde foi a primeira do país a aderir ao sistema de compensação de energia elétrica, certificada pela Aneel, com energia movida a biogás.
Além dela, a ETE Belém, em Curitiba, gera energia elétrica a partir do lodo de esgoto que é processado na CS Bioenergia. E, na Estação Atuba Sul, também em Curitiba, um gasômetro armazena o biogás que é utilizado para a secagem do lodo que posteriormente será utilizado como biomassa.
“Todo trabalho reflete um projeto de inovação com base no conceito de eficiência energética e economia circular”, explicou o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, durante apresentação dos projetos da Sanepar no Fórum.
Com financiamento do banco alemão KfW, a Sanepar está ampliando o uso da tecnologia de aproveitamento de biogás na geração de energia em mais oito estações de esgoto no Estado.
VISITA TÉCNICA – Nesta quinta-feira (20), como parte da programação do Fórum de Biogás, cerca de 40 profissionais da área de bioenergia de várias regiões do país visitaram a ETE Ouro Verde para conhecer o processo de tratamento aliado à produção de energia limpa. A estação tem capacidade de tratar até 70 litros por segundo de esgoto doméstico, atendendo 35 mil habitantes.
Na Ouro Verde, há o aproveitamento de dois subprodutos da estação. No processo de geração de energia elétrica, a partir do biogás, o sistema tem um conjunto de motor, com 25 kW de potência nominal, combinado com placas solares. A energia gerada e não consumida na ETE vai para a rede pública. Entre 2020 e 2022, foram compensados mais de 18,5 MWh de energia.
O outro subproduto é o lodo do esgoto, que é higienizado e entregue à agricultura como fertilizante.
PROFISSIONAL PREMIADO – O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Collere Possetti, também foi premiado no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Possetti conquistou o terceiro lugar entre os melhores profissionais do setor no País.
Fonte: Governo PR
Paraná
Tribunal do Júri de Campo Largo condena a 26 anos e 8 meses de prisão homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por matar irmão da companheira
O Tribunal do Júri de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, condenou nesta terça-feira, 14 de abril, a 26 anos e 8 meses de reclusão em regime inicial fechado um homem de 27 anos denunciado pelo Ministério Público do Paraná pelo homicídio do irmão de sua companheira. O crime foi cometido em 8 de fevereiro de 2025 em um bar no bairro Rivabem.
Áudio do Promotor de Justiça Eduardo Labruna Dahia
Conforme a denúncia, o réu, motivado por ciúmes, tentou matar a própria companheira a facadas, mas o irmão dela colocou-se entre os dois para protegê-la e acabou recebendo os golpes, que o vitimaram fatalmente.
O Conselho de Sentença acolheu todas as teses apresentadas pelo MPPR na denúncia, reconhecendo que o crime foi feminicídio (uma vez que o alvo dos golpes era a mulher, e não seu irmão, vitimado por erro na execução), cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.
O réu, agora condenado, estava detido desde a época do crime e permanecerá detido para início imediato do cumprimento da pena, sem direito a recorrer em liberdade.
Plateia especial – Assistiram ao julgamento cerca de 80 alunas do ensino médio, a convite da 2ª Promotoria de Justiça de Campo Largo, feito a partir de atuação realizada em seis escolas estaduais no município. Foram proferidas palestras sobre os direitos das mulheres e as diversas formas de violência doméstica, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As palestras enfocaram também os crimes sexuais. Uma vez que o julgamento foi relativo a um caso de feminicídio, as estudantes foram convidadas a assisti-lo, como um alerta quanto aos perigos de se manter um relacionamento tóxico (na medida em que os crimes de feminicídio muitas vezes se iniciam com uma agressão verbal e, com o tempo, as atitudes do agressor mostram um grau de violência crescente, muitas vezes resultando na morte da mulher) e também como uma maneira de fazê-las entender que não estão sozinhas, pois existe uma rede de proteção em favor delas.
Processo 0001144-36.2025.8.16.0026
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Educação5 dias agoDesempenho de cotistas na graduação é superior à média
-
Paraná5 dias agoFrancisco Zanicotti é reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná
-
Agro4 dias agoInadimplência no crédito rural atinge recorde e reforça necessidade de gestão financeira no campo
-
Política Nacional6 dias agoHugo Motta: aprovação de recursos para assistência social é passo decisivo na proteção dos mais vulneráveis
-
Paraná6 dias agoNovo índice reconhece desempenho de cidades do Paraná em projetos financiados
-
Esportes7 dias agoEmpate na estreia: Vasco e Barracas dividem pontos em confronto eletrizante
-
Política Nacional6 dias agoEstudo da Câmara avalia impactos da tecnologia no trabalho e na economia
-
Polícial5 dias agoPCPR e IAT interrompem descarte irregular de carcaças bovinas e poluição ambiental em Carambeí
