Connect with us


Paraná

Escolas estaduais integrais do Paraná recebem material de educação para o trânsito

Publicado em

Valorizar a educação como eixo estratégico para resguardar vidas, fortalecer a cidadania e desenvolver comunidades mais seguras e responsáveis. Com esse objetivo em mente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) organizaram, nesta segunda-feira (16), a entrega de quase 60 mil livros didáticos de Educação para o Trânsito para as escolas de ensino em tempo integral da rede estadual. O evento aconteceu no Colégio Estadual Integral Guaíra, em Curitiba

Os livros, destinados ao componente curricular de Projeto de Vida, vão beneficiar os cerca de 60 mil estudantes de todas as 483 instituições de ensino em tempo integral paranaenses. A ação também prevê a entrega de 1,3 mil manuais do professor para orientar os docentes. O investimento total foi de R$ 9 milhões, com recursos do Detran/PR.

“A educação tem como uma de suas principais funções preparar nossos alunos para o exercício da cidadania”, ressaltou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Essa ação é uma forma de conscientizá-los de que fazem parte da sociedade e de mostrar como o engajamento em questões que afetam a todos é uma importante ferramenta de transformação social”.

Leia mais:  Estado lança campanha de sensibilização sobre população em situação de rua

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – A parceria entre Seed-PR e Detran/PR na entrega dos livros de Educação para o Trânsito está alinhada ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que busca reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030. A ação foca no desenvolvimento de uma educação preventiva, cidadã e plural, orientada pela Visão Zero, filosofia que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Para o diretor-presidente do Detran/PR, Santin Roveda, a iniciativa é uma forma direta de contribuir com a educação para o trânsito desses estudantes. “Com este material, eles terão maior clareza sobre mobilidade urbana e a importância do respeito às leis e à preservação da vida, entendendo que eles mesmos, ainda que não dirijam, são parte da mobilidade urbana”, destacou. 

PLANO NACIONAL – O Pnatrans foi criado em 2018 pela lei n° 13.614, para orientar a gestão do trânsito no país de forma a implementar ações com o objetivo de reduzir pela metade as mortes e lesões no trânsito até 2030. O plano está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que preconizam a redução de acidentes fatais no trânsito ao integrar o ensino de boas práticas ao currículo escolar, incentivando o desenvolvimento de comunidades mais seguras e sustentáveis.

Leia mais:  Alunos da rede estadual devem conferir cadastro para garantir o transporte escolar em 2026

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em encontro com APAEs, Piana reforça compromisso do Estado com a educação especial

Published

on

O governador em exercício Darci Piana participou nesta sexta-feira (26), em Cascavel, da reunião da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná. O encontro reuniu dirigentes de todo o Estado para discutir ações voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.

Durante a reunião, Piana reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com a educação especial e destacou que o Estado mantém uma das maiores políticas de apoio às APAEs do País, tanto no custeio das instituições quanto na ampliação e modernização da estrutura física das escolas especiais.

“As APAEs são responsáveis pelo atendimento de milhares de estudantes, e o Governo do Estado tem ajudado para que elas tenham estrutura e consigam trabalhar em melhores condições. Estamos investindo mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas escolas, das quais seis já foram entregues. As APAEs já fazem um trabalho extraordinário e, com a ajuda do governo, vão melhorar ainda mais”, disse.

O governador em exercício ressaltou que o Paraná investe de forma permanente na rede de educação especial. Além do repasse anual para manutenção das escolas especializadas, o Estado executa um programa inédito de construção de novas sedes para as APAEs em parceria com os municípios e com a Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia mais:  Estado lança campanha de sensibilização sobre população em situação de rua

Atualmente, o Governo do Paraná investe mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas unidades da APAE em diferentes regiões do Estado. As novas sedes já foram entregues em Prado Ferreira, Nova Laranjeiras, Flor da Serra do Sul, Altamira do Paraná, Douradina e Nossa Senhora das Graças, proporcionando estruturas mais modernas, acessíveis e adequadas para alunos, famílias e profissionais. As demais obras seguem em diferentes fases de execução.

O apoio às APAEs integra uma política permanente do Governo do Estado para fortalecer a educação especial. Somente em 2026, estão previstos cerca de R$ 540 milhões em investimentos destinados às escolas especiais, contemplando o custeio das instituições, transporte, alimentação escolar, kits escolares, tecnologia, infraestrutura e outras ações voltadas à melhoria da qualidade do atendimento oferecido a aproximadamente 40 mil estudantes atendidos pela rede.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi, o Estado consolidou uma política de fortalecimento das escolas especializadas, e citou iniciativas voltadas à ampliação do atendimento.

Leia mais:  Alunos da rede estadual devem conferir cadastro para garantir o transporte escolar em 2026

“Hoje o Paraná se tornou uma referência nas escolas especializadas para todo o Brasil. É um modelo que funciona e dá certo. Também fomos o primeiro Estado a entregar kits escolares para os alunos das escolas especializadas, garantindo que eles tenham as mesmas oportunidades de acesso aos materiais escolares”, afirmou.

A Federação das APAEs do Paraná representa centenas de entidades espalhadas pelo Estado e atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo ações nas áreas de educação, saúde e assistência social. A reunião realizada em Cascavel também serviu para alinhar estratégias entre a entidade e o Governo do Estado para ampliar o atendimento e fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão.

PRESENÇAS – Também participaram o prefeito de Cascavel, Renato Silva; os deputados estaduais Pedro Bazana e Márcio Pacheco; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; o presidente da Federação das Apaes no Estado do Paraná, Augusto César e demais dirigentes da Federação.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262