Connect with us


Paraná

Encontro regional de museus em Cascavel debate inovação e integração cultural

Publicado em

Cascavel, no Oestedo Paraná, sediou nesta sexta-feira (26) o Encontro Regional de Museus, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Cosem). O evento reuniu gestores e profissionais da área para promover a articulação entre as instituições das diferentes regiões do Estado, coletar demandas locais, compartilhar experiências e alinhar diretrizes para a atuação sociocultural do setor.

Para os participantes, um dos grandes destaques desta edição foi a expografia adotada no recém-inaugurado Museu Satélite – MAC-PR Cascavel. A estrutura modular e inovadora chamou a atenção dos dirigentes culturais da região pela viabilidade de ser replicada em outros municípios.

“A estrutura é inteligente porque é simples e efetiva. É muito bom ver que é algo que podemos de fato realizar”, disse Fernanda Baú, diretora de Cultura de Santa Rosa (Oeste), município que detém um dos sistemas municipais de cultura mais antigos do Brasil.

O coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná, Cauê Donato, diz que a ideia da SEEC é compartilhar esses projetos expográficos para inspirar e apoiar os museus municipais, viabilizando mostras de diferentes formatos. “É uma opção barata e que possibilita diversas montagens para a ocupação do espaço”. Ele destaca o critério museológico e, além disso, é uma solução que engloba a acessibilidade.

Leia mais:  Inscrições para o concurso público do QPPE encerram nesta quinta-feira

Além do debate sobre expografia, o encontro abriu espaço para que os gestores compartilhassem relatos de experiências e os desafios enfrentados no cotidiano da gestão cultural. “Participar dos encontros ajuda a sempre estar em contato com os colegas não só da região Oeste, mas em contato com os servidores, os fazedores de cultura e quem ajuda exatamente nessa parte do museu”, disse Silvia Prado, responsável pelo Museu da Imagem e do Som de Cascavel e o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.

Silvia compartilhou que, mesmo trabalhando há 20 anos com Cultura, se formou recentemente em Museologia, fundamental no seu trabalho do dia a dia. “A Museologia deveria estar presente em todas as áreas do nosso conhecimento, tanto a museologia quanto a história, porque faz parte do nosso ser, da nossa identidade”.

A programação contou ainda com a apresentação de Luan Pacheco, do Conselho Regional de Museologia da região Sul e gestor do Museu Histórico Willy Barth, de Toledo, que trouxe importantes pontos para a profissionalização das atividades dos  agentes museológicos.

Leia mais:  DER-PR homologa resultado de licitação para conservação de rodovias do Oeste

“É de uma importância absurda ter a Cosem por perto para que a gente consiga nos aproximar de outros profissionais, também ver as ideias e trazer ideias, para poder retornar no meu município apresentar as ideias para o meu corpo técnico e eles entenderem que a gente está indo para o caminho certo”, disse.

PRÓXIMA PARADA – O Encontro Regional de Museus já percorreu as cidades de Londrina, Cascavel, Pato Branco, Maringá e Tibagi. A próxima parada será dia 3 de julho em Guarapuava, no Centro-Sul. O ciclo de debates será finalizado em Curitiba, no dia 31 de julho.

As inscrições para a etapa final estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Secretário municipal de Ampére denunciado pelo Ministério Público do Paraná por importunação sexual e corrupção passiva é condenado a cinco anos de reclusão

Published

on

O secretário de Planejamento de Ampére, no Sudoeste do estado, foi condenado a cinco anos de reclusão em regime inicial semiaberto por importunação sexual e corrupção passiva. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, após o órgão receber informações sobre os crimes sexuais.

Áudio do Promotor de Justiça Murilo Euller Catuzo

Os fatos teriam ocorrido em 2025, quando o denunciado era presidente da Câmara Municipal. No curso das investigações, foram apurados fatos que levaram ao oferecimento da denúncia, em 15 de junho de 2025, por dois crimes de importunação sexual e um de corrupção passiva, pois o secretário, valendo-se do cargo, teria solicitado favor sexual a uma candidata a estágio em troca da vaga.

A sentença condenatória reconheceu a prática de corrupção e um crime de importunação sexual em continuidade delitiva. Ainda cabe recurso da decisão, e o MPPR deverá recorrer buscando o aumento da pena e a determinação da perda do cargo público do condenado.

O réu responde também a ação civil pública que questiona a validade de sua nomeação para o cargo.

Leia mais:  Estado abre credenciamento de pareceristas para análise de editais da PNAB e do Profice

Processo 0000029-82.2025.8.16.0186

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262