Brasil
Em solenidade do Dia do Policial Federal, Lewandowski enaltece a autonomia da instituição
Brasília, 17/11/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou, na manhã desta segunda-feira (17), da solenidade em homenagem ao Dia do Policial Federal. O evento ocorreu no auditório da sede da Polícia Federal, em Brasília (DF). O ministro estava acompanhado do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues; do diretor-executivo, William Murad; e da diretora de Gestão de Pessoas, Helena de Rezende.
Em seu discurso, Lewandowski enalteceu a trajetória da corporação e frisou que a PF representa uma polícia de Estado, voltada à defesa da República, e não a um governo específico. “Uma das principais virtudes da instituição é sua autonomia. Essa autogestão, conquistada diariamente, é fruto de muita dedicação e representa a capacidade de resistir a influências externas e pressões políticas, garantindo a integridade da entidade”, afirmou o ministro.
De acordo com ele, a atuação da Polícia Federal deve estar sempre em consonância com os princípios do Estado Democrático de Direito. “Devemos ser transparentes e diretos, cumprindo nossa missão com diligência e precisão, mas sempre dentro dos limites da legalidade. Não podemos agir fora desses parâmetros, sob pena de incorrer na própria ilegalidade”, reforçou.
Lewandowski explicou, ainda, que valores fundamentais, como a discrição, a eficiência e a dedicação são atributos que garantem prestígio e confiança da população na corporação. “A vocação é um forte motivador para o trabalho, no entanto, reconhecemos que ninguém vive apenas de ideais. O mérito e a entrega dos policiais federais merecem reconhecimento e valorização constantes”.
Ao tomar a palavra, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, comentou a relevância simbólica e funcional da data comemorativa. “Hoje é um dia de celebração e orgulho, por pertencer a uma instituição que é referência nacional e internacional, construída por homens e mulheres que exercem suas funções com coragem, competência e integridade”, disse.
Para Rodrigues, é essencial proteger a autonomia da corporação, a qual classificou como um “patrimônio do Estado brasileiro”. Essa independência é condição indispensável para que a PF exerça suas atribuições com técnica, isenção e responsabilidade.
“Sempre que houver tentativas de atacar a Polícia Federal, limitar suas competências ou reduzir os recursos que garantem nosso trabalho, terão de mim a mais firme rejeição e a defesa intransigente da nossa instituição”, concluiu o diretor-geral da PF.
No decorrer da cerimônia, foram homenageados servidores que se destacaram e contribuíram para o fortalecimento da Polícia Federal. O evento reuniu autoridades, policiais federais e familiares, em um clima de respeito e reconhecimento à trajetória da corporação, que completou 81 anos de serviços prestados ao País.
O encontro reafirmou o papel estratégico da Polícia Federal na proteção dos interesses da União, no enfrentamento ao crime organizado e na preservação da ordem pública, reiterando seu compromisso com a legalidade e a imparcialidade — pilares essenciais para o funcionamento de uma democracia sólida e madura.
Brasil
População de Torres (RS) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em saúde da mulher em Torres (RS) e região estão sendo atendidas por uma carreta do Ministério da Saúde. Estruturada com equipamentos, insumos e uma equipe multiprofissional, a unidade oferta serviços para diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero.
Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.
Na unidade móvel, são realizadas mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas, que interpretam os exames e direcionam a paciente para as próximas fases de cuidado. Em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pode realizar até 60 atendimentos por dia.
Além do município, pacientes de outras 11 cidades também poderão ser encaminhados para atendimento pelas secretarias municipais de saúde: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.
A superintendente do Ministério da Saúde no RS, Maria Celeste, visitou a carreta nesta sexta-feira (4). “Estamos muito felizes com os procedimentos realizados até então, num processo de redução do tempo de espera das pacientes para os exames de ecografia e mamografia, tão importantes para o enfrentamento ao câncer de mama. Como resultado, já foram realizadas mais de 500 mamografias e mais de 500 ecografias na carreta de Torres”, disse.
Mais acesso à saúde
Dezessete municípios já foram atendidos no estado pelas carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços especializados em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia. Ao todo, 10,2 mil pessoas foram atendidas e 21,3 mil procedimentos foram realizados.
Para ser atendido
As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Política Nacional4 dias agoHorário eleitoral gratuito: veja as regras para as eleições de 2026
-
Paraná4 dias agoMinistério Público ajuíza ação civil pública para suspender prorrogação indevida de contrato de concessão dos serviços de transporte coletivo de Guarapuava
-
Paraná4 dias agoTribunal do Júri de Castro condena a 30 anos e 6 meses de reclusão homem denunciado pelo MPPR por tentativa de feminicídio da ex-companheira
-
Brasil4 dias agoSecretarias Municipais de Saúde devem formalizar recebimento de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde
-
Educação4 dias agoProjeto da Univasf utiliza o esporte para apoiar jovens com TEA
-
Paraná3 dias agoAtuação do Ministério Público do Paraná viabiliza implantação do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes no Município de Pitangueiras
-
Esportes5 dias agoBahia vence o Internacional na Fonte Nova e entra no G-5 do Brasileirão
-
Esportes5 dias agoAthletico-PR e Fluminense ficam no 3 a 3 em jogo movimentado pelo Brasileirão
