Paraná
Em segunda fase de operação, PCPR intercepta mais 73 quilos de maconha em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu mais 73 quilos de maconha durante a segunda fase de uma operação em combate ao crime de tráfico de drogas. A ação aconteceu nesta quinta-feira (11), com apoio de cães de faro da PCPR.
A apreensão é resultado do desdobramento das investigações iniciadas após o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, na quarta-feira (10), em Cascavel.
Durante a análise dos materiais recolhidos na operação, os policiais identificaram uma remessa de entorpecentes que teria como destino o estado de São Paulo. A partir das informações obtidas, as equipes localizaram um caminhão utilizado para o transporte da carga.
Segundo o delegado Eduardo Kwasinski, durante a fiscalização, os policiais encontraram 73 quilos de maconha ocultos em caixas de isopor acondicionadas sob caixas de madeira. “Com a nova apreensão, o balanço da segunda fase da operação totaliza 73 quilos de maconha, 27,470 quilos de crack e 16,10 quilos de cocaína”, explica.
Ele ainda ressalta que o prejuízo estimado às atividades criminosas é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e apurar toda a cadeia relacionada ao transporte e à distribuição dos entorpecentes.
- Polícia Científica do Paraná incorpora tecnologia capaz de ampliar imagens em 100 mil vezes
-
Dia dos Namorados: PCPR alerta para golpes amorosos e orienta sobre formas de prevenção
DENÚNCIAS – A população pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver no momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Fonte: Governo PR
Paraná
Polícia Penal do Paraná capacita 773 servidores para o uso de novas pistolas Glock G17
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) avança de forma expressiva no processo de modernização de seus equipamentos e investindo na capacitação contínua de seus servidores. Nos meses de maio e junho, a instituição realizou o Projeto de Nivelamento e Atualização Técnica em Pistola Glock G17 (Gen5 mos) calibre 9x19mm, um treinamento voltado à adaptação e qualificação para a utilização do novo armamento.
Coordenado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), o projeto foi responsável por conduzir a transição para a nova plataforma de armamento. Ao todo, a ação capacitou 773 policiais penais no período de dois meses, abrangendo todas as nove regionais administrativas da Polícia Penal no Estado.
Com uma carga horária de oito horas, a formação uniu atividades teóricas, exercícios práticos e avaliação técnica, promovendo a padronização dos procedimentos operacionais e assegurando que os participantes demonstrassem aproveitamento e aptidão para o manuseio seguro e eficiente do calibre 9x19mm.
“A Polícia Penal do Paraná vive um importante momento de fortalecimento institucional, marcado por investimentos concretos na valorização de seus servidores. A aquisição de novos armamentos, alinhados aos mais modernos padrões utilizados pelas forças de segurança, demonstra o compromisso da instituição com a segurança, a eficiência operacional e a proteção da sociedade”, destaca a diretora da Espen, Josiane Scremin.
A diretora ainda reforçou a relevância estratégica do processo, apontando o impacto direto da iniciativa na ponta do sistema penitenciário. “A entrega de novos equipamentos deve necessariamente estar acompanhada da qualificação profissional. Por isso, a Espen desenvolveu e executou o Projeto de Nivelamento, a fim de garantir que a modernização do armamento ocorresse de forma responsável, segura e padronizada em todo o Estado. Trabalhamos para que a evolução tecnológica da instituição seja acompanhada pelo desenvolvimento técnico de seus profissionais”, explica.
Sob a perspectiva técnica e de instrução, a mudança de equipamento é vista como um divisor de águas para a rotina policial, trazendo melhorias significativas no desempenho técnico dos operadores durante as missões e intervenções cotidianas.
“A transição para a Glock G17 representa um salto de modernização crucial para a nossa Polícia Penal. Mais que uma troca de equipamento, estamos alinhando a nossa instituição com o que há de mais avançado no cenário policial mundial. Na prática, o operador obtém melhor agrupamento dos disparos, maior precisão e mais eficiência durante a atividade policial. Somado a isso, a plataforma Glock oferece um equipamento extremamente confiável, robusto e de fácil manutenção”, destaca o instrutor de armamento e tiro da Espen, o policial penal Rodrigo Almeida Alves.
“Estamos empenhados em um treinamento técnico intensivo com nossos operadores, garantindo que cada policial penal esteja plenamente capacitado e seguro para extrair o máximo de desempenho desse novo armamento, revertendo essa tecnologia em excelência e maior segurança para a sociedade”, acrescentou.
Para o coordenador regional da PPPR em Curitiba, Márcio Zapchon, o sucesso da aplicação do curso nas diversas regiões administrativas reforça o planejamento da PPPR em expandir o acesso às novas tecnologias de proteção e defesa para todo o quadro funcional.
“A Polícia Penal do Paraná avança em seu cronograma de modernização e ensino. O treinamento de ambientação, organizado pela Espen, já abrangeu as elites operacionais, inteligência e gestão. A próxima fase prevê o atendimento integral do efetivo”, destacou Zapchon. “A evolução da PPPR passa obrigatoriamente pela valorização do servidor e pelo suporte tecnológico. Ao modernizar nossos equipamentos e qualificar quem está na ponta, garantimos uma instituição mais robusta e uma segurança pública mais sólida”.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Agro6 dias agoDesenrola Rural vai até 20 de dezembro. Saiba aqui como renegociar
-
Agro7 dias agoBrasil e Honduras discutem parceria estratégica para modernizar a agricultura e fortalecer a segurança alimentar
-
Polícial6 dias agoComandante-Geral da PMPR recebe o Secretário de Segurança Pública e encontro é marcado por entrega de condecorações
-
Esportes6 dias agoSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
Agro7 dias agoSoja despenca em Chicago, trava negócios no Brasil e mantém preços estáveis no mercado físico
-
Educação6 dias agoMEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
-
Agro5 dias agoCom custos em alta, eficiência passa a definir competitividade no agro
