Paraná
Em reunião com municípios, Saúde reforça ações de enfrentamento à dengue no Litoral
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Defesa Civil, promoveu nesta quarta-feira (12) reunião com os sete municípios da 1ª Regional de Saúde (RS) de Paranaguá, no Litoral. Além da organização da Rede de Assistência à Saúde (RAS), o objetivo foi alinhar e discutir a estratégia do Plano de Contingência e fluxo e manejo dos pacientes com suspeita de dengue.
De acordo com dados publicados no Informe 33 desta terça-feira (11), a 1ª RS possui a maior incidência acumulada de casos prováveis da doença (493,48 por 100 mil habitantes) na Macro Leste. Os sete municípios (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná), possuem registros de casos confirmados e até o momento apenas Morretes não confirmou casos autóctones. Guaraqueçaba possui a maior incidência acumulada de casos prováveis por 100 mil habitantes, com 979,61 casos, seguida de Pontal do Paraná (662,48) e Paranaguá (386,49).
“O Paraná vem monitorando e intensificando ações para o enfrentamento às arboviroses em todo Estado. A partir do diagnóstico em municípios com alta incidência de casos, é possível entender melhor as necessidades do local e preparar os profissionais que atuam na assistência para um suporte adequado no tratamento e manejo clínico dos pacientes”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
As secretarias municipais de Saúde têm papel fundamental para a prática e efetiva de ações de combate ao vetor. “É muito importante para os municípios o alinhamento sobre a assistência prestada para as pessoas doentes por dengue. Todos os esforços precisam ser somados para o enfrentamento deste difícil momento aqui na região”, disse a secretária da Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Moura.
- Saúde destaca os benefícios da atividades físicas em todas as fases da vida
-
Saúde inaugura dez novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Infantil Waldemar Monastier
A coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, destacou a importância do envolvimento da população na remoção dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Como poder público, planejamos e executamos ações para o enfrentamento, mas o trabalho deve ser conjunto. Sem a colaboração da comunidade é muito difícil minimizar as complicações e, consequentemente, baixar o número de casos confirmados e óbitos pela doença”, afirmou.
PARCERIA – Em parceria com a Defesa Civil, mutirões de limpeza estão programados para este mês em todo o Litoral. A mobilização já começou nesta terça-feira (11), em Guaratuba, e segue até o próximo dia 21 de abril, quando todos os municípios litorâneos farão a ação.
Fonte: Governo PR
Paraná
Seminário debaterá metodologia BIM para promover qualificação e eficiência na construção civil
Arquitetos, urbanistas e gestores públicos de todo o Estado participam em 23 de junho, em Curitiba, do Seminário Estadual BIM & Inovação. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), o evento foca na disseminação da modelagem BIM, com o objetivo de impulsionar a qualificação e o aperfeiçoamento do exercício profissional. O Estado já desponta no cenário nacional por possuir uma das políticas públicas mais avançadas em termos de inovação e tecnologia aplicada à infraestrutura.
O encontro visa preparar os profissionais para atender às novas exigências legais e normas técnicas que tornam mandatória a entrega de projetos com essa metodologia junto a prefeituras e órgãos estaduais. Diferente do modelo tradicional de representação gráfica em papel, o sistema integra em um único ecossistema dados complexos de orçamento, manutenção e detalhamento técnico de ponta.
A coordenadora da Estratégia BIM PR na SEIL, Lorreine Vaccari, reforçou o compromisso com a transformação digital. “Desde 2019, quando o Governo do Estado instituiu a Estratégia BIM PR, temos coordenado ações para a adoção gradual da metodologia. O seminário estadual reflete a cooperação técnica com o CAU/PR para engajar profissionais na aplicação do BIM”, disse. “O evento abordará desde conceitos fundamentais e ações governamentais até o uso de tecnologias como GIS e BIM em concursos públicos, estimulando a inovação para melhorar a gestão pública e a qualidade das obras”, acrescentou ela.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Walter Gustavo Linzmeyer, destacou que o papel da entidade vai muito além da fiscalização do exercício legal e da conduta ética, concentrando-se fortemente no suporte prático aos profissionais.
“O BIM é uma metodologia que exige um conhecimento técnico, muitas vezes, longe da qualidade que o profissional possa ter no dia a dia. Um curso ou uma capacitação é um momento que a gente encontra para explicar que estamos atendendo uma norma técnica, uma lei que visa praticamente todos os trabalhos dos arquitetos e urbanistas na entrega de um projeto, de um serviço que está sendo feito às prefeituras e ao Governo do Estado”, disse Linzmeyer.
IMPACTO PRÁTICO – De acordo o presidente do conselho, os resultados práticos da difusão desse conhecimento estruturam uma cadeia de valorização mútua entre os profissionais e a própria sociedade civil. Para os arquitetos, o domínio da plataforma retira o profissional do mercado comum e o insere em um grupo seleto de alta qualificação técnica.
Por outro lado, o investimento técnico blinda o erário e o consumidor final. A precisão gerada pela automação reduz drasticamente a necessidade de auditorias, evita aditivos contratuais por erros de cálculo e mitiga a modificação de valores ao longo da execução da obra.
“Ganha o profissional que se capacita e ganha a sociedade, com uma qualidade de serviço melhor e também e custos menores. E ganha-se a segurança de que as obras e aquele investimento que está sendo feito, seja no particular ou no público, aconteça da melhor forma possível”, concluiu o presidente do CAU/PR.
INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO – Os profissionais, estudantes e gestores públicos interessados em participar do Seminário Estadual BIM & Inovação devem se inscrever na plataforma Sympla. Como a entrada é gratuita e as vagas são limitadas, a orientação é que façam o credenciamento prévio no site do CAU/PR. O encontro será no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.
A grade de atividades foi estruturada em quatro módulos estratégicos que cobrem desde o alinhamento conceitual até as aplicações mais complexas da tecnologia no urbanismo. Na parte da manhã, os debates estarão concentrados no panorama governamental, com destaque para as ações de fomento do Governo do Estado e os parâmetros do Protocolo BIM PR.
O período da tarde será dedicado ao mercado privado, trazendo discussões sobre a implementação da metodologia em escritórios de arquitetura, habitação de interesse social e a inovadora integração entre os sistemas BIM e GIS. O evento será encerrado com uma mesa-redonda voltada ao uso da modelagem em concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo.
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
-
Política Nacional6 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Política Nacional3 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Esportes4 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Agro7 dias agoPreço do feijão recua com avanço da segunda safra, mas mercado segue sustentado em 2026
-
Paraná5 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Política Nacional5 dias agoRede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas
-
Paraná5 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
