conecte-se conosco

Paraná

Em meio à estiagem, volta a chover em boa parte do Paraná

Publicado

Em meio à dura estiagem que atinge o Paraná, voltou a chover em boa parte do estado na madrugada desta quarta-feira (6).

 

As regiões oeste e sudoeste foram as mais atingidas pela chuva. Confira quanto choveu em cidades das regiões:

  • Francisco Beltrão – 16 mm
  • Foz do Iguaçu – 13 mm
  • Cascavel – 13 mm
  • Bom Jesus do Sul – 12 mm

Esses dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Curitiba

Em Curitiba, não chovia há sete dias, desde 28 de abril. Porém, a chuva não foi significativa: 0,2 mm, de acordo com a estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Nesta madrugada, também choveu pouco. A previsão é de que, ao longo do dia, chova 13 mm na capital paranaense.

Já o último registro de chuva acima dos 5 mm foi há 21 dias. Em 14 de abril, segundo o INMET, choveu 7 mm em Curitiba –que ainda é considerada chuva fraca.

Leia mais:  Um dia após temporal, 217 mil unidades consumidoras do Paraná estão sem energia elétrica, diz Copel

Para ser uma quantidade significativa, precisa chover mais de 20 mm.

Queda de temperatura

Com a chuva, a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que as temperaturas caiam em todo o estado.

A partir de quinta-feira (7), há previsão de geada em algumas regiões.

Rodízio de água

Por causa da estiagem que, de acordo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), atinge o estado há dez meses, o rodízio de água tem sido necessário em Curitiba e na Região Metropolitana

Inclusive, a orientação do Sanepar é para que os moradores usem a água de maneira racional – dando prioridade à higiene e à alimentação.

Deve-se evitar lavar carros, calçados e regar jardins durante a estiagem.

Comentários Facebook

Paraná

Paraná se aproxima dos 470 mil casos de Covid-19 e mortes já são 8.676

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (10) 1.625 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 469.538 casos confirmados e 8.676 mortos em decorrência da doença.

Os casos deste informe referem-se à pacientes que estiveram ou estão com a doença entre 24 de outubro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses: janeiro de 2021 são 1.541, os demais de 2020 nos meses de outubro 1, novembro 24 e dezembro 59. O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – 1.350 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.075 pacientes em leitos SUS (585 em UTI e 490 em leitos clínicos/enfermaria) e 275 em leitos da rede particular (140 em UTI e 135 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.251 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 793 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia mais:  No Paraná, um mínimo acima do mínimo

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 7 pacientes. São 4 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 40 a 90 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Arapongas (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que morava em cada um dos seguintes municípios: Ampére e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 3.741 casos de residentes de fora, 73 pessoas foram a óbito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana