Connect with us


Paraná

Em Curitiba, Painel de Poty Lazzarotto sobre o saneamento completa 30 anos

Publicado em

O painel do artista plástico Poty Lazzarotto que conta a história do saneamento completa 30 anos neste sábado (4). Inaugurado em 4 de abril de 1996, foi um presente para Curitiba, que, naquele ano, completava 303 anos.

Com quase 70m² de área, atualmente é mantido pela Sanepar, instalado desde a inauguração na parede externa do Reservatório Cajuru (conhecido como a “Caixa d’Água da Sanepar”) ao lado da Praça das Nações, no bairro Alto da XV.

“Os 63 anos da Sanepar são parte da história de Curitiba e é uma imensa honra a Companhia ser responsável pelo cuidado desta obra do grande Poty Lazzarotto, nome fundamental das artes plásticas do Paraná, que conta a história do que fazemos no nosso dia a dia: levar água de qualidade para os paranaenses”, diz o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Trinta anos depois, o mural, além de atrair turistas por ser em um ponto instagramável da cidade – a Praça das Nações proporciona a vista de um dos skylines mais marcantes de Curitiba – também inspira novas gerações de artistas plásticos que traçam o mesmo caminho que o consagrado Poty.

ARTE QUE INSPIRA – Um deles é Simon Taylor, que teve seu primeiro mural inaugurado em 17 de março, o Largo da Ordem 360°, que também é um presente de aniversário para Curitiba, que no último domingo (29) comemorou 333 anos.

Leia mais:  Estado planeja criação de Hub de Inovação com Paraguai para projetos na fronteira

“Água é vital; contar sua história é fantástico. Contar a história da água por um artista da qualidade do Poty, então… Ele destaca as faces da cidade. Nessa loucura do dia a dia, ele dá esse destaque para as faces da cidade. Faz você parar e pensar, ‘Olha, quanta gente trabalhou, quanta gente trabalha para termos essa água’”, afirma Taylor.

Ele conta que a obra de Lazzarotto é sua grande referência na carreira e que o painel que neste sábado completa 30 anos tem um sentimento especial: curitibano do Alto da XV, a Praça das Nações foi um lugar frequente na sua infância, nos passeios com os pais.

Há dois anos, o artista criou sua própria versão do painel, em aquarela, compondo-o com a imagem da caixa d’água ao fundo, durante uma das edições do Urban Sketchers Curitiba, grupo criado por ele e que reúne artistas que retratam diferentes locais. O desenho virou figurinha autocolante de um álbum sobre a cidade.

HISTÓRIA EM IMAGENS – O traço inconfundível do artista também está estampado no mural do Alto da XV, em seus 23 metros de extensão e três de altura: a presença do trabalhador é ressaltada em diferentes momentos da história do saneamento.

Leia mais:  Paraná foi o estado que mais cresceu em 2023, aponta Banco Central

Os trabalhadores estão retratados em 1.344 azulejos em diferentes funções: desde a mulher com a lata na cabeça, seja na construção de um poço; nos pipeiros, responsáveis por levar água em pipas paras as pessoas; na instalação das tubulações do primeiro sistema de abastecimento de água, nos Mananciais da Serra, até os tempos atuais, com o sistema de abastecimento encanado e automatizado.

“E com essas cores, esse traço forte, poderoso, e essa capacidade de desdobrar várias histórias em imagens separadas, mas que juntas formam um contexto. Tudo isso é muito impactante para mim”, descreve Taylor.

ARTE URBANA – Tombado como patrimônio histórico do Paraná em 2014, o Painel da Sanepar é uma das mais de 40 obras de Poty espalhadas pela cidade, em uma galeria de arte a céu aberto com arte urbana. 

Também se destacam o mural do Teatro Guaíra, do Largo da Ordem, das praças 19 de Dezembro e 29 de Março, da Torre da Telepar e os do Mercado Municipal. Todos eles também levam a assinatura de Adoaldo Lenzi, vitralista e ceramista parceiro de Poty, responsável por levar para os azulejos as imagens criadas pelo artista plástico.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Curso Cidadão Sustentável ganha força e ultrapassa as divisas do Paraná

Published

on

O curso de capacitação gratuita Cidadão Sustentável ultrapassou as divisas do Paraná. Dados do primeiro quadrimestre de 2026 apontam que as aulas na modalidade EaD, elaboradas por técnicos da diretoria de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), impactaram 12 outros estados do País. No Paraná, 119 municípios já aderiram ao projeto. O alcance é 164% superior ao registrado no ano passado. 

A proposta reúne vídeos, entrevistas com especialistas, conteúdos teóricos e avaliações, divididas em quatro módulos de dez horas cada um, tratando de temas como biodiversidade, resíduos sólidos, sustentabilidade e mudanças climáticas.

“Esse projeto torna a educação ambiental acessível para todos. É uma ferramenta que gera conhecimentos importantes que, para nossa surpresa e alegria, ganhou musculatura ao alcançar outros estados do País como o Amazonas, a Bahia e o Ceará”, destaca a pedagoga da Sedest e uma das técnicas responsáveis pelo projeto, Kimberly Martins.

Ela explica que, diante da boa repercussão, o Cidadão Sustentável será ampliado no segundo semestre com a inclusão de novos módulos sobre temas como rios e a vida aquática; proteção animal; gripe aviária; prevenção e combate à esporotricose; ICMs Ecológico; como fazer a sua própria composteira; proteção à fauna nativa; e a interrelação entre a biodiversidade e o clima.

Leia mais:  Estado planeja criação de Hub de Inovação com Paraguai para projetos na fronteira

“Esse é um curso que qualquer pessoa pode participar. É uma ferramenta que torna a sociedade mais sustentável, mais engajada com o tema”, diz Kimberly.

COMO FUNCIONA – O curso é uma ação voltada a professores da rede estadual do Paraná, a estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agronegócio da Rede Estadual de Ensino e à sociedade em geral. 

Professores do Ensino Fundamental II do Paraná possuem acesso às aulas online e a conteúdos exclusivos na plataforma, incluindo o acesso à oito folders digitais, uma apresentação de slides completa e um vídeo explicativo sobre como utilizar esses materiais em sala de aula. O intuito é fortalecer a rede de educação ambiental nas escolas, provendo suporte a ações criativas que impactem todo o Estado. 

O programa reúne vídeos, entrevistas com especialistas, conteúdos teóricos e avaliações divididas, abordando quatro eixos temáticos principais, com aproximadamente dez horas de duração cada um: Biodiversidade, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Leia mais:  MON terá oficina de marmorização e duas mediações em setembro

A ação foi implementada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da Diretoria de Políticas Ambientais, utilizando a plataforma da Escola de Gestão do Paraná. A capacitação é oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e conta com videoaulas e atividades teóricas, além de fornecer certificado aos participantes. 

A capacitação é mais um compromisso do Estado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), conjunto no qual a educação ambiental atua como uma ferramenta estratégica para preparar cidadãos, promover a transformação social e fortalecer a cultura de sustentabilidade.

INSCRIÇÃO Para participar das aulas é necessário criar login na plataforma da Escola de Gestão do Paraná, onde todos os cursos são gratuitos. Para localizar o Cidadão Sustentável, basta acessar a aba EaD e selecionar o eixo Meio Ambiente e Agricultura.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262