Paraná
Em Castro, MPPR instaura procedimento para acompanhar a situação de famílias que moram em ocupação instalada em área de proteção ambiental sujeita a riscos
O Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Castro, nos Campos Gerais, instaurou procedimento administrativo para acompanhar as medidas que precisam ser adotadas para a regularização fundiária e para a prestação de assistência social às famílias da Ocupação Santa Terezinha. No local, situado em área de preservação permanente (APP), de propriedade pública, residem atualmente 78 famílias, em situação que envolve riscos ambientais e à segurança dos moradores.
No âmbito do procedimento, o MPPR realizará, no dia 12 de dezembro, visita e inspeção in loco. A diligência será realizada de forma conjunta com as equipes técnicas de Assistência Social, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente do Município de Castro. Na oportunidade, buscar-se-á, a partir do diálogo, compreender o perfil socioeconômico dos moradores e reunir dados preliminares essenciais para a individualização das situações de cada família. Também será realizado levantamento fotográfico e observação direta das condições de habitabilidade e risco.
Plano de remanejamento – Ainda como parte do procedimento, a Promotoria de Justiça expediu ofício ao Município de Castro, solicitando que, no prazo de dez dias, informe e comprove documentalmente se existe plano concreto de remanejamento para pessoas e famílias assentadas em eventuais áreas de risco (geológico ou ambiental) na Ocupação Santa Terezinha.
O Município também deve prestar informações sobre a existência e a disponibilidade de programas de concessão de moradias populares ou de aluguel social para atendimento imediato das famílias, caso a desocupação de pontos específicos do loteamento se mostre tecnicamente inevitável. Por fim, deverá informar ainda o estágio atual das medidas administrativas voltadas à regularização fundiária (Reurb) da área, encaminhando cópia de eventuais cronogramas já elaborados.
Direito à relocalização – A iniciativa ministerial fundamenta-se na garantia do direito à relocalização, assegurando que, na impossibilidade de permanência no local devido a riscos graves, nenhuma família seja desalojada sem a provisão de alternativa habitacional digna. A atuação busca cumprir precedentes recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e normas de direitos humanos, que condicionam eventuais reintegrações de posse ao prévio encaminhamento dos ocupantes vulneráveis para abrigos ou moradias providas pelo Poder Público, impedindo que os moradores fiquem desamparados.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
PMPR apreende plantas de maconha e balanças após denúncias em Londrina
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem, de 38 anos, suspeito de cultivar maconha em uma propriedade utilizada exclusivamente para o plantio e preparo do entorpecente, durante uma ação na tarde desta sexta-feira (12), em Londrina.
A ocorrência teve início após denúncias anônimas informarem que o indivíduo estaria envolvido com o cultivo de drogas e possivelmente possuía pendências judiciais. Com base nas informações, equipes policiais realizaram diligências e monitoramento no local indicado, culminando na abordagem do suspeito.
Durante as buscas, os policiais encontraram diversas plantas de maconha cultivadas em um imóvel que não era utilizado como residência. No local também foram apreendidos materiais relacionados à atividade, como balança de precisão e embalagens plásticas.
- Polícia Penal do Paraná capacita 773 servidores para o uso de novas pistolas Glock G17
- Polícia Científica do Paraná incorpora tecnologia capaz de ampliar imagens em 100 mil vezes
Segundo a Polícia Militar, a estrutura encontrada indicava que o espaço havia sido preparado especificamente para o cultivo e manejo da droga. As plantas apreendidas estavam identificadas por espécie, demonstrando conhecimento técnico sobre o plantio.
O suspeito foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil do Paraná para os procedimentos cabíveis, juntamente com os materiais apreendidos.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoCom custos em alta, eficiência passa a definir competitividade no agro
-
Esportes6 dias agoAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Polícial6 dias agoPMPR prende homem por tráfico de drogas e receptação de veículos furtados em Maringá
-
Paraná6 dias agoJornada de inovação da Unicentro conta com estudantes, pesquisadores e startups
-
Agro5 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
-
Política Nacional3 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Entretenimento6 dias agoThais Carla exibe transformação após perder mais de 100 kg e recebe elogios
-
Agro5 dias agoPreço do diesel cai quase 4% em maio e reduz custos do transporte no Brasil
