Connect with us


Brasil

Em Campo Grande, Casa do Homem Pantaneiro é reinaugurada com o espaço Conexões Sem Fronteiras

Publicado em

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reinauguraram, nesta segunda-feira (23/3), a Casa do Homem Pantaneiro, no Parque das Nações Indígenas. O evento marcou a abertura do espaço Conexões Sem Fronteiras, que ocupará o imóvel durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15 da CMS, na sigla em inglês).

Coordenado pelo MMA, o espaço servirá como ponto de encontro entre cultura, ciência e conservação ao oferecer debates, exposições, cinema imersivo e gastronomia típica pantaneira. “Eu já entrei e senti a energia da casa, da mulher e do homem pantaneiro, porque aqui tem cultura. É um exemplo de como podemos usar os recursos sem destruir, por meio de um trabalho colaborativo entre Governo do Brasil, governo estadual, prefeitura, universidades e organizações da sociedade civil. Nesta casa, não vamos ter fronteira”, afirmou a ministra.

A reabertura ocorre após mais de uma década de fechamento do imóvel. Segundo a secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Rita Mesquita, a Casa acolherá a alta demanda de propostas enviadas ao ministério para a Conferência. “Recebemos 84 propostas de eventos e nosso Espaço Brasil [na Zona Azul da COP15] comportava apenas 25. Por isso, deslocamos parte dessa programação para o Conexões Sem Fronteiras”, explicou.

Leia mais:  "Reduzir a jornada sem reduzir salário é valorizar a vida dos brasileiros", diz Luiz Marinho

Além de exposições fotográficas, um dos destaques é uma experiência imersiva com vídeos e imagens da biodiversidade do Pantanal, em um ambiente que integra também elementos tradicionais, como o berrante. “Foram investidos R$ 400 mil na Casa do Homem Pantaneiro. Nossa intenção é que a exposição permaneça após a COP15, consolidando esta como um espaço permanente de educação ambiental”, destacou o governador Eduardo Riedel.

Conservação do Pantanal

A reinauguração ocorre no contexto de avanços concretos para o bioma. No domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decretos que ampliam o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e a Estação Ecológica (ESEC) de Taiamã.

Para o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Coronel Ângelo Rabelo, as medidas são uma vitória para a biodiversidade. “O impacto é altamente positivo, pois amplia áreas com populações saudáveis de onças-pintadas que integram um grande corredor ecológico, reunindo Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), como as da Serra do Amolar. Teremos um conjunto de áreas protegidas que ultrapassará meio milhão de hectares, tornando-se referência mundial”, apontou.

Leia mais:  Governo Federal apresenta avaliação do Plano Nacional de Logística 2050

O espaço Conexões Sem Fronteiras terá entrada gratuita e funcionará até o próximo domingo (29/3).

Acesse aqui a programação do espaço Conexão sem Fronteiras.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o 
Flickr do MMA
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

Populações de mais três municípios de Minas Gerais são atendidas por carretas de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona

Published

on

Pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em exames de imagem de Martinho Campos (MG), Jaíba (MG), Nova Ponte (MG) e região estão sendo atendidos por carretas do Ministério da Saúde. Estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissional, as unidades ofertam serviços para diagnóstico precoce de doenças e definição de tratamentos.  

Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.   

A unidade móvel de saúde de Martinho Campos oferta diversas tomografias e ultrassonografias para pacientes do SUS da cidade e de outros sete municípios: Bom Despacho, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz e Moema. Em funcionamento de segunda a sábado, a carreta pode realizar até 140 exames por dia. 

O secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, visitou a carreta de Martinho Campos neste sábado (5). Ele anunciou o funcionamento das carretas aos sábados, para atender mais pessoas durante o tempo que permanecer no município.

Leia mais:  Paraná abrigará centro de competência em hidrogênio verde

“Em conversa com os pacientes, muitos me disseram que a chegada da carreta é motivo de comemoração. Eles também elogiaram a qualidade dos profissionais de saúde e o alto nível de acolhimento. Ao todo, serão oferecidos 120 exames por dia, entre tomografias e ultrassonografias. Como a carreta permanecerá aqui por um mês, a fila de espera por exames de imagem no município e em algumas cidades vizinhas poderá ser zerada”, disse o secretário.

Em Jaíba, a unidade atende também pessoas encaminhadas de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Janaúba, Mamonas, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas. A carreta oferta atendimento desde 14 de agosto e realiza até 140 exames por dia. 

Já a carreta de Ponte Nova oferta os serviços para outros 16 municípios, além da cidade que recebe a unidade:  Barra Longa, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros e Sem-Peixe. Atendendo de segunda à sábado, pode realizar até 2,6 mil exames por mês. 

Leia mais:  "Reduzir a jornada sem reduzir salário é valorizar a vida dos brasileiros", diz Luiz Marinho

Mais acesso à saúde 

Quarenta e nove municípios já foram atendidos no estado pelas carretas do Ministério da Saúde, ofertando serviços especializados em saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia. Ao todo, 27,4 mil pessoas foram atendidas e 63,9 mil procedimentos foram realizados.    

Para ser atendido 

As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade. 

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262