Connect with us


Paraná

Em 100 dias de gestão, obras rodoviárias avançam no Norte e Norte Pioneiro

Publicado em

Os primeiros 100 dias do ano foram significativos para o desenvolvimento da infraestrutura no Norte e Norte Pioneiro do Estado. As obras seguem na duplicação da PR-445 e na manutenção da PR-092. Em Londrina, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou o início das obras do novo viaduto da PUC. Outro destaque são os contratos para revitalização de 44 pontes das duas regiões.

Veja as principais movimentações de infraestrutura nos primeiros 100 dias de gestão no Norte e Norte Pioneiro:

DUPLICAÇÃO DA PR-445 – A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville teve avanços na construção do novo sistema de drenagem e obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros de concreto. Esses dispositivos evitam que a água das chuvas se acumule sobre o pavimento, danificando as pistas ou causando acidentes.

Também foram iniciados os serviços para implantação de uma passa-fauna e da terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual. O próximo passo é enviar ao Instituto Água e Terra (IAT) os relatórios de fauna para liberação de obras do trecho central.

O Governo do Paraná está investindo R$ 148 milhões para duplicar 27,07 quilômetros da rodovia estadual. A obra terá ainda um viaduto no acesso a Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas e restauração da pista existente.

OBRA EMERGENCIAL NA PR-445 – O Estado agiu rapidamente na obra emergencial de recuperação da PR-445, próximo a Irerê, distrito de Londrina, ocorrida em março. Em duas semanas, o DER/PR solucionou o problema de rachaduras e afundamento do acostamento, causados por dano em bueiro de concreto sob a pista. Foram executados terraplenagem do talude de aterro, substituição do bueiro, serviços complementares e reparos na pista, que precisou ser parcialmente demolida para execução dos serviços. Foram instaladas defensas e agora o trecho recebe nova sinalização, além do plantio de vegetação no talude.

OBRAS DO VIADUTO DA PUC – No fim de março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras no viaduto que dá acesso à Pontifícia Universidade Católica (PUC) a partir da BR-369, em Londrina. O Viaduto da PUC seguirá o mesmo processo do Viaduto da Bratislava, cujo trânsito foi liberado no meio de 2022, beneficiando o tráfego na região de Londrina e Cambé.

Leia mais:  Cooperativa Agrária anuncia investimento de R$ 500 milhões em nova maltaria em Guarapuava

A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local e o de longa distância.

INÍCIO DA CONSERVAÇÃO DA PR-092 – Em março, o DER/PR iniciou os serviços de conservação da PR-092, no Norte Pioneiro. As equipes estão com duas frentes de trabalho executando remendos, em Siqueira Campos e em Santo Antônio da Platina. A obra, que é parte do programa Proconserva, irá beneficiar cerca de 130 mil habitantes dos municípios de Andirá, Barra do Jacaré, Guapirama, Joaquim Távora, Quatiguá, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Braz, além de todos os condutores deste corredor logístico entre Paraná e o estado de São Paulo.

Em todo trecho contratado, que conta com 128,42 quilômetros de extensão, já está em andamento a operação tapa-buracos, realizada inicialmente para que os usuários tenham maior segurança antes do início de serviços mais pesados na rodovia.

CONTRATOS PARA REFORMA DE PONTES – O Norte e Norte Pioneiro vão receber o maior investimento do pacote de reforma de 195 pontes que o Estado está executando, considerada a maior da história do Paraná. Serão revitalizadas 44 obras de arte especiais (pontes, viadutos, galerias e pontilhões), com investimento total de R$ 34,33 milhões. As obras nas regiões estão divididas em quatro licitações, sendo que três delas já estão com contratos homologados, e o última na etapa de abertura de envelopes de preço.

Estão inclusas obras de arte importantes como a ponte interestadual do Rio Paranapanema (PR-323), em Sertaneja, que faz divisa com Florínea, em São Paulo; ponte do Rio Vermelho (PR-090; no limite entre Alvorada do Sul e Porecatu); e a ponte do Rio Itararé (Represa de Chavantes), na PR-218, em Carlópolis, na do Paraná com São Paulo.

CONTRATOS PARA CONSERVAÇÃO DE RODOVIAS – Três contratos do Proconserva avançaram no Norte e Norte Pioneiro. Os lotes C e D foram assinados, representando um investimento de R$ 78,5 milhões, enquanto o Lote A foi homologado, somando mais R$ 16,6 milhões em serviços de manutenção de rodovias. No Lote C serão atendidas 15 rodovias estaduais, beneficiando mais de 433 mil habitantes de 22 municípios.

Leia mais:  PMPR apreende 350 pés de maconha em estufa clandestina em Curitiba

Os principais trechos que vão receber conservação são de Apucarana a Cruzmaltina (PR-170 e PR-453); Cruzmaltina a Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí (PR-451 e PR-082); São João do Ivaí a Godoy Moreira (PR-650 e PR-082); PR-340, em Ortigueira, sentido Telêmaco Borba; PR-539, em Marilândia do Sul.

Já o Lote D, que vai beneficiar mais de 900 mil habitantes de 23 municípios, inclui a PR-445 de Londrina a Mauá da Serra e do distrito de Warta até Bela Vista do Paraíso; as rodovias ligando Mauá da Serra até Ivaiporã, abrangendo trecho no território de Manoel Ribas (região Centro); a PR-170, de Rolândia até a ponte sobre o Rio Paranapanema, em Porecatu; a PR-340 de Jaguapitã até o acesso para Santo Inácio (região Noroeste); e a PR-090, de Bela Vista do Paraíso até Porto Capim.

Por fim, o Lote A vai atender 15 municípios das duas regiões, beneficiando mais de 270 mil habitantes. Os trechos contemplados incluem as ligações entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, entre Bandeirantes e Abatiá, entre Jacarezinho e Cambará, entre Jacarezinho e Ribeirão Claro, entre Cornélio Procópio e Sertaneja, e também os acessos de Santa Mariana e Bandeirantes ao Rio Paranapanema.

SEGURANÇA VIÁRIA – O governo estadual investiu no primeiro trimestre mais de R$ 6,8 milhões no reforço de sinalização das rodovias estaduais no Norte e Norte Pioneiro. Até o final do contrato, serão atendidos mais de 4.300 km das regiões. Os serviços integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil, que executa reforço sinalização horizontal e vertical, além da instalação de dispositivos, como tachas refletivas e defensas metálicas.

ATENDIMENTOS NAS RODOVIAS – O DER/PR iniciou no fim do ano passado o atendimento com serviços de guincho mecânico, inspeção de tráfego e atendimento a outros incidentes em 342,47 quilômetros de rodovias federais e estaduais que eram administradas pela Econorte, no contrato de pedágios do antigo Anel de Integração.

Estão inclusas duas ligações entre Londrina e São Paulo, pela BR-369, rumo a Ourinhos, e pela PR-445, rumo a Assis; um trecho da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; e as ligações entre Jataizinho e Assaí e entre Ibiporã e Sertanópolis, ambos trechos da PR-090. No primeiro trimestre de 2023, foram 1.736 ocorrências realizadas pelas equipes de prestação de socorro.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Seminário debaterá metodologia BIM para promover qualificação e eficiência na construção civil

Published

on

Arquitetos, urbanistas e gestores públicos de todo o Estado participam em 23 de junho, em Curitiba, do Seminário Estadual BIM & Inovação. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), o evento foca na disseminação da modelagem BIM, com o objetivo de impulsionar a qualificação e o aperfeiçoamento do exercício profissional. O Estado já desponta no cenário nacional por possuir uma das políticas públicas mais avançadas em termos de inovação e tecnologia aplicada à infraestrutura.

O encontro visa preparar os profissionais para atender às novas exigências legais e normas técnicas que tornam mandatória a entrega de projetos com essa metodologia junto a prefeituras e órgãos estaduais. Diferente do modelo tradicional de representação gráfica em papel, o sistema integra em um único ecossistema dados complexos de orçamento, manutenção e detalhamento técnico de ponta.

A coordenadora da Estratégia BIM PR na SEIL, Lorreine Vaccari, reforçou o compromisso com a transformação digital. “Desde 2019, quando o Governo do Estado instituiu a Estratégia BIM PR, temos coordenado ações para a adoção gradual da metodologia. O seminário estadual reflete a cooperação técnica com o CAU/PR para engajar profissionais na aplicação do BIM”, disse. “O evento abordará desde conceitos fundamentais e ações governamentais até o uso de tecnologias como GIS e BIM em concursos públicos, estimulando a inovação para melhorar a gestão pública e a qualidade das obras”, acrescentou ela.

Leia mais:  Com investimento estadual, casa própria se torna realidade para 24 famílias em Sarandi

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Walter Gustavo Linzmeyer, destacou que o papel da entidade vai muito além da fiscalização do exercício legal e da conduta ética, concentrando-se fortemente no suporte prático aos profissionais.

“O BIM é uma metodologia que exige um conhecimento técnico, muitas vezes, longe da qualidade que o profissional possa ter no dia a dia. Um curso ou uma capacitação é um momento que a gente encontra para explicar que estamos atendendo uma norma técnica, uma lei que visa praticamente todos os trabalhos dos arquitetos e urbanistas na entrega de um projeto, de um serviço que está sendo feito às prefeituras e ao Governo do Estado”, disse Linzmeyer.

IMPACTO PRÁTICO – De acordo o presidente do conselho, os resultados práticos da difusão desse conhecimento estruturam uma cadeia de valorização mútua entre os profissionais e a própria sociedade civil. Para os arquitetos, o domínio da plataforma retira o profissional do mercado comum e o insere em um grupo seleto de alta qualificação técnica.

Por outro lado, o investimento técnico blinda o erário e o consumidor final. A precisão gerada pela automação reduz drasticamente a necessidade de auditorias, evita aditivos contratuais por erros de cálculo e mitiga a modificação de valores ao longo da execução da obra.

“Ganha o profissional que se capacita e ganha a sociedade, com uma qualidade de serviço melhor e também e custos menores. E ganha-se a segurança de que as obras e aquele investimento que está sendo feito, seja no particular ou no público, aconteça da melhor forma possível”, concluiu o presidente do CAU/PR.

Leia mais:  Sanepar disponibiliza sistema de monitoramento de bacias para Defesa Civil do Paraná

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO – Os profissionais, estudantes e gestores públicos interessados em participar do Seminário Estadual BIM & Inovação devem se inscrever na plataforma Sympla. Como a entrada é gratuita e as vagas são limitadas, a orientação é que façam o credenciamento prévio no site do CAU/PR. O encontro será no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.

A grade de atividades foi estruturada em quatro módulos estratégicos que cobrem desde o alinhamento conceitual até as aplicações mais complexas da tecnologia no urbanismo. Na parte da manhã, os debates estarão concentrados no panorama governamental, com destaque para as ações de fomento do Governo do Estado e os parâmetros do Protocolo BIM PR.

O período da tarde será dedicado ao mercado privado, trazendo discussões sobre a implementação da metodologia em escritórios de arquitetura, habitação de interesse social e a inovadora integração entre os sistemas BIM e GIS. O evento será encerrado com uma mesa-redonda voltada ao uso da modelagem em concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262