Connect with us


Curitiba

Desfile marca comemorações do Dia da Independência no Centro Cívico

Publicado em

O tradicional desfile de 7 de Setembro ocupou hoje a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em comemoração ao Dia da Independência, com a participação de  reúne efetivos das Forças Armadas, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Prefeitura de Curitiba, escolas, associações e instituições. Milhares de pessoas acompanharam os cortejos, com destaque para os blindados do Exército, além de representantes da Marinha e da Aeronáutica.

O governador Ratinho Júnior (PSD) e o prefeito da Capital, Rafael Greca (DEM), prestigiaram as comemorações. Houve ainda a participação de familiares de pessoas desaparecidas.

Aproximadamente 20 mil pessoas acompanharam em Curitiba, o desfile cívico-militar que comemora os 197 anos da Proclamação da Independência, segundo estimativas da Polícia Militar do Paraná. O governador Ratinho Junior assistiu a solenidade de 7 de Setembro na Avenida Cândido de Abreu, acompanhado de sua família, do comandante da 5ª Divisão do Exército, general de divisão José Russo Assumpção Delgado, do vice-governador Darci Piana e de diversas autoridades.

Entre estudantes de escolas municipais e estaduais, setores da sociedade civil e representantes das Forças Armadas e de segurança, cerca de 3 mil de pessoas marcharam no desfile, que também contou com a apresentação de carros históricos, veículos militares e aeronaves das Polícias Civil e Militar.

Leia mais:  Sob efeito de álcool, homem despenca em ribanceira com carro em Curitiba

O governador Ratinho Junior afirmou que a solenidade resgata o espírito cívico e amor pela Pátria. “A data valoriza a história da Independência do Brasil, um País que tem um território gigantesco onde se conseguiu manter uma unidade cultural”, afirmou. “Depois de 197 anos, ainda existe a vontade da população de resgatar o verde-amarelo, de fortalecer cada vez mais a nossa bandeira e o patriotismo. É uma festa muito bonita, em que se veem os pais com as crianças e as tropas muito organizadas”, disse.

O prefeito Rafael Greca, destacou a importância histórica da data, que representa a união nacional. “Celebramos a alegria de sermos brasileiros, de termos uma Pátria Livre e a vontade da nossa gente de fazer o melhor e viver pelo Brasil”, afirmou.

Revista – O desfile foi organizado pelo Governo do Estado e pela 5ª Divisão de Exército. As atividades começaram às 9 horas com a revista das tropas militares. Em seguida, iniciou o desfile cívico, aberto pela Liga da Defesa Nacional e com a participação de seis escolas municipais, 13 estaduais e 14 entidades civis.

Leia mais:  Copel achou 43 'gatos' por dia em 2019 no Paraná

Na sequência, houve a apresentação militar, com desfile do Exército, Marinha e Aeronáutica, além das unidades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal estiveram envolvidos no desfile militar. Alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Academia Policial Militar do Guatupê também participaram.

Pátria – Em Curitiba, as celebrações da Semana da Pátria começaram em 30 de agosto, em cerimônia no Palácio Iguaçu em que foi acesa a pira com o Fogo Simbólico da Pátria. A chama ficou acesa durante toda a semana em frente à sede do governo, e foi apagada ao final do desfile militar pelo vice-governador Darci Piana.

O Fogo Simbólico, idealizado por um grupo de patriotas em 1938, representa o sentimento cívico do povo brasileiro e reafirma o compromisso da juventude em manter viva a chama do amor à pátria. A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional e, desde então, a cerimônia do Fogo Simbólico abre as comemorações da Independência na Semana da Pátria.

Comentários Facebook

Curitiba

Caminhão tomba e interdita BR-376, na Grande Curitiba; maquinário quebra e atrasa liberação da pista

Published

on

A BR-376 está totalmente interditada na altura do km 652, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O bloqueio e por conta de um caminhão, carregado de retalhos de tecidos, que tombou às 6h30 desta manhã de terça, 21.

Ainda não há previsão de liberação, isso porque, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a retroescavadeira da Arteris, concessionária que administra o trecho, quebrou.

Apesar do susto, o motorista do caminhão teve apenas ferimentos leves.

Comentários Facebook
Leia mais:  Passeio gratuito em família! Mananciais da Serra abrem todos os finais de semana em janeiro
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262