Paraná
Cultura divulga endereços das apresentações circenses no Litoral; próximo show é amanhã
As atrações circenses do Verão Maior Paraná promoveram alegria de pessoas de todas as idades nesta terça-feira (03) em Morretes, no Litoral do Estado. O Circo Salgueiro levou ao palco mágicos, malabaristas, trapezistas, equilibristas e palhaços, além de oficinas com o público. A partir desta quinta-feira (04), a trupe chega ao balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, e logo depois se muda para Shangri-lá, Matinhos, Guaratuba e Praia de Leste para uma nova sequência de apresentações.
No total, oito municípios recebem os espetáculos de circo, sempre gratuitos e abertos ao público de todas as idades. Nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná os shows acontecem ao lado dos palcos Sunset, que levam bandas paranaenses para as praias, também dentro do Verão Maior Paraná. Os endereços foram divulgados nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado da Cultura, idealizadora do projeto.
- Desde o dia 16 de dezembro, bombeiros fizeram quase 37 resgates por dia no Litoral
- Turistas e moradores do Litoral aproveitam verão para praticar esportes nas arenas do Estado
“Para esta temporada estamos trabalhando com oficinas para entreter a criançada e também com o pocket show do espetáculo ‘Só Riso’. A expectativa de abraçar esse projeto é fomentar o interesse das pessoas com a arte circense, que acontece de família para família, que traz as antigas apresentações tradicionais com uma linguagem nova, que inclui músicas e piadas atuais”, diz John Salgueiro, o palhaço Bidoza, artista que compõe a quinta geração da trupe familiar.
Além do Circo Salgueiro, outra companhia circense promete divertir veranistas em janeiro e fevereiro. A Cia dos Palhaços, um grupo de circo-teatro-música focado na arte do palhaço, do circo, da comicidade, da música e da improvisação, vai se apresentar em Paranaguá no dia 26 de janeiro.
CIRCO SALGUEIRO
Guaratuba, ao lado do Palco Sunset: 14/01 – 20/01 – 26/01 – 04/02 (a apresentação desta quarta-feira, 3 de janeiro, foi cancelada)
Shangri-lá, ao lado do Palco Sunset: 05/01 – 10/01 – 21/01 – 25/01 – 30/01
Ipanema, ao lado do Palco Diário: 04/01 – 13/01 – 18/01 – 28/01 – 01/02
Matinhos, ao lado do Palco Sunset: 06/01 – 11/01 – 12/01 – 19/01 – 24/01 – 31/01 – 03/02
Praia de Leste, ao lado do Palco Diário: 07/01 – 17/01 – 27/01 – 02/02
Antonina, na Praça Coronel Macedo: 09/01
Guaraqueçaba, na Praça Central: 16/01
Paranaguá, na Praça Nossa Senhora do Rosário: 23/01
CIA DOS PALHAÇOS
Paranaguá, na Praça Nossa Senhora do Rosário: 26/01
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná dá boas-vindas a 11 novos Promotores Substitutos e reforça atuação institucional
O Ministério Público do Paraná recebeu novos integrantes para reforçar a atuação da instituição em todo o estado. Nesta sexta-feira (4/9), 11 Promotores Substitutos tomaram posse em cerimônia realizada na sede do MPPR, em Curitiba.
Vindos de diferentes estados do país, os novos membros fazem parte do grupo de 54 candidatos aprovados no concurso público iniciado em setembro de 2025, que contou com 3.694 inscritos.
Ingressam na carreira do MPPR Marisa Neves Magalhães Cordeiro, Vinícius de Faria dos Santos, Leandro Antônio de Sales, Bráulio Santos Rabelo de Araújo, Marcela Donatelli do Carmo, Luisa Sofia Charmak, Giovani Curioletti Pereira, Natália Paz de Carvalho, Caio Buose Bazoti, Rodrigo Bley Santos e Letícia Marguesini Sanches, todos eles recebidos com muitos aplausos na abertura da posse, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti. Integrantes do MPPR e familiares e amigos dos empossados prestigiaram a solenidade.
Confira as fotos da solenidade
Urgência na defesa de quem mais precisa
Após explicar o significado da beca como a parcela do poder do Estado que a sociedade coloca nos ombros dos Promotores de Justiça, Francisco Zanicotti se dirigiu aos novos membros e destacou que o Ministério Público deve atuar a partir de uma lógica própria, marcada pela urgência na defesa de quem mais precisa. “Nosso relógio é o da criança em situação de risco, é o da primeira infância. O tempo passa e, quando demora um acolhimento ou uma adoção, outros sofrem”, afirmou.
Ao falar sobre a missão dos Promotores, ressaltou que essa atuação exige inconformismo diante das violações de direitos: “Nós não nos conformamos com a desonestidade, nós não nos conformamos com a injustiça. Nós não nos conformamos com crianças abandonadas. Nós não nos conformamos com a violência, com a crueldade”. Zanicotti também pontuou que combater o crime e, ao mesmo tempo, defender os direitos humanos, as pessoas vulneráveis e as políticas públicas não são tarefas incompatíveis. “Nós somos fazedores de Justiça”, concluiu.
Espaço para mulheres e MP forte e autônomo pautam discurso
A Promotora Substituta Marisa Neves Magalhães Cordeiro discursou em nome dos colegas e iniciou a sua fala destacando que 50% do total de aprovados no último concurso do MPPR, considerados um dos mais difíceis do país, são mulheres. “Esse dado representa uma conquista significativa, fruto de talento, perseverança e da abertura de caminhos para que cada vez mais espaços de elevada responsabilidade sejam ocupados por mulheres”, afirmou.
Ela também reforçou o papel essencial do Ministério Público na defesa do projeto constitucional e na promoção da igualdade e ressaltou que o compromisso assumido com a carreira é pautado por um agir equilibrado e humano. “Prometemos honrar o cargo em que hoje nos investimos, dedicando com afinco diário para estar à sua altura; sendo firmes quando necessário, serenos na escuta, técnicos na fundamentação e humanos na interpretação das normas jurídicas”, pontuou, destacando a importância de um Ministério Público forte, autônomo e capaz de assegurar espaços de diálogo em que todos tenham voz.
Boas-vindas
O Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Fernando da Silva Mattos, utilizou a palavra para dar as boas-vindas aos empossados. Em sua fala, destacou a importância do momento e lembrou que os homenageados passam a integrar uma instituição centenária e assumem, a partir de agora, a responsabilidade de contribuir para a sua história. “O que antes era projeto profissional hoje é responsabilidade”, ressaltou, destacando que a forma como exercerão suas funções será fundamental para renovar a confiança que a sociedade deposita no Ministério Público.
Na sequência, o Corregedor-Geral, Ney Roberto Zanlorenzi, contou que, ao completar 40 anos de Ministério Público em abril, a solenidade tinha para ele um significado especial. Compartilhou alguns aprendizados e afirmou que a experiência também está em saber ouvir, reconhecer dúvidas e ter serenidade para rever decisões quando necessário. “A função de Promotor de Justiça nos coloca, desde muito cedo, diante de situações em que nossas manifestações produzem efeitos concretos na vida das pessoas”, enfatizou.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi; o decano da instituição e ex-Procurador-Geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini; a Diretora-Secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o Coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; o Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Fernando da Silva Mattos; e o Conselheiro Suplente da OAB Paraná, Rogério Nicolau.
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional5 dias agoHorário eleitoral gratuito: veja as regras para as eleições de 2026
-
Paraná5 dias agoMinistério Público ajuíza ação civil pública para suspender prorrogação indevida de contrato de concessão dos serviços de transporte coletivo de Guarapuava
-
Paraná4 dias agoAtuação do Ministério Público do Paraná viabiliza implantação do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes no Município de Pitangueiras
-
Paraná5 dias agoTribunal do Júri de Castro condena a 30 anos e 6 meses de reclusão homem denunciado pelo MPPR por tentativa de feminicídio da ex-companheira
-
Educação5 dias agoProjeto da Univasf utiliza o esporte para apoiar jovens com TEA
-
Esportes6 dias agoBahia vence o Internacional na Fonte Nova e entra no G-5 do Brasileirão
-
Educação5 dias agoIdeb: Paraíba inicia análise de resultados nas redes
-
Brasil5 dias agoSecretarias Municipais de Saúde devem formalizar recebimento de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde
